3 técnicas para gerenciar melhor o seu tempo e ficar tranquila
Quanto tempo você perde por não saber gerenciar o seu tempo? Já parou pra pensar nisso? Às vezes, ao invés de fazer menos coisas, tudo que a gente precisa é fazer as tarefas um pouco mais rápido ou com melhor aproveitamento. E para isso existem técnicas e métodos que podem te ajudar.
E algo importante é que essas técnicas não precisam ser seguidas à risca e nem todo tempo. Elas servem principalmente pra quando a gente tem muita coisa pra fazer, não sabe muito bem por onde começar ou quando estamos com aquela sensação mais caótica mesmo. Com o tempo é bem provável que você vá se habituando a segui-las sem pensar muito ou até passe a buscar outras e criar seus próprios métodos. Que tal?
Pomodoro
Sabe quando você faz muita coisa ao mesmo tempo, ou não consegue parar em um lugar só, ou ainda, nunca para ou para demais? A técnica Pomodoro, que propõe que a gente fique focado por um tempo e force uma pausa curta para depois voltar com mais foco ainda maior, é ótima pra esses momentos.
Como fazer:
- Ligue um cronômetro (tem apps e extensões próprias pra isso também) com um tempo de 25 minutos, por exemplo.
- Faça uma pausa de 5 minutos e volte.
- Repita por 4 ciclos e pause por 30 minutos.
- Volte do início.
Técnica Kanban
Você tá fazendo algo, tem outras pra fazer e tantas outras que não lembra se terminou. Então, classifique elas dentro de um processo. Ajuda a acalmar e acompanhar tudo que você faz. Essa é a técnica Kanban.
Como fazer:
- Separe em 3 colunas principais: ‘feitos’, em andamento’ e ‘para fazer’.
- Cada vez que terminar uma tarefa, mude de coluna e tente deixar o mínimo possível ‘em andamento’.
- Pode ser uma lista digital, em apps como Notion, Trello ou no papel ou parede com post its.
Getting Things Done
Um outro método, que é chamado de Getting Things Done (GTD), propõe liberar mais espaço na sua mente e determinar ações práticas para cada tarefa que aparece, assim você não fica “pensando” a todo tempo em como resolver.
Como fazer:
- Primeiro você anota tudo que precisa, quer ou deseja fazer.
- E então, você se pergunta: “há algo a ser feito?”
Se não, esqueça ou anote em algum lugar de referências para o futuro. - Se sim, você pode (a) fazer agora, (b) delegar, (c) agendar para um futuro distante ou (d) colocar na sua lista de tarefas recentes.
- Execute tudo que está na lista “d” e revise semanalmente para fazer adaptações.
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