Dicas para um macaron perfeito
Os macarons são uma das minhas sobremesas favoritas e eu adoro testar novas receitas em casa! Ao longo do tempo eu fui colecionando algumas dicas e observações muito preciosas, coisas que só aprendemos com a prática mesmo!
Sendo assim, eu resolvi fazer um post que tivesse todas as minhas anotações e que eu recomendo muito que vocês leiam com atenção antes de comprarem os ingredientes e fazerem as receitas em casa!
Sobre os ingredientes
- Todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente.
- Nenhum dos objetos e recipientes a serem utilizados podem conter traços de gordura, para tanto, passe limão em tudo que for usar e lave com detergente em seguida.
- Não use corantes em gel ou corantes lipossolúveis (que se dissolvem na gordura); usem apenas corantes hidrossolúveis (que se dissolvem na água) e de preferência em pó. DICA: MUITO CUIDADO NA HORA DE COLOCAR O CORANTE; DEPENDENDO DA MARCA ESCOLHIDA ELE FICARÁ MENOS OU MAIS FRACO NA SUA PREPARAÇÃO E AINDA PODERÁ ACRESCENTAR UM SABOR RESIDUAL INDESEJADO!
- As claras devem ser separadas das gemas e guardadas em potes hermeticamente fechados, dentro da geladeira, por 4 a 8 dias. Quanto mais perto de 8 dias você conseguir conservá-las melhor será a textura do seu macaron, pois a clara vai perdendo a albumina e fica mais líquida, o que funciona muito melhor para trabalhar a massa do macaron, suspiro e até bolos ;). Ahhh.. mais uma coisa, aquelas claras que vêm em caixinha não servem para fazer os macarons.
- Nunca processe as amêndoas para usá-las como farinha, pois elas se transformarão em uma farinha muito gordurosa, que não serve para o macaron. E quando você for comprar a farinha de amêndoas, se possível, passe-a na sua mão e observe se a sua mão fica oleosa e brilhante, se sua mão ficar oleosa essa não é a farinha ideal para você usar. Procure uma que não deixe sua mão oleosa, que seja solta e sequinha. Ou se você tiver um forno elétrico, você pode colocá-la no forno a 40°C por 15 minutos para que ela seque.
- Nosso maior problema ao fazermos os macarons é o açúcar impalpável. Para quem não sabe o açúcar impalpável é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. A proporção desses dois ingredientes deveria vir descrita nas embalagens desse produto, no entanto não é o que acontece e ficamos sem saber que tipo de produto estamos comprando. O ideal para fazer macaron seria um açúcar impalpável com 4% de amido, como fica um pouco difícil descobrir qual seria a melhor marca a ser utilizada, eu recomendo que vocês façam o seu próprio açúcar impalpável, ou seja, para cada 96 gramas de açúcar de confeiteiro você adiciona 4 gramas de amido de milho.
Sobre o modo de fazer
É IMPRESCINDÍVEL O USO DO TERMÔMETRO DE FORNO PARA FAZER MACARONS PERFEITOS, A NÃO SER QUE VOCÊ JÁ ESTEJA MUITO ACOSTUMADO COM O SEU FORNO.
- Macaron é uma das receitas mais delicadas que existem na confeitaria. Ela não dá certo se o clima estiver úmido ou se estiver chovendo. Até mesmo grandes empresas como a LeNôtre ou Pierre Hermé possuem desumidificadores dentro das salas onde são feitos os macarons, imagina a gente em casa sem as condições necessárias! Pode ter certeza que não vai dar certo! Como já disse nos comentários, espere o clima melhorar e ficar seco e faça o macaron. Eu sei que é frustante mas existem receitas bem temperamentais…essa é uma delas!
- Açúcar de confeiteiro não é a mesma coisa que açúcar impalpável.
- O macaron não é um suspiro, ele não irá ficar completamente duro por dentro e por fora. O macaron depois de assado, tem que estar com a casquinha dura e a parte interna macia mas saindo com facilidade do silpat, sem grudar. E isso não quer dizer que ele estará cru.
