Tipos de limão: como utilizar e identificar cada um deles + receitas
Existe fruta mais versátil que o limão? Existem alguns tipos de limão e com eles dá para fazer suco, bolos, tortas, mousse, sorvete ou temperar saladas e comidas salgadas. É um infinidade de utilidades que ficam ainda melhores quando a gente lembra que também é uma fruta muito benéfica para a saúde: tem muita vitamina C e assim reforça muito bem o sistema imunológico.
São 4 tipos de limões mais consumidos no Brasil, que são: siciliano, taiti, galego e cravo. Eles têm as mesmas propriedades e em geral podem até ser utilizados da mesma forma, mas variam na suculência e acidez e algumas vezes devem ser usados de formas diferentes na cozinha. Então, segue a leitura para descobrir para que serve cada um deles e receitas que separamos para você.
Limão taiti
O taiti é o mais consumido pelos brasileiros, e não é por acaso que é o que geralmente se faz a caipirinha! É bastante suculento, tem poucas sementes e é menos ácido que os demais. É arredondado, mas nem tanto e a casca é bem lisa e verde.
Como é o limão oficial da caipirinha, é indicado para o preparo de sucos e drinks, principalmente. Ainda assim, é utilizado em peixes e outros pratos salgados também. Aqui no site a gente já fez limão em calda, creme de limão e mojito.
Limão galego
O limão galego tem a casca um pouco mais verde-claro ou laranja e ainda mais fina que os outros tipos de limão. É bem arredondado e um pouco menor com sabor bem acentuado.
Pode ser usado da mesma forma que o taiti, dependendo da região, inclusive para a caipirinha, mas, é um dos preferidos para preparar doces e salgados, em um geral! Você pode fazer um bolo sorvete de limão ou madeleines, que tal?
Limão siciliano
Apesar de não ser o mais comercializado no Brasil, é conhecido por ser o limão verdadeiro. A acidez é mais forte, a casca é amarelada e grossa e possui formato mais alongado. É fácil reconhecer pelo perfume também!
O limão siciliano não é tão suculento, mas é o mais utilizado em doces, molhos e licores. Tanto pela aparência e cores mais chamativas quanto pela acidez acentuada que deixa um gosto bem marcante. Aqui no site já fizemos algumas receitas utilizando essa variedade: bolo de amêndoas com limão siciliano, picolé cremoso e molho de macarrão.
Limão cravo
O limão cravo ou limão caipira é muito parecido com uma laranja ou tangerina. A casca é bem laranja, um pouco mais mole e muitas vezes apresenta uma aparência de “maduro demais” com algumas manchas, mas, não se preocupe, é assim mesmo!
É uma fruta muito aromática e um dos mais doces entre os tipos de limão. Pode ser usado para marinar carnes ou temperar saladas. O suco também é bem gostoso pois a fruta tem bastante polpa e não precisa de tanto açúcar. Mas, claro, também dá para preparar uma torta incrível (clique aqui para a receita).
***
Tem um post com muitas receitas feitas com todos os tipos de limão aqui nesse link: 10 receitas com limão para fazer em casa. Aproveite!!!