Conheça os 4 tipos de MAÇÃ mais consumidos no Brasil!
Pequena, prática, compacta e saborosa! É ou não é o lanche perfeito? A maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil, e todo esse sucesso não é à toa. Além de ser refrescante e fácil de carregar, a fruta é cheia de nutrientes, vitaminas e vários outros benefícios.
Para você ter uma ideia, existe um provérbio inglês que diz “an apple a day keeps the doctor away” – em português, “uma maçã por dia mantém o médico distante”. É claro que manter consultas de rotina é sempre importante, mas o ditado sugere exatamente o quão benéfica é a maçã para a nossa saúde.
Rica em vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e com uma forte ação antioxidante, a fruta ajuda no controle dos níveis de colesterol, protege o sistema nervoso e até mesmo auxilia na prevenção do aparecimento de doenças como asma e câncer. Quem imaginava tudo isso?
Aqui no Brasil, a maçã é encontrada em quatro variedades principais, apesar de pelo mundo ter pelo menos sete mil variações! Hoje, vamos falar dos tipos mais comuns aqui no nosso país. E, aproveitando o momento, que tal preparar doces deliciosos com a fruta se tiver um estoque dela em casa?
GALA
A maçã gala é a mais consumida pelos brasileiros! Com a casca avermelhada, poucas manchas mais amarelas e polpa macia, ela é uma das variedades mais doces e conta com um leve toque de acidez. Assim como a maioria das variedades de maçã, ela conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes poderosas, por isso aproveite todo o potencial da fruta. Seu corpo agradece 😉
Sua textura e sabor são bem vindos não só em pratos doces, como uma deliciosa torta de maçã, mas também em saladas – trazendo um elemento surpresa para o mix de folhas. E, é claro, também é o snack ideal para a galera que adora saborear frutas como lanche de café da manhã ou da tarde.
ARGENTINA
Você provavelmente já deve ter visto no mercado ou na feira uma maçã bem vermelha, um pouco maior que as outras e com a casca super brilhante. Essa é a clássica maçã argentina, também chamada de red delicious. Diferente da gala, que tem a polpa mais firme, essa é mais farinhenta e suave, com menor concentração de açúcar.
Justamente por ter o sabor mais ameno, esse tipo de maçã costuma acompanhar saladas ou carnes, sendo assada no forno com outros ingredientes e especiarias. A casca costuma ser levemente amarga, então a polpa acaba sendo sempre a parte mais aproveitada dessa maçã.
FUJI
Como sugerido pelo nome, a maçã Fuji é originária do Japão, mas é uma das mais comuns aqui no Brasil! Além de ser uma das menos calóricas, ela se difere por ter a casca vermelho-claro com um fundo amarelado, deixando-a bicolor. Parecida com a gala, ela é bem adocicada e suculenta, com baixa acidez.
Essa variedade, apesar de maior e com a casca saborosa, tem menos fibras. No entanto, é uma das melhores opções para quem procuras frutas com ação antioxidante. E, como ela é bem docinha, tortas e recheios bem suculentos ficam perfeitos com a fuji. A clássica maçã do amor, doce tão tradicional das festas juninas, também fica uma delícia com esse tipo da fruta ❤️
VERDE
A maçã verde é inconfundível. Afinal, como o seu próprio nome diz, ela é verde. Ou seja, o contrário do que imaginamos quando pensamos na fruta, já que a associamos a cor vermelha. Diferente de todas as suas irmãs, essa é pouco doce e mais ácida – sendo até levemente azeda.
Devido à essas características únicas, a variedade costuma fazer parte de pratos salgados, desde saladas até assados. Mas, ela também entra no cardápio dos doces com a clássica torta de maçã americana! Como o recheio leva bastante açúcar e especiarias, a acidez da maçã verde é fundamental para o equilíbrio da sobremesa.
***
Qual desses tipos de maçã é o seu favorito? Cada uma tem sua particularidade, mas não dá para negar que todas são deliciosas! Comenta aqui aquela que não fica de fora da sua lista de compras 😉