Como fazer conserva de legumes em casa (passo a passo)
Quando começamos a cozinhar mais em casa e fazer nossas próprias refeições, acontecem muitas mudanças e consequentemente passamos a lidar de forma diferente com os alimentos. Então, surge a necessidade de aprender como fazer alguns procedimentos mais inusitados e que só estamos acostumados a ver na prateleira do supermercado ou que só alguém mais experiente sabe fazer. É o que acontece com as compotas ou conserva de legumes, concorda?
A gente sabe que é gostoso e talvez até imagine como deve ser feito, mas não sabe como e o quanto é fácil produzir a sua própria em casa. E o melhor, a conserva de legumes é muito prática, dura muito e fica extremamente deliciosa. O inegável é que se você chegou até esse texto é porque está com vontade de aprender. Então, se liga no passo a passo que preparamos:
QUAIS LEGUMES POSSO USAR?
Em geral, qualquer legume pode ser usado na conserva. O importante é se atentar e saber o que fazer com cada um deles. Por exemplo, legumes como cenoura, batata, brócolis e couve-flor precisam ser cozidos até ficarem macios mas ainda firmes. A cebola só deve ser colocada em água fervente por poucos minutos para tirar a acidez. Outras como pimentão, pepino e alho não precisam cozinhar.
Ou seja, pode utilizar: cenoura, batata, brócolis, couve-flor, beterraba, pimentão, cebola, alho, pepino… E essas são só algumas ideias, quanto mais colorido melhor 🙂
PASSO 1: COZINHAR
Como já dito no tópico anterior, o primeiro passo é cozinhar os legumes que pedem essa necessidade e deixá-los ao dente, para não desmancharem na conserva. Mas, antes disso, pique todos eles em formatos maiores, inclusive os que não vão ser cozidos. Em palitinhos fica muito bonito e fácil de servir.
PASSO 2: ESTERILIZE O POTE
Agora é a hora de escolher o pote para deixar sua conserva. Precisa ser um pote de vidro e esterilizado com água quente. E aqui você pode escolher um bem grande para colocar tudo junto ou vários pequenos e ter várias compotinhas.
Ah, um vidro bem bonito também ajuda a deixar tudo melhor, não é?
PASSO 3: O QUE PRECISA PARA CONSERVAR?
Depois de cozinhar e ter o pote esterilizado, é a hora montar a sua conserva. Os ingredientes necessários são vinagre, azeite, sal e açúcar. As quantidades em diversas receitas são muito variadas, mas dá para seguir uma regra que sempre dá certo: coloque os legumes até quase ficar cheio e adicione ⅓ da medida de vinagre para ⅔ de água filtrada.
Coloque também um pouco de azeite, não muito, apenas para dar sabor e fazer uma camada protetora contra a entrada de ar. Complete com mais água e vinagre até deixar tudo submerso. Adicione para potes pequenos, de 500 gramas, 1 colher de sopa de sal e 1 colher de chá de açúcar.
PASSO 4: TEMPERAR
Os temperos são completamente opcionais, mas fazem toda diferença! Você pode condimentar com ervas secas, pimenta, ou até azeitonas 🙂
QUANTO TEMPO DURA?
Uma conserva devidamente vedada e esterilizada dura em torno de 6 meses fora da geladeira. Depois de aberta deve ser consumida em até 7 dias dentro da geladeira. Lembre-se também de sempre pegar com um um garfo limpo e fechar logo em seguida, assim, impede a proliferação de bactérias.
***
Existem muitos tipos de conserva e você pode ir adaptando dependendo da sua necessidade. Mas, espero que esse post tenha ajudado a entender como funciona para você fazer a sua em casa. Conta nos comentários quais legumes você vai utilizar 🙂