Quais os efeitos do Mercúrio nos 12 signos?
Por Luisa Nucada do @nux.astrologia
O planeta responsável pela comunicação e funções cognitivas se comporta de maneiras distintas, a depender do signo onde se encontra em um mapa. Mercúrio rege a mente racional, está envolvido nos processos de aprendizagem; concerne ao pensamento, à oralidade e aos diversos tipos de linguagem, verbais ou não. Como você se expressa? Como funciona sua cachola? A cuca funde de tanto pensar ou viajar alto nas nuvens?
O astro também participa da interação social. Quando nos dirigimos ao outro pela fala, escrita ou gestos corporais, estabelecemos uma relação com o interlocutor.
É claro que todo posicionamento astrológico deve ser contextualizado no pano de fundo do mapa como um todo. Mas dá para ter uma ideia de como opera sua mente intelectual checando o signo de seu Mercúrio. Confira!
Mercúrio em Áries
A famosa língua de fogo. Áries é um signo quente, tem a chama da impulsividade. As opiniões são expressas de forma direta e espontânea, sem muita reflexão prévia, o que gera uma comunicação objetiva, sem muitos rodeios, mas que de tão assertiva pode soar mandona ou até agressiva. Pessoas com esse Mercúrio podem se favorecer de uma fala de líder e de uma mente rápida. Áries é o signo do carneiro, animal veloz e bélico, que ataca quem ameaça seu território. Essa “comunicação de guerra” é interessante para debates, defesa de argumentos e delegar tarefas.
Apesar da velocidade nos processos mentais, nativos com esse Mercúrio podem ser “fogo de palha”, no sentido de desanimar, perder a motivação diante de estudos que exigem concentração e longas horas de dedicação. Estão mais para o dinamismo do que para a permanência.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Marte, regente de Áries.
Mercúrio em Touro
A comunicação e os processos mentais se beneficiam da sensorialidade. Touro é um signo de Terra, elemento da matéria concreta, que é perceptível pelos cinco sentidos do corpo. Esse Mercúrio pode ter mais facilidade em fazer uma massagem para demonstrar seu afeto do que dizer “eu te amo”, por exemplo. Terra é sobre prática, botar a mão na massa e sentir com a mão também. O aprendizado tende a ficar mais fácil se a teoria for apresentada com um exemplo prático, com um protótipo que possa ser tocado, como uma maquete ou um esquema escrito, colorido, desenhado.
O canto e a musicalidade também são marcas fortes em Touro. É só pensar no mugido da vaca, no canto dos pássaros, no cricrilar dos grilos. Terra é sobre a natureza, e Touro tem familiaridade com esses sons da mãe Gaia. Mercúrio em Touro pode se expressar bem de forma musical. Touro é um signo lento, pesado, tem a robustez de um boi. A fala pode ser mais pausada, calma, de respostas demoradas. Os pensamentos têm a mesma consistência, uma vez que Touro é um signo fixo. As convicções são tão firmes que beiram a teimosia.
Touro tem tudo a ver com prazer, e Mercúrio nesse signo se expressa com voz encorpada como um vinho bom, ou aveludada como um pêssego. Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Vênus, regente de Touro.
Mercúrio em Gêmeos
Neste signo Mercúrio se sente bem, pois é seu regente. Os planetas ficam muito confortáveis nos signos de sua própria regência. Gêmeos é do elemento Ar, que engloba a dimensão invisível das ideias e das informações, que circulam como corrente de vento. A comunicação é eficiente e dinâmica, circula e faz pontes. Pessoas com esse posicionamento tendem a ser falantes, hábeis com linguagens, competentes em informar, transmitir, difundir, traduzir.
No entanto, de tão rápida e eficaz, a mente é inquieta, o que pode resultar em algum sofrimento psíquico pela famosa tagarelice mental. Os neurônios não param de conversar.
A inteligência é certamente uma característica, bem como o aprendizado rápido e a facilidade para ser autodidata. Dependendo de outros pontos do mapa, Mercúrio em Gêmeos pode ser tão articulado e ávido por passar mensagens que acaba agindo como fofoqueiro. É um excelente posicionamento para o comércio, vendas, é aquela lábia esperta que fecha negócio.
Mercúrio em Câncer
Câncer é signo de Água, elemento considerado mundo. Água é o universo da emoção, da subjetividade e dos mistérios, que acessamos melhor ao fazer silêncio. A comunicação ganha uma carga dramática, e pode variar conforme as oscilações de humor, características de Câncer que é um signo lunar – ou seja, tem quatro fases. A mente acessa o passado, pois a Água de Câncer é impregnada de memória. A mente pode ser nostálgica, registrar muito bem eventos de antigos, ser chegada em temas como a ancestralidade.