- Nenhum dos ingredientes das receitas dos posts devem ser substituídos. Essas não são receitas para se criar em cima. Já o recheio você pode inventar os sabores que quiser! ;D
- Os ingredientes das receitas devem ser pesados. A balança aqui é imprescindível.
- Para ver se está bom, pingue uma colherzinha da massa em um prato, se a pontinha que se formar sumir em até 10 segundos é porque a sua massa está pronta para ser usada. Se não sumir, é porquê você ainda tem que mexer mais. Mas cuidado para não mexer muito e a massa ficar muito mole, pois assim o macaron não irá crescer.
- Para que os macarons assem melhor, o ideal seria se você usasse uma forma dentro da outra e o silpat por cima, para que o calor do forno chegue mais rápido na parte superior do macaron, fazendo com que se forme a casquinha e em seguida fazendo com que a parte inferior suba por completo formando o pezinho, sem estourar a parte de cima. Isso acontece pois a parte de cima normalmente estoura quando a parte inferior tenta subir antes de ter se formado a casquinha da parte superior, por um excesso de calor na forma que está em contato direto com a base inferior.
- Se você quiser decorar o macaron com alguma coisa (ex.: cacau em pó, canela, purpurina comestível, pistache picadinho, enfim, o que o seu coração estiver pedindo) coloque assim que terminar de fazer as bolinhas de massa de macaron na forma, antes dele secar.
- Sempre que for fazer uma nova fornada de macarons utilize uma forma fria para colocar a massa, senão ela desandará e você terá um resultado final ruim e muito diferente do esperado! A casquinha do macaron não ficará lisinha e sim bastante craquelada e dura!
- O macaron nunca deve ser feito em apenas uma forma. Ele deve sempre estar em cima de duas formas para que o calor asse primeiro a casquinha por cima e só então esquente as formas duplas e atinja a base do macaron esquentando a água presente nos ingredientes, o que fará com que o macaron seja impulsionado para cima. Sendo assim, ele crescerá e formará o tão famoso e desejado pezinho! ;D
- Só a casquinha sem rechear, dura 3 dias em pote hermeticamente fechado na geladeira. Após recheados, os macarons duram 2 dias em geladeira.
MACARONS PARA VENDER. EXISTE ALGUM MÉTODO PARA CONSERVAR OS MACARONS POR MAIS TEMPO DEPOIS DE CONGELADOS? SEGUE RESPOSTA DADA PARA NOSSAS LEITORAS:
Macaron tem que ser fresco, que eu saiba nao existe nenhum truque que dê pra fazer depois que eles forem recheados. Doces franceses são delicados, é como o mil folhas que depois de recheado só dura 4 horas, o macaron ainda dura 2 a 3 dias, é uma evolução praticamente ;D
Esse negócio de ser caseiro e não ser fresco, pra mim vai contra tudo de bom que tem em algo caseiro e a princípio sem conservantes. Se é pra ser caseiro precisa manter a essência.
Pense que a casquinha do macaron em si, você pode congelar sem ser recheada e ela dura congelada por até 3 meses. Ou seja, a qualquer momento que você tiver uma encomenda você pode tirar de lá, rechear e vender fresquinho.
Mas sim, a partir do momento que você entregar para a pessoa, ela tem 3 dias pra comer, pois depois ele começa a ficar com a casquinha toda mole e úmida e consequentemente perde a crocrância da casquinha do macaron, o que tira aquela mistura de texturas que ele deve ter: molinho no meio, grudentinho logo depois e crocante no exterior.
Espero que você compreenda que essa é a essência de um bom macaron, e que até nas padarias mais simples que vendem macaron aqui na França, eles são recheados no dia de ir para a vitrine.
E mais importante do que quem vende compreender isso, é de quem compra também! Então não adianta comprar mil macarons e querer estocar na geladeira e sim comprar poucos e sempre que quiser comer, para ter sempre um macaron na medida certa para soborear.
Para quem vende é importante explicar isso para o seu cliente, ou é melhor que ele compre o macaron industrializadíssimo do McDonald’s.
FARINHA DE AMÊNDOAS E OUTRAS NOZES (atacado)
www.familiacalusne.com.br
Tel: 11 – 2093.1519
Rua Tanquinho, 165, Tatuapé – São Paulo