Sachertorte, a torta de chocolate mais famosa de Viena
Você já ouviu falar da Sachertorte ou, melhor dizendo, da Torta Sacher? Além de ser uma das atrações turísticas de Vienna, a sobremesa tem uma longa e curiosa história.
A Torta Sacher foi criada em 1832 especialmente para o príncipe austríaco Clemens Lothar Wensel Metternich. Conta a lenda que o tal príncipe adorava provar novos pratos e ordenou ao seu chef pessoal que preparasse um bolo diferente para seus convidados.
Fonte: Arrangements Abroad/foto de topo: Rough Guides Limited
Porém, o chef já estava estressado com tanto trabalho e repassou a tarefa para o aprendiz de cozinha Franz Sacher, que na época tinha apenas 16 anos. O adolescente arregaçou as mangas e preparou um bolo de chocolate utilizando apenas os ingredientes disponíveis na despensa. A torta recheada com marmelada de pêssego agradou o paladar do príncipe e de seus convidados e, principalmente, fez com que a carreira de Franz Sacher fosse um sucesso. O autor nunca revelou a receita e, quando faleceu, a deixou de herança ao seu filho Eduard.
Eduard e Franz Sacher, filho e pai. Foto: Eslovaquia News
Em 1876, Eduard e sua esposa Anna abriram o Hotel Sacher. O local ficou famoso e bastante frequentados pela alta sociedade e ali passaram a vender a Torta Sacher original.
Hotel Sacher antes e hoje. Fontes: Sacher e Duesarte Blog
Porém, o filho do casal resolveu vender a receita original do avô à famosa confeitaria austríaca Demel’s, permitindo que esta também vendesse o seu produto como “Torta Sacher Original”. No final das contas, a família Sacher não gostou muito dessa história e a briga para saber quem tinha o direito de clamar sua torta como “original” terminou nos tribunais.
A decisão ficou em favor do hotel, que ganhou o direito de fazer uso da expressão “Torta Sacher Original”, enquanto a confeitaria Demel teve que se satisfazer com a expressão “Torta Eduard Sacher Original”.
Enfim, apenas estes dois estabelecimentos em Vienna possuem a receita original, mas não falta gente tentando reproduzir o sabor. As “tortas Sachers” estão presentes nos cardápios de confeitarias ao redor do mundo e todo mundo afirma ter uma receita “bastante parecida” a original.
Torta Sacher Original. Fonte: Austria.info
Eu entrei na onda e tentei várias receitas, mas sempre achava que podia ser melhor – afinal, nunca vai ficar igual a original. Sendo assim, elaborei minha própria Sachertorte e divido aqui com vocês. Lembrando que essa não é a receita original, essa é “Sachertorte a la Lari” – hehehe! Que, modéstia a parte, é uma delícia!
INGREDIENTES:
TORTA
- 200 gramas de CHOCOLATE MEIO AMARGO
- 150 gramas de AÇÚCAR
- 112 gramas de MANTEIGA
- 6 OVOS
- 90 gramas de FARINHA DE TRIGO
- 20 gramas de CACAU EM PÓ
- 5 gramas de FERMENTO QUÍMICO EM PÓ
RECHEIO
- 200g de marmelada de pêssego
COBERTURA
- 200 gramas de CHOCOLATE AMARGO
- 200 gramas de CREME DE LEITE
- RASPAS DE CHOCOLATE para decorar (opcional)
MODO DE PREPARO:
- Preaqueça o forno a 180˚C.
- Unte uma forma de 20 cm de diâmetro com fundo removível e cubra o fundo com um círculo de papel manteiga.
- Derreta o chocolate e a manteiga. Combine os dois em uma tigela grande. Reserve.
- Separe as gemas das claras. Batas as claras em neve, acrescentando o açúcar aos poucos.
- Acrescente as gemas à mistura com chocolate e misture.
- Aos poucos (e intercalando), adicione as claras em neve, a farinha, o fermento e o cacau peneirados à mistura do chocolate, misturando delicadamente até incorporar todos os ingredientes.
- Coloque a massa na forma e leve para assar por 20-25 minutos. A textuta deve ser molhadinha, não seca – quando fizer o teste do palito, este deve sair levemente umedecido.
- Quando o bolo estiver completamente frio, desenforme-o e corte-o ao meio. Recheie com a marmelada.
- Prepare a ganache: aqueça o creme de leite e coloque sobre o chocolate picado. Mexa até que o chocolate derreta completamente e, em seguida, derrame a ganache sobre o bolo.
- Decore como preferir – eu uso raspas de chocolate.
- Sirva e delicie-se! Bom apetite!
Espero que tenham gostado da receita! Quando visitar Vienna, não deixem de prova a verdadeira Sachertorte!