Como cultivar chá? Os melhores para plantar em casa ou apartamento
Não adianta negar: quem já provou um chá feito com ervas fresquinhas sabe a diferença que dá no sabor e nos efeitos da bebida no nosso corpo. Já tem até post explicand as diferenças entre os chás de saquinho e chá a granel (aqui), mas melhor ainda são quando os chás são tão frescos que podemos pegar no quintal, não é? Por isso, fizemos essa lista com as melhores plantinhas para fazer uma horta de chá em casa ou apartamento e algumas dicas para cultivar chá.
No entanto, existem alguns pontos muito importantes para serem considerados antes de escolher quais são as plantinhas. Cada uma possui sua necessidade de água, luz, espaço e tipo de solo, então, preste atenção e coloque cada uma em um vasinho diferente – a gente jura que é muito mais fácil assim 🙂
HORTELÃ
As folhas de hortelã são ótimas para ajudar na digestão e podem ser usadas em chás, mas também para temperar pratos. A planta gosta de terra bastante argilosa, bastante sol durante todo o dia e muita água. Regue todos os dias. Outra dica essencial é deixar a hortelã sozinha no vaso – isso porque ela tem raízes bastante invasivas.
CAMOMILA
Uma das preferidas quando falamos em chás para acalmar: a camomila. As flores são muito lindas e super fáceis de serem cultivadas. Assim como a hortelã, para cultivar esse chá você vai precisar de um ambiente com muito sol, além de regas frequentes (3 vezes por semana em dias de calor e 2 vezes no inverno). Ah, é super importante secar bem as flores antes de fazer o chá, ok?
ERVA-CIDREIRA
Com propriedades excelentes para combater problemas intestinais, gases e cólicas, a erva-cidreira também é relaxante. O chá é feito com as folhas frescas ou secas e, para cultivar, você pode deixar um vazo em meia-sombra (bastante luminosidade mas não com sol direto) e regar 3 vezes por semana no calor e 2 vezes no inverno.
ALECRIM
O alecrim é muito conhecido por seu aroma. Além de perfeito para temperar carnes, frangos, ele também é uma erva ótima para aromatizar azeite ou saborizar molhos. Os chás de alecrum também são ótimos para inflamação, resfriados, problemas no estômago e por aí vai! É uma das ervas que tem as folhas mais finas e isso o faz gostar de menos água se compararmos com outras. Importante regar uma vez na semana (no mínimo), mas é deixe o alecrim em um espaço com bastante sol. Já o solo pode ser mais arenoso 😉
LAVANDA
Além de linda e super aromática, a lavanda serve para fazer um chá com sabor bastante adocicado com efeito calmante para reduzir a tensão. É muito comum colher os caules e flores e deixar secar no sol antes de fazer o chá ou incenso. Para cultivar essa planta é preciso deixá-la em um vaso na janela ou na varanda (gosta de bastante sol). O solo pode ser mais arenoso e, assim como o alecrim, as regas devem ser mais espaçadas.
SÁLVIA
A sálvia é ótima para problemas de indigestão e ótimas aliadas reduzir o calor do corpo durante a menopausa. A planta se dá muito bem em vasos ou canteiros, apesar de não ser tão cultivada quanto as outras que já mencionamos. Para cultivar é necessário um local com bastante sol e regas alternadas, sem encharcar muito o solo.
CUIDADOS BÁSICOS PARA CULTIVAR CHÁ
Agora, alguns cuidados básicos antes de ter sua horta de chás: (1) As plantas têm as suas particularidades, estude bem antes de ter em casa caso ainda tenha alguma dúvida. (2) Nunca regue demais as plantas e nem de menos. Regar demais pode apodrecer as raízes. Respeite as individualidades de cada uma das plantinhas e sempre observe o solo antes de regar. (3) O plantio pode ser feito por sementes, estacas ou mudas compradas prontas.
***
Gostou desse post? Comenta aqui qual chá você pretende plantar em casa 🙂