Anis Estrelado
Especiaria mais bonita de todas, o anis estrelado não passa despercebido onde quer que você o coloque. Por ter notas doces e picantes, ele vai bem em preparações doces e também nas salgadas. É bom para cozimentos de longa duração como carnes e também para frutas cozidas em calda, como maçãs, peras e pêssegos.
Originário da regiões como China, Vietnã, Coréia e Japão, o anis estrelado é milenarmente usado com finalidade medicinal e culinária. É fonte de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e de vitamina A. Benefícios são inúmeros: ele combate o vírus da gripe, então não deixe faltar nessa época de troca de clima; é antioxidante, combate os radicais livre e o envelhecimento precoce das células; digestivo e diurético, favorece o emagrecimento; combate o mau hálito, auxilia contra tosse, é antisséptico, combate gases estomacais e intestinais etc.
Anis é um dos ingredientes do composto chamado: Cinco especiarias chinesas. Essa estrelinha é amplamente usada no preparo de caldos e sopas e também é aplicada para aromatizar cafés e algumas bebidas alcoólicas, como é o exemplo do Ouzo, da Grécia, e o Raki, da Turquia.
Sempre é bom variar no uso de especiarias e ervas aromáticas, além de desenvolver seu paladar e olfato, você estará criando um hábito saudável ao consumir nutrientes diferentes ao invés de acumular um específico. Para saber um pouco mais sobre as funções gerais desses temperos, clique aqui.
Uma dica interessante: Aproveite que algumas especiarias como o anis estrelado têm notas doces e as use para diminuir o volume de açúcar em sobremesas e bebidas. Acho que essa especiaria merece uma estrelinha no seu cardápio.
ATENÇÃO! O uso de especiarias traz benefícios, mas não substitui a importância de consultas a profissionais, como médicos e nutricionistas.