A escrita, por exemplo, pode ser comovente, evocar saudades e sentimentos profundos no leitor. O que “perde” em vocalidade, Mercúrio em Câncer ganha em empatia e cuidado maternal.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento da Lua, regente de Câncer.
Mercúrio em Leão
Fala de líder, discurso de rei. No signo do soberano, Mercúrio fala alto, o rugido do grande felino pode ser ouvido a quilômetros de distância. Esse falar alto não é necessariamente em decibéis, pode ser em autoridade. Uma comunicação que pode conquistar respeito e admiração porque lidera, aponta caminhos, orienta e delega. A diferença entre líder e chefe pode estar no tom, por isso vale a pena ter cuidado para não soar arrogante e autoritário. Outro cuidado é com a autorreferência, colocar-se sempre no centro das questões, só falar de si, puxar tanto a atenção da “audiência” e acabar não dando espaço para a fala dos outros.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento do Sol, regente de Leão.
Mercúrio em Virgem
Neste signo Mercúrio fica poderoso, tem o que chamamos de duas dignidades, o domicílio e a exaltação. Domicílio porque está em seu próprio lar, já que é o regente de Virgem; e exaltação porque esse signo faz as habilidades do planeta se acentuarem, dando talento para as atividades mercuriais (escrita, estudo, aprendizado, tradução) com a concentração da Terra, elemento ao qual Virgem pertence. A Terra é pesada, fica embaixo, sob nossos pés. O pensamento mais estruturado, ou seja, lógico, com discernimento.
É um Mercúrio bom até demais, tende a sofrer de exageros de pensamentos, a mente acelerada causa angústia. Cabe buscar contornar o excesso de racionalização com meditação ou outras práticas que desligam a mente e favorecem a conexão com as emoções.
O olho clínico de Virgem favorece tarefas como revisão, diagnóstico (identificação de problemas), organização em tópicos, seleção de acordo com requisitos, critérios etc.
Mercúrio em Libra
Fala diplomática, autoexpressão racional e ponderada. Libra é o signo da balança, pesa antes de emitir seu veredicto. Balança é um símbolo de justiça, e ser justo é analisar os dois lados sem puxar sardinha para nenhum. É um Mercúrio que pode assumir a função de mediador e apaziguador de conflitos, afinal, ama a paz e a harmonia, assuntos de Vênus, planeta regente de Libra.
A comunicação das ideias e pensamentos tende a ter certo refinamento, elegância. Libra é um signo classudo, tem finesse. Este Mercúrio pode ter talentos literários, artísticos, a comunicação se mescla com o bom gosto estético e o charme. Vênus, que rege Libra, é sedutora, e o discurso pode ser convincente, atraente, irresistível.
No entanto, na hora de afirmar suas posições de maneira mais veemente, esse Mercúrio pode encontrar dificuldades, já que Libra é considerado polido, gentil e valoriza muito a opinião alheia, buscando não criar desavenças.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Vênus, regente de Libra.
Mercúrio em Escorpião
Signo de Água, Escorpião é considerado mudo. Ou seja, muito mais intuitivo, observador e silencioso do que falastrão. Os diálogos são mais internos. Escorpião tem outras ferramentas para passar suas mensagens, basta um olhar afiado para expressar seu ponto. As palavras podem ser poucas, mas são perfurantes como o ferrão que esse bicho leva na ponta do rabo. O discurso é provocativo (pode machucar!), contundente e persuasivo. Sabe aquela pessoa que fala pouco, e por isso mesmo é respeitada quando fala?
Escorpião é tradicionalmente regido por Marte, planeta da guerra. Mercúrio adquire então ferramentas estratégicas, essenciais para escapar de perigos e garantir a sobrevivência. A mente é perspicaz e aguerrida. O nativo com esse Mercúrio pode ter tamanha paixão pelos temas de seu interesse que fica obstinado, quer se aprofundar, investigar, mergulhar fundo em estudos, pesquisas. Como Escorpião adora mistérios, pode haver interesse por temas mórbidos, detetivescos, tabus e ocultistas.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Marte, regente de Escorpião.
