Especiarias – Canela
Há uma certa espiritualidade que afirma que os humores de quem prepara a comida são transferidos para os alimentos. Quanto a isso, me lembro de minha avó dizendo que não fazia bolo sob mau humor porque assim ele não ia ficar legal, isso valia também para as preparações de São João, na maioria derivados de milho. Estão nos pratos juninos de minha avó a presença mais antiga em minha memória da especiaria deste post, uma das que eu mais aprecio, a canela!
Canela é usada na indústria de perfumaria, na farmacêutica, na cozinha de forma geral, pode estar presente e nos preparos doces e nos salgados também! Pode ser usada durante o cozimento de delícias para complementar o sabor como em pêssegos cozidos em calda, ou no uso de condimentos como os indianos e na pimenta síria. Pode finalizar pratos já feitos para dar aquele toque como podemos observar polvilhada em canjica, arroz doce e chocolate quente. Canela está também presente como sabor principal de algumas preparações como no Cinnamon Rolls (Rolos de Canela) que é um pão doce de textura macia, de aroma e sabor incríveis.
A canela é nativa do Sri Lanka e têm diversas propriedades! Seu agente conservante é um dos mais fortes. No Egito Antigo, se extraía da canela um composto para o processo de embalsamamento/mumificação, e neste período canela era mais cara que ouro. Como tem propriedade vasodilatadora, ela combate a hipertensão arterial e é boa para o metabolismo e sistema circulatório. Rica em cálcio, previne a osteoporose, é digestiva, anti-inflamatória, benéfica para o sistema respiratório e ajuda no relaxamento muscular.
foto: Natural Vitality Living
A Canela em pau (casca da árvore do caneleiro) possui uma substância chamada tanino, que a torna adstringente, é amplamente estudada pela gastronomia e está presente nos vinhos tintos, no café e no chocolate. O tanino confere cor escura e sabor, e as temperaturas baixas potencializam sua sensação adstringente, podendo tornar sua apreciação desagradável. Por esse motivo, o café frio e os vinhos tintos ficam tão diferentes em temperaturas mais baixas. No caso do chocolate, quanto mais amargo (menos açúcar), mais taninos e seu sabor quando frio fica mais encorpado.
Canela tem validade? Sim, ela precisa ser bem armazenada para evitar a degradação de seus óleos essenciais e logo de suas propriedades. Existem três degradações comuns nos óleos (isso inclui os azeites): Degradação por luz (exposição à luz, por isso embalagens escuras), Oxidação (contato com oxigênio, seja ele no ar ou em água) e Calor. Por isso, o cuidado para ter sua canela em boa qualidade por muito tempo é armazená-la em pote bem fechado, em local fresco, seco e sem luz intensa. Assim, terá em suas mãos um ingrediente barato, seguro, saudável, aromático, saboroso e nutritivo por muito tempo.