The Gourmet Tea
The Gourmet Tea é um lugar de cores e aromas dentro da cinza São Paulo. A casa, que atua também como loja e restaurante, tem como protagonistas os diversos blends de chás. São combinações a partir de ervas, flores, frutas e temperos orgânicos, compondo um extenso cardápio com os mais diversos chás quentes e frios.
As próprias embalagens coloridas dos chás (que são vendidos também para levar) compõem grande parte da decoração do ambiente. Por uma extensa parede envidraçada, a iluminação natural à luz do dia compõe a grande brincadeira do lugar: o contraste entre a acinzentada cidade e a colorida casa de chá. The Gourmet Tea, ao mesmo tempo em que é totalmente urbana e moderna, parece nos convidar para vivenciar a anti-cidade, uma slow food em uma slow life.
Uma casa que propõe uma parada para um chá e que sobrevive em plena São Paulo já é por si só uma grande sacada, ainda mais quando se propõe a servir ingredientes de qualidade e assim os fazem. Não tive a oportunidade de almoçar no local, mas o que acredito ser o grande forte da casa provei: inúmeros chás e grande parte do novo cardápio de sobremesas.
Comecei por uma degustação de cinco chás gelados que vêm em pequenas doses: chá branco com frutas vermelhas, chá verde com pêssego, chá preto floral, mate com coco e canela, limonada de rooibos com hortelã. Também provei alguns blends de chá quente e a apresentação e o cuidado são, sem dúvida, o ponto alto do lugar.
Respeitando o tempo de infusão de cada blend, a The Gourmet Tea desenvolveu uma bandeja que vem com um cronômetro já programada de acordo com o chá escolhido, com um copo isolante térmico (que nos permite apreciar melhor a coloração do chá) e uma jarra com água quente na quantidade ideal para o chá. Quando o termômetro apita, é preciso apenas repousar a jarra (que já possui uma filtro em sua base) sobre o copo que seu chá estará no ponto ideal para ser degustado.
foto: Tadeu Brunelli
As sobremesas são servidas em porções generosas, provei várias delas: o petit gâteau, que é bem amarguinho e intenso; a torta de limão com doce de leite e massa de cookie de chocolate, que possui um equilíbrio muito inteligente entre a acidez e leveza da mousse de limão, a doçura e intensidade do doce de leite e a crocância e amargor do chocolate, sem dúvida o meu preferido. Provei ainda o crumble de maçã com sorvete (da casa) feito a partir das favas da baunilha – quentinho, é um dos mais reconfortantes; como também o bolo de banana com calda de açaí, que me conquistou pela brasilidade.
Os doces, se bem harmonizados com os chás, funcionam ainda melhor (peça sugestão para os garçons que parecem ser bem treinados para isso). A visita à The Gourmet Tea me deixou ainda mais entusiasta do cenários gastronômico de nossa cidade. Possuem um cuidado (que muito me alegra) desde a qualidade dos ingredientes, à temperatura, apresentação e ponto ideal dos alimentos (e dos chás). Para quem quer apreciar um chá de qualidade em São Paulo é, sem dúvida, um lugar a ser conhecido.
foto: Breno Rodrigues de Paula