Mercúrio retrógrado: a vida dá marcha à ré?
Por Luisa Nucada do @nux.astrologia
De três em três meses ele resolve andar para trás e dá o que falar. Conta o disse-me-disse que sua marcha à ré faz celular quebrar, mercadoria atrasar, e-mail voltar ou ser enviado sem anexo… O fato é que a retrogradação de Mercúrio já é parte do folclore astrológico, e como todo causo narrado pela sabedoria popular, contém toques de ficção.
Primeiro de tudo, quem é Mercúrio? Na linguagem astrológica, falamos dos planetas como pessoas, ou melhor, como deuses. Nomeados como divindades greco-romanas, os astros têm correspondência com personagens míticos. O deus romano Mercúrio é equivalente ao grego Hermes, irmão mais novo de Apolo (Sol). Filho caçula, sem status, invejava o irmão, que tinha poder, prestígio e cabeças de gado. O que faltava em cacife sobrava em astúcia, ainda criança Mercúrio pregou uma peça em Apolo e roubou seu rebanho. Zeus (Júpiter), o pai, puniu a traquinagem do filho incumbindo-o de fazer o leva e traz de mensagens dos deuses. Hermes virou carteiro.
Do mito podemos apreender os assuntos atribuídos ao planeta: a comunicação, os usos da linguagem, o intelecto, os meios de transporte, as transações e negócios. Em latim, o termo “merces”, do qual deriva Mercúrio, significa mercadoria. Hermes é o deus do comércio, atividade da qual a lábia é grande aliada.
O simbólico recuo
Agora vamos à retrogradação. O movimento para trás que os astros eventualmente assumem (menos Sol e Lua, que nunca retrogradam) é aparente, ou seja, eles não recuam de forma física. É uma ilusão de ótica causada pelo nosso referencial de observadores aqui da Terra. As diferentes órbitas planetárias fazem parecer que um corpo celeste está, em alguns períodos, retrocedendo. No caso de Mercúrio, isso acontece quando o planeta passa entre a Terra e o Sol. Este fenômeno não é raro, ocorre cerca de três vezes ao ano, até por isso é tão conhecido e comentado.
E o que eu tenho a ver com isso?
A retrogradação é uma debilidade. Um planeta em movimento direto tem mais força do que um planeta retrógrado, que está simbolicamente voltando ao passado. É chato quando temos que retornar, por exemplo, se chegamos ao trabalho e percebemos que a carteira ficou em casa. Com a cabeça avoada (Mercúrio rege os processos racionais), a chance de darmos mancada é maior.
Os planetas não produzem acontecimentos, a relação não é de causa e efeito. O olhar da Astrologia é de correspondência, observamos o céu e estabelecemos correlações aqui embaixo. A Terra reflete os eventos celestes como o mar espelha o céu, “duplicando” o que se passa lá no alto. Quando Mercúrio retrograda, podemos observar disfunções em seus assuntos. A fala, a cognição, as transações comerciais podem ficar truncadas, assim como os dispositivos usados para locomoção e comunicação. O ir e vir, o livre fluir de palavras, conexões e negócios tende a ficar travado por atrasos e falhas.
É falso dizer que Mercúrio retrógrado provoca um mal entendido ou faz seu notebook pifar. Não dá para botar nele a culpa do trabalho perdido porque você não salvou, ou do e-mail que não chegou porque sua caixa de entrada estava lotada. Se um aparelho precisava ser revisto há muito tempo e dá tela azul durante a retrogradação, é quase um decreto celeste: dê um jeito nisso aí, acabou o prazo! Só volta a ir para frente depois do reparo.
A marcha revertida informa que o tempo é de reavaliar, repensar e resolver pendências. Nossa mente também pode voltar atrás, relembrar de assuntos antigos ou mudar de ideia. O pensamento ganha profundidade e introspecção. No movimento direto, o diálogo, a interação social e a fala vão “para fora”. Na retrogradação, a comunicação é introvertida, a conversa se volta “para dentro”.
Precauções
Não é indicado contar com as bênçãos de um deus recuado, se Mercúrio engata a ré, quais devem ser nossos passos? Ler e reler tudo que escrevemos com atenção redobrada; sair de casa com antecedência para prevenir um trânsito engarrafado, ou pedir o carro pelo aplicativo de transportes com um tempinho de folga. Dar margem de erro, sabe? E ter paciência com os serviços de entrega. Encomendas, cartas, refeições por delivery podem esbarrar em imprevistos pelo caminho.
Quanto a compras de eletrônicos, carros e motos, o ideal é esperar a volta do planeta ao movimento direto. Não demora, as retrogradações de Mercúrio duram menos de um mês. Se for assinar contratos, muita cautela para verificar cláusula por cláusula. Mercúrio é malandro, e se bobeamos, acabamos comprando gato por lebre. Essa lição também está na mitologia. Apolo/Sol, o irmão mais velho, fica furioso com o roubo de seu gado, mas Hermes/Mercúrio o acalma com o doce toque da lira, que ele mesmo inventou. Encantado, Apolo aceita trocar seu rebanho pelo instrumento musical, e cai vítima de mais uma artimanha.
***
Luisa Nucada é jornalista e astróloga da Nux Astrologia. Escreve horóscopos diários em seu perfil do Instagram: @nux.astrologia.