Como untar a forma? Segredos para não grudar e outras possibilidades
Já aconteceu de fazer um bolo maravilhoso e na hora de desenformar ele grudou no fundo? 🙁 É algo que acontece muito, mas existem muitas formas de untar a forma e evitar esse problema. Também dá para ir muito além da manteiga com farinha e criar outras apresentações e sabores. Nesse texto você vai encontrar algumas ideias para untar a forma e dicas essenciais para acertar sempre.
ÓLEO OU MANTEIGA
É possível usar óleo ou manteiga para untar a forma, sem problemas. No entanto, é importante estar atento a algumas diferenças: a manteiga é mais fácil de passar, é só espalhar com um pedacinho nas mãos caso não tenha pincel. Já o óleo, na maioria das vezes, precisará do pincel ou de um papel toalha que ajude a espalhar.
O maior problema com o óleo é com bolos mais líquidos, já que o ingrediente pode se misturar à massa. Outra dica importante ao usar o óleo é que precisa ser colocado em menor quantidade se comparado a manteiga. Fato é que ambos os ingredientes tem o mesmo efeito: evitam que a massa grude na forma. Escolha a que for melhor para você.
COM FARINHA
Depois de untar com manteiga ou óleo, é a hora enfarinhar. Para isso, uma peneira pode ajudar a espalhar. Lembre-se também de colocar bem pouco e ir batendo nas laterais da forma para espalhar e formar uma camada fina. Se sobrar, descarte. Ah, usar farinha de aveia, amêndoas ou outras também é uma opção além do trigo,ok?
ENCACAUSAR
Em bolos de chocolate também tem a opção de encacausar a forma. É só fazer do mesmo modo que a farinha e polvilhar cacau; Isso evita que o bolo fique esbranquiçado, e claro, dá muito sabor. Nessa receita de bolo de nutella a gente faz isso: bolo de nutella com apenas 2 ingredientes.
AÇÚCAR
Com açúcar também fica muito delicioso e é ótimo se você quer crocância no seu bolo. Dessa forma se cria uma casquinha por conta do caramelo 🙂
PAPEL MANTEIGA
É possível também utilizar papel manteiga ao invés de untar a forma. Quando a massa do bolo é mais líquida e a forma é de fundo falso, o papel ainda ajuda a segurar a massa dentro da forma. No caso se brownies e rocamboles, esse utensílio ajuda muito!
Em formas redondas a dica é cortar um quadrado do tamanho da forma, dobrar ao meio duas vezes e depois na diagonal. Assim, é mais fácil de cortar a borda arredondada do papel no tamanho exato da forma.
BOLOS INVERTIDOS
Alguns bolos não precisam ser untados pois são invertidos! É o caso do clássico bolo de banana. O caramelo deve ser colocado ainda quente e desenformado logo após sair do forno, para não dar tempo de endurecer e grudar no fundo. Caso endureça, esquente a forma na boca do fogão 😉
BOLOS PARA NÃO UNTAR
Existem algumas receitas mais delicadas, como o angel cake e bolo de romã, que precisam grudar nas laterais da forma para não murcharem quando sairem do forno. Como esfriam de cabeça para baixo, a forma não pode ser untada.
***
Pronto para ousar na hora de fazer seu bolo? Agora você já pode testar outras possibilidades além da farinha tradicional 🙂