Alimento dos deuses
Todo mundo já se deparou com um sabor e disse algo do tipo: “Isso é um manjar dos Deuses”. Mas existe um termo científico chamado Theobroma, que significa: Alimento dos Deuses. E adivinha só o nome científico do cacau? Theobroma Cacao!
Existem muitas iguarias no mundo, mas três delas são muito especiais, na minha opinião. O chocolate, o vinho e o café. Essa questão de comer ou beber algo que te “eleva” e faz te sentir melhor sempre foi associada ao “divino” na história da gastronomia. O que tem em comum nessas três delícias? A presença de flavonoides (taninos), substâncias antioxidantes que dão sensação adstringente, responsáveis pela cor e sabor deles.
fonte: revista globo rural
O Cacau é nativo da América do sul. Os Maias e Astecas no México já tinham essa fruta como dádiva: o fruto nativo mexicano é o Cacau Criollo, mais fino de todas as espécies, também mais sensível. Na floresta Amazônica também existe uma espécie nativa a qual se adaptou na mata atlântica, chamada de Cacau Forastero, e em média de 70% da produção mundial de cacau é dessa espécie. Existe ainda uma espécie híbrida desenvolvida a partir destas duas, é o Cacau Trinitário, mais resistente às pragas.
Pra minha surpresa, uma das frutas que mais gosto, também tem o termo Theobroma, no seu nome científico, é o Theobroma Grandiflorum, o cupuaçu. O cacau e o cupuaçu, frutas de casca grossa e polpa branca possuem de fato uma fagulha divina, os dois juntos então, são um pedaço do paraíso.
fonte: Rui pará
Uma empresa brasileira, chamada AMMA Chocolate, produz um “chocolate” feito com as amêndoas do cupuaçu, no lugar de usar as do cacau. Recomendo muito este produto, mas apenas se você gosta de sabores amargos, pois ele é 80%. Eles têm vários produtos de cacau, vale conhecer os produtos deles:
http://www.ammachocolate.com.br/
Para uma receita de alimento dos deuses: mousse de cupuaçu com ganache de chocolate meio amargo.