Matcha ou chá verde: qual o melhor?
Já pensou no que diferencia o chá verde do matcha? Ambos são feitos da mesma planta, a Camellia sinensis, que também é responsável pelo chá preto e chá branco. A diferença está na forma de produção, em como são consumidos e consequentemente nos benefícios. “Ma” significa “pó” e matcha é o nome dado para o chá verde em pó, no entanto, não é tão simples assim.
O matcha é cultivado de forma diferente e isso dá a ele outras propriedades. Ou seja, se você encontrar no mercado alguma embalagem de “chá-verde em pó” saiba que é outra coisa ok?
DIFERENÇAS
Durante o cultivo do matcha deixa-se a planta pelo menos 90% do tempo na sombra, quando próximo a colheita. Ao receber menos luz, algumas coisas mudam: há mais produção de clorofila, mudanças de cor, o sabor fica mais delicado e mais cafeína é produzida – assim como outros componentes antioxidantes e termogênicos.
Além disso, também tem uma diferença na seleção das partes da planta. No matcha, apenas as folhas são colhidas e separadas por cor. Depois, as folhas passam pelo processo normal de secagem e trituração.
QUAL O MELHOR?
Os benefícios do chá verde e do matcha são os mesmos, mas em proporções diferentes. Como a planta cultivada para o matcha produz componentes químicos em maior quantidade e é melhor selecionada, o matcha tem maior concentração e consequentemente mais efeitos.
Portanto, no chá verde e no matcha há presença de cafeína, antioxidantes, caroteno e substâncias que previnem doenças cardíacas, circulatórias e até câncer. Além da função termogênica, muito recomenda para quem quer queimar algumas calorias. A diferença está na potencialidade desses efeitos e no fato de que o matcha tem sabor mais delicado – diferente do chá verde que tem uma característica mais amarga.
Sendo assim, não se pode dizer qual o melhor. O que acontece é que os efeitos de um são mais presentes pela maior concentração e pureza. Os benefícios são notáveis e comprovados cientificamente – e os efeitos colaterais também. Ou seja, para pessoas que possuem ansiedade, insônia ou problemas de hipertensão, a quantidade maior de cafeína não será um boa ideia.
COMO FAZER
Para fazer o chá verde o mais indicado é fazer a infusão: ferva a água até começar a borbulhar. Em um outro recipiente, coloque as folhas secas (no máximo 2 colheres de sopa para cada litro). Adicione a água quente, tampe e deixe em infusão por uns 5 minutos. Quanto mais tempo deixar, mais forte fica o chá 🙂
Para fazer o matcha existem algumas formas e “rituais”. A mais simples delas é simplesmente dissolver o pó em água quente. Coloque uma colher de chá do pó em um recipiente, adicione a água quente e mexa bem para formar a espuma. Ah, também pode-se usar o matcha em receitas, como nesse rocambole e nessa cheesecake.
CUIDADOS
Os chás possuem efeitos e eles podem ser bons ou ruins, dependendo de quem vai consumi-los. E mais: apesar de serem ótimos para a saúde, funcionam como remédios. Utilizar em doses menores e perceber os efeitos é sempre uma melhor alternativa. Tudo isso consultando o seu médico ou nutricionista, afinal, cada corpo é único!
***
E você, tem o hábito de tomar chás? Fizemos alguns posts que podem interessar você: chás para substituir o café e chás para ansiedade. Comente qual você gostou mais, combinado?