Mercúrio em Sagitário
Mente e discurso que galopam desembestados feito cavalo. Sagitário é simbolizado pelo centauro, criatura que é metade humana e metade equina. O cavalo não é nada delicado, tem um corpo grandão, dá coice, relincha alto, cavalga solto por aí. Falar algo inapropriado, cometer gafes ou ter pensamentos sem limite, desgovernados, podem ser traços desse Mercúrio que está debilitado pela condição de exílio, já que no signo oposto, Gêmeos, o planeta tem domicílio.
Sagitário é signo de Fogo, elemento que queima. A expressão sincera desse Mercúrio pode ser fulminante. É interessante buscar desenvolver a empatia, segurar a impulsividade desse cavalão para que as palavras não machuquem o outro.
É um signo alegre, onde Mercúrio se comunica de forma divertida, alto astral, com entusiasmo contagiante. Sagitário também é conhecido por seu gosto por conhecimento e filosofias. Esse Mercúrio pode gostar de leituras, cultura, erudição e assuntos religiosos ou espiritualistas.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Júpiter, regente de Sagitário.
Mercúrio em Capricórnio
Capricórnio é um signo de Terra, elemento material, que engloba o trabalho, o dinheiro, a natureza e tudo que é concreto, que podemos sentir com nossa matéria, o corpo. Aqui Mercúrio adquire pragmatismo, é preto no branco, sem enrolação, pois esse signo tem muita consciência sobre o tempo. Saturno, regente de Capricórnio, é o deus do tempo, chamado de Cronos pelos gregos. Mercúrio em Capricórnio vai direto ao ponto, não faz nove horas, e tem uma certa acidez em sua forma de expressar, que pode se manifestar em declarações cáusticas, provocativas, ou num humor sarcástico.
Saturno é o “pai velho” das outras divindades, e por isso simboliza autoridade. Mercúrio nesse signo pode ter um discurso de autoridade, falar sério e inspirar respeito. A mente tende a ser organizada e concentrada.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Saturno, regente de Capricórnio.
Mercúrio em Aquário
Aqui o planeta da comunicação tem discurso desenvolto e ao mesmo tempo consistente. Aquário é um signo de Ar, elemento que favorece a circulação de ideias e distribuição de mensagens; e é de ritmo fixo, que confere firmeza e concentração. Esse Ar fixo contribui para que Mercúrio em Aquário tenha muita afinidade com ideologias, ou seja, um conjunto de ideias bem estruturado, definido, respaldado em critérios sólidos.
É um posicionamento sociável, pois Ar tem a ver com interação social e relacionamentos, e Aquário é caracterizado por se envolver em grupos, ter afinidade com o coletivo. A fixidez, no entanto, pode corresponder a uma cabeça dura, um pensamento tão convicto que custa a mudar de opinião. Aquário é também associado a tecnologia, pensamento visionário, e Mercúrio tende a ser “prafrentex”, moderno.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Saturno, regente de Aquário.
Mercúrio em Peixes
Onde Mercúrio nada sem destino definido. Nesse signo de Água, tão sensível e empático, as mensagens podem encontrar rico simbolismo nos conteúdos dos sonhos, na imaginação, em devaneios… Muitos escritores e poetas têm esse posicionamento, encharcado de carga dramática e elementos lúdicos. Peixes é um signo muito inspirado e imagético, o que leva a pendores artísticos.
Porém, se a missão for entregar uma mensagem direta, de forma objetiva, esse Mercúrio pode se atrapalhar. Peixes viaja pelos mares, de modo que a comunicação tende a ficar prolixa, diluída em rodeios – dando margem para mal entendidos. Na hora de ser firme e dizer um “não”, ou passar um feedback negativo, esse Mercúrio sofre porque se importa, se coloca no lugar do outro.
No signo oposto, Virgem, Mercúrio se comporta muito bem, tem as dignidades do domicílio e da exaltação. Já do outro lado, em Peixes, tem duas debilidades, o exílio e a queda. Nativos com esse posicionamento que de fato sentem desafios na hora de se expressar podem se beneficiar de um curso de oratória, por exemplo, ou mesmo de psicoterapia, para avaliar quais questões internas dificultam a fala.
Com linguagens “mudas”, como a pintura, a fotografia, e com práticas espirituais, que envolvem sensibilidade ao invisível, Mercúrio em Peixes se dá muito bem.
Para entender melhor esse posicionamento em um mapa astral, avalie o posicionamento de Júpiter, regente de Peixes.
Luisa Nucada é jornalista e astróloga da Nux Astrologia. Escreve horóscopos diários em seu perfil do Instagram: @nux.astrologia