5 Dicas Para a Manutenção de Panelas
Na correria do dia-a-dia quase nunca damos atenção para a forma como limpamos e mantemos nossas panelas. No entanto, isso interfere diretamente no tempo de vida de cada um desses utensílios, uma vez que a manutenção correta deles é essencial para que eles tenham maior tempo de duração.
Pensando nisso, hoje vamos compartilhar com vocês cinco dicas básicas de cuidados com as panelas. A maioria delas também é válida para formas, já que os materiais são similares!
Lave logo depois que usar
Depois de preparar uma refeição ou sobremesa deliciosa, bate aquela preguiça inevitável de lavar toda a louça. Esse ato de procrastinação, além de não ser saudável, é ruim para o tempo de vida das panelas.
O porquê? Os restos de comida, massa ou doce acabam grudando mais no recipiente. Consequentemente, o atrito da esponja será bem maior. Afinal, você precisa esfregar bem para que a panela fique limpinha. Sendo assim, lave-as logo após o uso. Só espere um pouco para que ela dê uma esfriada, tudo bem? Essas parecem recomendações bobas, mas elas são essenciais para a manutenção das panelas – e muitas pessoas não as seguem!
Não jogue água fria na panela quente
Muita gente com certeza já deve ter feito isso em casa: pegou a panela que acabou de sair do fogo e jogou água gelada por cima. A longo prazo, fazer isso na panela irá deformar o fundo – seja ele de metal, alumínio, ferro ou inox.
Não coloque na lava-louça
Realizou o sonho de ter uma máquina de lavar louças, e está colocando até mesmo as panelas nela? Obviamente, fazer isso é bem mais prático. Mas, o material das panelas acaba sofrendo alterações durante os processos de lavagem.
Tanto o detergente como também o calor da máquina vão diminuir gradativamente o tempo de duração do utensílio. Sendo assim, recomendo que lave as panelas do nosso modo tradicional 😉
Use utensílios de madeira ou de plástico
É muito comum usar utensílios de metal para manusear a comida dentro das panelas. No entanto, esse tipo de material acaba deixando o fundo das panelas e formas riscados – além de estragar o revestimento de cada peça. Nesse caso, invista em utensílios de madeira ou plástico. Eles não arranham a panela e funcionam da mesma forma!
Evite produtos abrasivos
A maioria das vezes que compramos produtos de limpeza, não pensamos no impacto que aquele produto terá em nossos utensílios domésticos. Por mais que a fórmula desses produtos seja “padrão”, procure por opções mais neutras e menos abrasivas. Detergentes e desengordurantes, por exemplo, são produtos do nosso cotidiano e que podem ser escolhidos com maior carinho.
***
Preparados para uma melhor manutenção das panelas? Se eu fosse vocês, começaria a colocá-las em prática ainda hoje 😉
Leia Também
- UTENSÍLIOS E ACESSÓRIOS ESMALTADOS
- ENTENDA QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE FORNO E FOGÃO
- ITENS ESSENCIAIS PARA CONFEITARIA