Ano Novo Astrológico 2021: tudo que você precisa saber
Por Luisa Nucada do @nux.astrologia
Por mais que o ano novo civil se dê à 0h do dia primeiro de janeiro, para a astrologia um novo ano começa quando o Sol ingressa no signo de Áries. Em 2021, o chamado Ingresso Solar em Áries (ISA) ocorrerá no dia 20 de março, às 6h38 (horário de Brasília). O mapa astral desse exato momento é levantado e analisado sob uma perspectiva coletiva para embasar previsões para o Brasil, sobretudo para o primeiro trimestre do ano.
O Ascendente, ponto importantíssimo na análise de qualquer mapa, é Áries, o que coloca o Sol em Áries na primeira casa do mapa, relativa ao próprio país e seu povo. Isso dá uma certa empolgação, pois Áries pertence ao elemento Fogo, que traz a alegria, motivação e impulsividade. Signo guerreiro e combativo, pode representar um “sangue no olho” que nos ajudará a sobreviver e lutar contra adversidades. Como é o primeiro do Zodíaco, Áries é um iniciador, pioneiro, tem a coragem de lançar-se perante o desconhecido. Pode ser um gás importante para estimular iniciativas empreendedoras, que têm sido a saída em meio ao desemprego e recessão econômica.
O Sol em Áries na Casa 1 pode simbolizar uma figura popular, provavelmente masculina, se destacando em 2021. O astro-rei é símbolo de governantes, o que sugere uma liderança da política, no entanto, o Sol rege a Casa 5 do mapa, que trata de artes, diversão e jogos. Essa figura vigorosa, que pode levantar os ânimos da nação, também pode ser da área do entretenimento ou do esporte.
COMÉRCIO, AMBULANTES, EMPREENDEDORISMO
Marte, regente de Áries, está em Gêmeos, na terceira casa do mapa, reforçando a mensagem de dinamismo. Tanto Gêmeos quanto a Casa 3 representam movimento e deslocamento. A terceira casa trata da comunicação e da vida escolar; das vias e estradas; das trocas e fluxos comerciais. Além de Marte, estão em Gêmeos e na Casa 3 também a Lua, simbolizadora do povo, e a Parte da Fortuna, ponto benéfico que fala de riqueza material e simbólica.
Essa grande ênfase em Gêmeos e na terceira casa gera a impressão de intenso ir e vir, fluxos de pessoas e mercadorias, trânsito, viagens de uma cidade a outra. A pandemia dando trégua ou não, o que parece é que não haverá isolamento rígido. A Casa 3 bem movimentada passa uma ideia de feira, de gente na rua e agitação. Uma boa aposta são as vendas. Com a crescente informalidade, deve aumentar o comércio tanto do estilo camelô quanto de microempreendedores individuais, lutando para ganhar o pão. Um número que deve aumentar é o de motoristas de aplicativos e entregadores. A população terá que se virar nos trinta para resistir à crise econômica, usar a lábia para promover seu serviço ou produto e desenvolver habilidades de negociar.
MÍDIAS, INFLUENCIADORES, FAKE NEWS
O regente do Ascendente (Marte) posicionado na terceira casa também traz protagonismo para a imprensa. Esse setor do mapa tem a ver com mídias, jornalistas, veículos de comunicação. Os formadores de opinião aparecem em posição relevante, e aqui não falo somente dos grandes conglomerados de notícias, falo também dos influenciadores, blogueiros, produtores de conteúdo na internet, que têm ganhado cada vez mais espaço e relevância econômica. Os planetas em Gêmeos estão em conexão harmoniosa com Júpiter e Saturno em Aquário, signo avesso a hierarquias e que representa democratização. O poder de fala está cada dia mais descentralizado, e 2021 trará essa marca. Se você tem um celular e uma mensagem para passar, você pode conquistar uma audiência e fazer seu próprio negócio.
Ainda em relação às mídias, as fake news, notícias falsas que se espalham por redes sociais e sites duvidosos, continuarão a ser um problema. Marte, planeta da guerra que simboliza agressores e ameaças, está em contato tenso com Mercúrio em Peixes, que simboliza mal entendidos, mentiras, comunicação truncada e divulgação de boatos.
A ênfase na terceira casa também tem a cara da reabertura das escolas. As aulas presenciais devem voltar, mesmo com os riscos do coronavírus.
A educação é um grande tema do ano. A população deve estar muito interessada em se especializar e adquirir novos conhecimentos através de cursos de curta duração, workshops, seminários, estudo autodidata. Aprender saberes novos em um prazo de tempo enxuto possibilita transições de carreira, e é uma opção a ser considerada.
GOVERNO, LEGISLATIVO, PRESSÃO SOCIAL
Júpiter e Saturno estão em Aquário, na Casa 11 do mapa, referente ao parlamento e grupos de pessoas que atuam junto ao governo. Saturno é o regente da Casa 10, setor que fala do presidente, e está na Casa 11, o que pode indicar uma submissão ou dependência do Executivo ao Legislativo. Pode haver maior protagonismo de deputados e senadores.
Urano, planeta rebelde e revolucionário, está em Touro e na Casa 2, da economia, em tensão com os planetas na Casa 11. Isso pode representar grupos opositores ao governo instituído, organizações alternativas, contra hegemônicas (sindicalistas, por exemplo), fazendo pressão nos Três Poderes, aqui incluindo o Judiciário, já que Júpiter simboliza a justiça. A motivação para essa pressão deve ser o empobrecimento do povo.
SAÚDE, INTERNAÇÃO, VÍCIOS
A saúde da população continua mal das pernas. É a sexta casa que trata desse tema, e seu regente, Mercúrio, está bem debilitado. Em Peixes, signo que não o favorece, e na Casa 12, um setor relacionado a internamentos, hospitalização e saúde mental. Obviamente, a Covid-19 continua sendo um grande tema, que não tende a ser completamente sanado neste primeiro trimestre (até 20/06).
Outro ponto a se observar são os vícios. Vênus é símbolo de prazeres, inclusive os perigosos, e está em Peixes e na Casa 12, setor que trata de assuntos como dependência de substâncias e privação de liberdade. Cabe aos brasileiros pensar iniciativas individuais de cuidado da saúde mental, já que não podemos contar com o Estado nem para o básico, que seria a vacina contra o coronavírus. O uso abusivo de álcool e drogas como forma de aliviar a tensão do isolamento só trará mais problemas.
Mercúrio, regente da saúde, está em tensão com Marte em Gêmeos na Casa 3 das vias e estradas, o que pode implicar em desorganização na distribuição da vacina, com “vazamentos”, no sentido de desvios de carga e sensação de caos.
Por outro lado, Mercúrio e Vênus em Peixes carregam um grande potencial artístico, que pode ser desenvolvido em ambientes de Casa 12, ou seja, nos bastidores. Ainda que shows, grandes eventos ainda estejam impedidos, artistas profissionais e “pessoas comuns” podem se dedicar à criatividade como forma de ressignificar esse tempo difícil, e produzir obras tocantes, encantadoras, sensíveis.
***
Luisa Nucada é jornalista e astróloga da Nux Astrologia. Escreve horóscopos diários em seu perfil do Instagram: @nux.astrologia