7 dicas para o pudim perfeito
MINI PUDIM DE LEITE CONDENSADO
Quem não ama um pudim lisinho, macio e com uma calda docinha? Essa sobremesa é famosa por sua facilidade e praticidade mas muitas pessoas erram no seu preparo. E no resultado final o doce não fica como é o esperado.
PUDIM DE CHOCOLATE
Fonte: Papo entre Mulheres Brasil
Este é um pequeno guia com dicas fáceis para te ajudar na hora de fazer o seu pudim! Não se preocupe depois que seguir esses passos o seu pudim nunca mais dará errado ;D
1. Textura lisa
Para uma textura lisa, misture os ingredientes com um batedor manual, que não deixa a massa tão aerada. Em seguida, asse devagarzinho em temperatura baixa por aproximadamente 180ºC.
2. Massa aerada
Caso você goste de uma massa aerada bata a massa no liquidificador e asse em fogo alto.
3. Essência de Baunilha ou Fava Fresca?
Você sabia que pode trocar o extrato de baunilha por fava fresca? Caso prefira fazer a troca, misture o leite à fava e suas sementes, deixe que ferva e desligue. Depois, deixe que a mistura descanse por aproximadamente meia hora, coe e acrescente.
4. Calda
Quando for fazer a calda derreta o açúcar, desligue o fogo assim que começar a amarelar, porque com a forma quente a calda continua cozinhando e pode acabar ficando amarga.
5. Banho-maria
Nunca deixe de lado o banho-maria (dentro do forno) porque ele garante uma textura cremosa ao pudim. Para isso, encha a assadeira com ⅔ de água para que não seque. Mas se ainda assim secar, acrescente água já quente e na mesma temperatura.
6. Como evitar a formação de uma crosta
Sabe aquela crosta esquisita e dura que às vezes forma no pudim? Tenho a solução! ;D Você pode evitá-la cobrindo a forma com um papel alumínio durante o cozimento. Apenas certifique-se de que o papel não esteja encostando na massa.
7. Desenformar o pudim
Na hora de desenformar o seu pudim com algumas exceções, como o pudim de clara, desenforme-o depois que estiver gelado. E passe em seguida uma faca sem ponta (para não perder o formato do doce) ao redor para soltá-lo. Depois leve a forma para uma das bocas do fogão, por alguns minutinhos até que a calda amoleça. Então, vire o pudim já posicionado no prato de servir.
Agora não tem erro e ninguém mais vai poder contestar o seu talento de confeiteiro! ;D