Especiarias e ervas aromáticas: Manjericão
O que é que vem à cabeça quando o assunto é Manjericão? Eu penso em molho de tomate, logo em pizza e na Itália! O sabor picante e refrescante desta erva é muito bem vindo à suculência do tomate e os dois harmonizam perfeitamente com queijos brancos. Não tem como fugir da terrinha das massas! A Salada Caprese (originária da Ilha de Capre) e a Bruschetta são dois exemplos dessa combinação além da homenagem que a cidade de Nápoles fez à Rainha Margarida com a Pizza Margherita. Pra mim, a bandeira da Itália é a combinação desses ingredientes! Mas o tomate na verdade é original das Américas e o manjericão, da Ásia.
Na Índia, seu país de origem, o manjericão é a representação da deusa Tulasi, esposa de Vishnu, é considerado o rei das ervas. Aromático com diversas propriedades medicinais e nutritivas, ele é repelente natural de alguns insetos, defendendo hortas e ambientes fechados. Fonte de Vitamina A, B6, C, K, ferro, magnésio, cálcio e potássio, combate bactérias, é anti-inflamatório, anti-oxidante, auxilia o sistema cardiovascular e no controle do açúcar no sangue (controlando a diabetes), atua contra o colesterol negativo, é diurético, combate depressão! Tem também beta caroteno, mesmo que em baixa quantidade quando comparado a uma cenoura, essa substância fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, concede elasticidade e o brilho da pele e promove um bronzeado mais bonito, também!
As especiarias e ervas aromáticas são muito utilizadas pela indústria farmacêutica, cosmética, perfumaria entre outras. Do manjericão é extraída uma substância chamada linalol, usada para a fixação dos perfumes, como é exemplo do Chanel nº5.
foto: Live Journal
Aqui vai uma receita à base de manjericão, o Molho Pesto. Muito simples de fazer, não precisa de fogo, acompanha saladas, entradas e massas.
Ingredientes:
- 3 Dentes de alho bem picadinhos; (é importante, antes de picar o dente de alho, cortá-lo ao meio, no sentido do comprimento e descartar o miolo dele, isso evita o sabor forte e a permanência dele após degustação);
- 1 Xícara de chá de folhas frescas de manjericão (higienizadas e secas);
- 3 colheres de chá de pinoli (30g), mas pode ser substituído por nozes ou amêndoas sem cascas;
- 100g de queijo parmesão ralado (para uma opção vegana é só retirar o queijo e adicionar sal a gosto);
- 150ml de azeite extra virgem;
- Pimenta do reino em pó a gosto.
Modo de preparo:
- Praticamente são dois passos: processar todos os ingredientes, exceto o azeite, que deve ser acrescentado aos poucos por último.
- Para um preparo mais espiritualizado, pique as folhas com as mãos e macere-as com um pilão, incorporando com os demais ingredientes um a um conforme a ordem: o alho já picado, sal (apenas se não for adicionar o queijo parmesão), pinoli, o queijo, o azeite e por fim a pimenta. Você pode adaptar ao seu gosto as quantidades dos ingredientes.
Aqui no vídeo da Dani, você confere outra opção para usar o Manjericão como aperitivo:
[youtube]2me_PATmBWs[/youtube]