Chakras: como funcionam e quais características de cada um
Em diversos momentos da vida é comum que a gente sinta que as coisas estão desequilibradas, certo? Um dos primeiros passos para entender as causas disso é o autoconhecimento do nosso corpo. Mas antes é importante entender que o “corpo” vai muito além dessa matéria visível para nós.
Somos feitos de energia, assim como toda a matéria existente no mundo. E quando falamos de energia, também estamos falando dos nossos chakras. Os chakras estão relacionados a medicina ayurvédica (leia mais aqui), que busca encontrar o equilíbrio em cada um de nós. Mas, vamos com calma, continue a leitura para entender como surgiu, o que é e como funcionam os chakras.
Como começou?
Assim como a medicina ayurvédica, meditação e cristais, os chakras são frutos de anos de tradição e cultura do Oriente. Algumas fontes falam que esse assunto pode ter começado por volta de 1.500 A.C., outras mencionam registros em 200 A.C. e ainda temos aqueles que estudam as escrituras sagradas do hinduísmo 2 A.C.
Já no Ocidente, o assunto e as práticas relacionadas aos chakras chegaram bem mais tarde, no início do século passado. Hoje, o campo de pesquisa é grande e desperta curiosidade – além de ser muito procurado pelos brasileiros.
O que são os chakras?
Mas, o que realmente são os chakras? Em sânscrito significa “roda/centro de luz”. Ou seja, são os centros de energia vital do nosso corpo e que juntos formam a nossa aura energética. Também podem ser entendidos como captadores e distribuidores de energia com outros estímulos e elementos externos.
Cada um deles está diretamente ligado a emoções, processos e órgãos específicos do nosso corpo. Por isso possuem cores, mantras, elementos também únicos que são ativadores desse movimento energético.
Como funcionam?
Como os chakras são ativadores da nossa vibração energética e fazem essa ponte com as outras energias do exterior. Quando você não está se sentindo bem (dores físicas ou pensamentos negativos, por exemplo), pode ser que algum dos chakras não esteja fazendo essa comunicação da melhor forma.
Os chakras podem estar bloqueados/fechados, trocando pouca energia, ou super hiperativos (abertos demais). Tudo isso, faz com o que o corpo entre em desequilíbrio e é quando a gente escuta alguém falar: “acho que meus chakras estão fechados” ou “ai, preciso alinhar os meus chakras”.
O caminho é conhecer os chakras, reconhecer os seus problemas e dar atenção para que suas energias sejam equilibradas naquele ponto. Ou seja, mais uma vez: autoconhecimento. As práticas utilizadas para equilíbrio dos chakras são muito baseadas nas medicina ayurvédica, então, você pode procurar aromaterapia, meditação, yoga, massagem, reiki e/ou uso dos cristais adequados.
Quais chakras existem?
São muitos chakras presentes no nosso corpo, mas comumente são avaliados 7 principais, que se iniciam na base da coluna vertebral e vão até o topo da cabeça. As definições de cada um são bem amplas, mas é possível resumir da seguinte forma:
Básico | Primeiro chackra
- Localização: base da coluna vertebral, períneo
- Cor: vermelho
- Significado: é o seu ponto de conexão com a Terra, por isso, é relacionado aos instintos, à sobrevivência e realização de ideias.
Umbilical | Segundo chackra
- Localização: baixo-ventre, abaixo do umbigo
- Cor: laranja
- Significado: representa a ligação com os órgãos genitais e sexuais. Responsável pelos seus desejos, prazer, sexualidade e relações consigo e com outras pessoas.
Plexo Solar | Terceiro chakra
- Localização: estômago
- Cor: amarelo
- Significado: é o centro de energia da sua autoexpressão, afirmação da personalidade e autoconfiança.
Cardíaco | Quarto chakra
- Localização: coração
- Cor: verde
- Significado: responsável pelo amor que sentimos aos outros e a nós mesmos. Ou, ainda, pela gratidão e generosidade que sentimos pelo mundo, pela vida.
Laríngeo | Quinto chakra
- Localização: garganta
- Cor: azul claro
- Significado: como fica na região da garganta, está ligado à fala e comunicação. É importante mantê-lo equilibrado para melhor o diálogo e não ter dificuldades para expressar os sentimentos.
Frontal | Sexto chakra
- Localização: testa, terceiro olho
- Cor: azul índigo
- Significado: como fica acima dos olhos, representa nosso outro olhar sobre o universo, é o chakra da intuição.
Coronário | Sétimo chakra
- Localização: topo da cabeça
- Cor: violeta
- Significado: como está no lado oposto ao chakra básico, que tem ligação com a Terra, o sétimo chakra é nosso ponto de conexão com o mundo espiritual.
***
Gostou desse assunto? Então você também vai gostar de outros textos: cristais: tudo que você precisa saber!; Ayurveda: o que é, doshas e práticas; e Meditação: benefícios e aplicativos gratuitos para fazer em casa. Aproveite!