Gabbiano al mare
Minha família é de origem italiana, espanhola e portuguesa. Dessa mistura toda, em comum temos o amor por reunir a família e amigos ao redor da mesa. Por isso, para quem AMA, assim como eu, uma boa comida italiana e adora descobrir novos restaurantes, o Gabbiano al mare em Ipanema é um daqueles restaurantes que pode proporcionar momentos muito especiais.
Primeiro, para esclarecer uma dúvida comum, a parte “al mare” do nome do local NÃO se refere a um menu restrito de pescados. Na verdade, tem a ver com a localização privilegiada, de frente para o posto 9 com janelões debruçados sobre o mar. Que visual! O que torna as mesas da janela as mais disputadas. Para completar, “gabbiano” significa “gaivota” em italiano. Ouso dizer que só a vista já vale a visita, mas a verdade é que o cardápio reservar muitas surpresas…
Assinado pelo chef Romano Fontanive, o menu apresenta pratos italianos em versões contemporâneas de massas, risotos, carnes e apenas alguns frutos do mar. Dessa forma, o menu degustação proporciona um passeio gastronômico de sabores e texturas entre que há de mais legal a ser servido…
Para iniciar os trabalhos, pizza branca crocante com parmesão e azeite. Eu AMO azeite! E o Muraglia é um dos mais gostosos que já provei. Certificado DOC, embalagem de porcelana pintada artesanalmente com diferente desenhos, colheita/extração na região de Andria na Itália e sabor frutado intenso. Aqui no Rio vende apenas no Gabbiano por R$150. Vale tudo isso!
De entrada, cesta de grana padano com polenta, trufas negras, ovo pochê e azeite com aroma de trufas brancas. Minha vontade era de repetir! O aroma e o sabor das trufas estava um escândalo e a polenta, cremosa como nunca.
O primeiro prato foi spaghetti de espinafre com camarão, lula e polvo no molho carbonara tradicional (sem creme de leite, só no ovo). Foi o único prato que não me agradou por completo. Achei a massa grossa e pesada, mas os frutos do mar estavam generosos e macios.
O segundo prato foi coração de chateaubriand com molho de fois gras, redução de vinho de Porto e batatas calabresas. O filé mignon estava extremamente macio e suculento, desmanchava na boca com o molho delicioso. Fantástico! Só achei que poderiam ter escolhido um acompanhamento mais expressivo para casar com uma carne de preparo tão nobre, substituindo as batatinhas.
Para encerrar com chave de ouro, petit gâteau de doce de leite com morango fresco e sorvete de canela. Divino! O bolo cremoso e quentinho combinou perfeitamente com o gelado do sorvete e a farofinha que dava uma textura crocante inesperada. Tão bom que não dá vontade nenhuma de dividir rsrs.
Com certeza o “Gabi” é um restaurante para desfrutar calmamente de um cardápio diferenciado em ocasiões pra lá de inesquecíveis. Detalhe, como o restaurante fica dentro do Hotel Sol Ipanema, vale dar uma escapadinha para a cobertura onde tem um bar cm uma vista também magnífica.
Gabbiano al mare
Av. Vieira Souto – 320
Hotel Sol Ipanema
Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Reservas: (21) 2521-6464