5 ideias criativas para pequenas empresas em momentos de crise
Um dos maiores desafios de quem empreende é ter novas ideias todos os dias. Existe planejamento, objetivos e metas, mas, também existe o imprevisível e a necessidade de se reinventar, principalmente para pequenas empresas. A pandemia do covid-19 talvez seja o exemplo mais clássico de tudo isso, e com certeza também é o momento em que mais pessoas precisaram pensar em novas formas de vender seus produtos e se sustentar. Esse texto é justamente para dar ideias e abrir a mente para novas perspectivas. Aproveite!
1: VENDA SEUS PRODUTOS DE UMA FORMA DIFERENTE
Se você ainda não tem um site, tente fazer um! Se não for possível, cadastre em aplicativos de entrega, venda pelo Whatsapp, direct do Instagram ou pelo bom e velho telefone. Mostre que você ainda está aí e pode ser útil agora, sem medo!
2: OFEREÇA SEU SERVIÇO DE FORMA PERSONALIZADA
Por exemplo, com uma academia, você pode oferecer aulas online para 1 ou várias pessoas ao mesmo tempo (a @brainship de ajuda com isso). Pode entregar kits de bar, decoração ou jantares temáticos para eventos particulares como aniversários em casa.
3: ENSINE O QUE VOCÊ SABE
Se você tiver um restaurante, por exemplo, além de fazer as entregas, também pode ensinar as pessoas como preparar um almoço delicioso para a páscoa. Se for alguém que oferece serviços de estética, pode vender um kit de autocuidados com a pele e ensinar por vídeo chamada como fazer.
4: CRIE CONTEÚDO NO INSTAGRAM
Simplesmente pegue o seu celular e dê as caras, faça as pessoas te conhecerem e ensine elas gratuitamente sobre o que você sabe fazer! Venda seus produtos e serviços ao mesmo tempo que cria esse conteúdo! O @paulocuenca te ajuda com isso!
5: SE UNA A OUTRAS MARCAS
É o verdadeiro estamos todos juntos! Faça parcerias com outras pequenas empresas, venda peças que combinam juntas, façam lives juntas, se divulguem, troquem experiências e tenham novas ideias de como passar por tudo isso da melhor forma possível.
BÔNUS: COMPRE DE PEQUENAS EMPRESAS7
Essa vai pra quem vende e pra quem compra! Valorize os pequenos produtos, marcas e pequenas empresas num geral. Assim, você estará ajudando mais diretamente a que essas empresas continuem existindo e se mantendo nesse momento difícil.
***
Gostou desse texto sobre ideias para pequenas empresas? Esse aqui também pode te ajudar, sobre planejamento: Como planejar a semana? Dicas e reflexões para ter uma rotina mais feliz.