Banho de ervas: como purificar e energizar o corpo com essa prática
Sabe quando parece que tem algo estranho acontecendo com você mas não sabe exatamente o que? Às vezes, um banho de ervas pode ajudar para mandar algumas energias embora e dar espaço para outras. A prática é extremamente poderosa e é influência de povos muito antigos e religiões que acreditam no poder energético das plantas – portanto, merece muito respeito e cuidado ao se realizar.
Além disso, propriedades terapêuticas também são encontradas no banho de ervas, afinal, as plantas são medicinais e também agem nesse momento e a introspecção traz uma possibilidade de reflexão, meditação e autocuidado. Importante saber que é necessário que se tenha cuidado e assertividade nas escolhas das ervas: primeiro, faça um diagnóstico do que você sente que precisa e então, utilize os “ingredientes” certos. Para isso, esse texto irá te ajudar 😉
A PRÁTICA
De uma forma geral, o recomendado é realizar um chá por infusão das plantas escolhidas e então, após a higienização do banho normal derrame sobre o corpo apenas do pescoço para baixo. Quando forem ervas secas, esquente a água até um pouco antes de ferver, desligue e adicione em média de duas colheres de sopa para 1 litro de água. Deixe descansar e coe quando estiver em temperatura ambiente. Ervas frescas podem e é melhor que sejam esmagadas com um pilão antes de colocar a água quente.
O parágrafo acima fala da ação prática do banho, no entanto, o mais importante está no subjetividade causada por ele. É ideal que se esteja presente, calmo e intencionalmente introspectivo para a ação. Isto é, coloque intenção e mentalize o que estiver buscando naquele momento. A partir disso, é só sentir. Sinta, mande embora o que tiver de ir e receba o que tiver de chegar.
QUAIS BANHOS EXISTEM?
São muitos tipos de banhos, um específico para cada objetivo, problema ou necessidade do momento e que podem ser de uma ou várias ervas. No entanto, podemos dividir em três: o banho de descarga energética, os de limpeza mais leve e os energizantes, que entregam algo para nós.
BANHO DE DESCARGA
O banho de descarga deve sempre anteceder um banho energético, ok? É o famoso banho de sal grosso, então não é bem um banho de ervas, e serve para limpar e desenergizar o corpo. Ou seja, manda embora energias negativas e positivas também – por isso a importância de fazer um banho de ervas depois. Encha uma panela com água, adicione duas colheres de sopa de sal grosso e leve ao fogo. Espere ficar morno antes de colocar no corpo. Faça poucas vezes ou somente quando muito necessário.
BANHO DE LIMPEZA
Mais rotineiro que o banho de sal grosso (mas também não devem ser feitos sempre, apenas em momentos mais específicos e necessários), são banhos de limpeza mais leve, indicados para transmutar algumas energias e pensamentos negativos: a arruda faz uma limpeza e entrega proteção através da positividade; aroeira tem poder de restauração, protege a saúde do corpo e manda embora a negatividade; e o boldo purifica o corpo, fazendo uma limpeza mais interna.
BANHO PARA ENERGIZAR
E para entregar coisas boas ao corpo, podem ser muitas possibilidades. As mais conhecidas são alecrim, que dá prosperidade e abre caminhos; alfazema, que equilibra energias e dá harmonia; manjericão que protege, relaxa e dá aconchego; camomila, para acalmar; e jasmim, para eliminar o estresse e tratar momentos depressivos.
***
Você costuma tomar banho de ervas? Conta nos comentários sua experiência 🙂