Conheça as profissões do ramo dos chás: de sommelier a tea master
Quem pensa que trabalhar com chás é um universo limitado é porque realmente não conhece todo seu potencial de mercado. Além de infinidade de plantas, flores, especiarias e tudo que serve como matéria-prima para os mais diversos chás, o profissional da área pode ir muito além da produção da bebida ou cultivo das plantas. Sim, as profissões do ramo dos chás são muito mais abrangentes do que você imaginava.
Só na parte de serviços o espectro é super amplo. Temos os sommeliers, tea blenders, tea tasters e até os tea masters. Mas o que cada um faz? É isso que vamos descobrir!
Empreendedora, professora, consultora e tea master, Dani Lieuthier começou nesse mercado há 10 anos, quando foi estudar confeitaria na Argentina e notou o crescimento da procura por chás por lá. Uma das precursoras desse movimento no Brasil, Dani está à frente da marca blends e infusões Caminho do Chá desde 2013 e também é idealizadora do Instituto Chá – a primeira escola de Sommelier de chás e Tea blending do país.
Não por acaso convidamos ela pra um bate-papo sobre o mercado de chás e queremos entender o que cada especialidade tem de tão única.
SOMMELIER DE CHÁS
Estamos habituados a ouvir o termo sommelier e associarmos diretamente ao vinho. No entanto, não precisamos ir muito longe pra entender o quão vasta é essa profissão. Você aí já deve até ter ouvido falar de sommelier de cerveja, né? Bom, com os chás o princípio é o mesmo: combinar pratos com bebidas.
Segundo Dani Lieuthier, a grande diferença é que o chá é normalmente servido quente:
“Nosso paladar tem uma limitação quanto a bebidas geladas. É como se as papilas gustativas se fechassem. As bebidas quentes, pelo contrário, dão ainda mais o sabor. Harmonizar uma comida quente com bebida quente, apesar de não ser tão usual, combina muito bem”.
Mas como fazer essas combinações de maneira harmônica se a gente não tem tanto esse costume? Dani conta que os sommeliers de chá usam 2 princípios básicos: harmonização por semelhança ou contraste. “Uma torta de maçã com especiarias, por exemplo, combina muito com um chá de maçã e outras especiarias, mas também fica incrível com um chá mais potente e amargo”.
A PROFISSÃO
Um outro ponto interessante sobre o sommelier, que é só uma das profissões do ramo dos chás, é que essa é uma área bem prática. Com um curso de especialização, as pessoas estudam o mundo dos chás, os principais países produtores e têm a possibilidade de um retorno financeiro mais imediato.
“Você pode criar sua própria marca, ser representante, comprar e revender chás – caso tenha um bom contato de fornecedores -, montar cartas chás para restaurantes e por aí vai. A harmonização também entra nisso, afinal, o aluno pode se especializar na parte de degustação dos sabores e com isso ele tem as ferramentas necessárias para criar harmonizações. Outra área interessante é a de culinária com chá, ou seja, receitas que levam o chá como ingrediente. O matcha é um clássico que se mistura junto com os ingredientes secos das receitas: dá pra fazer desde nhoque, até cupcake e cheesecake.”, conta Dani.
Para quem se interessou pela profissão, o Instituto Chá acabou de abrir vagas para um curso de sommelier de chás online de 56 horas. E se você ainda não se sente apto para fazer, não se preocupe: os primeiros módulos são introdutórios e qualquer um com interesse na área pode fazer! Para saber mais é só clicar aqui e visitar o site 😉
TEA BLENDER
Tá, mas agora você deve estar se perguntando: se o sommelier faz tudo isso, o que faz então o tea blender? Essa é uma profissão para quem quer colocar a mão na massa e começar a preparar suas próprias infusões e, como o nome diz, blends.
Para quem quer abrir uma marca de chás artesanais, o curso de tea blending é o mais indicado. Se a ideia é fazer uma renda extra, com o conhecimento, a certificação da Anvisa e seguindo todos os protocolos contra contaminação, dá pra produzir em casa mesmo.
O curso de tea blending é bem focado na cura e no uso dos chás como ferramentas medicinais. Fala-se muito sobre medicinas integrativas que cuidam de todo o corpo, especialmente ensinamentos da Ayurveda e da medicina chinesa.
Algumas outras áreas se fazem presentes nesse curso, como conta Dani: “Fitoterapia, fitoenergética, saberes da agrofloresta (no que diz respeito a cultivos mais sustentáveis) e saberes brasileiros também são temas que estão no curso”.
No Instituto Chá você também encontra o primeiro e único curso de Tea Blending do Brasil.
TEA TASTER E TEA MASTER
Essas duas outras profissões do ramo dos chás ainda são incomuns no Brasil, mas na Ásia já estão difundidas.
O tea taster, segundo a Dani, é quem faz a degustação e o ajuste no sabor dos chás. “Eu mesma sou tea taster de duas marcas bem conhecidas: a Leão e a Coca-Cola. Apesar de ser uma área mais comum na Europa – em Paris, por exemplo, existem marcas de chá de 1700 – , existe sim um mercado crescendo no Brasil”.
E não são só grandes marcas: o tea taster pode ajudar a melhorar chás para marcas artesanais ou até restaurantes que queiram criar bebidas próprias.
Já o tea master é quem sabe fazer o chá. “É aquela pessoa que escolhe as folhas verdes, transforma em chá branco, verde e preto. Geralmente, é especialista em chás de alguma região do mundo. Eu, por exemplo, já fiz cursos de tea master na Índia e em Taiwan”, conta Dani.
PARA QUEM TÁ COMEÇANDO
É claro que os cursos dão uma base muito mais detalhada sobre cada um desses assuntos, mas se você é só uma pessoa muito curiosa e não sabe ao certo se quer entrar para esse mercado, a Dani recomenda 2 livros:
O The Tea Companion (2004), da Jane Pattigrew, é, como ela mesma diz, uma excelente base para quem está começando. Jane é uma das maiores especialistas em chás do ocidente: “Infelizmente, os livros mais famosos dela não vieram para o Brasil e só encontramos as versões em inglês. Inclusive, essa é uma grande questão para quem quer se especializar na área, afinal, boa parte da bibliografia básica está em inglês”.
Agora, se você gosta mesmo é de entender as propriedades medicinais dos chás e ervas, ela recomenda o Fitoenergética: A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma (2017), do brasileiro Bruno Gimenez.
***
Gostou do papo? Além de um grande aliado da nossa saúde (mental e física), os chás abrem diversas possibilidades de mercado. Aproveita e comenta aqui o que você achou das profissões do ramo dos chás e qual delas tem a mais a ver com você 😉