Como organizar para fazer uma reforma ou mudança
Fazer uma mudança ou reforma é algo bastante gratificante para algumas pessoas, não é? Mas, por mais que seja bacana, toda obra envolve alguns perrengues e tem como amenizar isso com muita organização! Por isso, separamos aqui um passo a passo simplificado pra você não esquecer de nada. E é bom ir aos poucos, pra concluir as etapas e não deixar nada pra trás ?
Uma outra dica, antes de tudo, é escolher uma plataforma que agrade você. Pode ser o Notion, que é perfeito pra isso, ou qualquer outra que você já conheça. Também vale o bom e velho papel e caneta, pra quem preferir. Agora, aproveite o texto e boa sorte!
1: Faça listas divididas por cômodos
Separa a casa por cômodos, para assim conseguir visualizar o problema em partes e ficar mais leve e tranquilo de resolver tudo. Em cada uma dos cômodos responda a 4 perguntas: O que quero mudar? O que quero manter? O que preciso comprar? O que preciso pensar sobre, ver depois?
2: Busque inspirações
Pode ser no Pinterest, em perfis de decoração ou em qualquer lugar que faça sentido pra você. E não precisa ser uma inspiração literal, do cômodo exatamente, ok? Pode ser que você se inspire em uma estética, em imagens aleatórias, em sensações, esculturas e até músicas, por que não?
3: Faça os orçamentos
Os dois passos anteriores servem pra você saber o que você precisa e quer. Agora é hora de passar um pouco as demandas pra frente, se for o caso. Então, primeiro, saiba quanto custa a ajuda de um arquiteto ou design de interiores e de todos os outros serviços que você vai precisar contratar. Depois, pesquise o valor de cada uma das coisas que precisa comprar nas lojas.
4: Decida se você precisa de tempo ou dinheiro
Agora você sabe quanto vai ter que gastar. É hora de decidir, você precisa de tempo ou dinheiro. Se tem dinheiro o suficiente, faça tudo de uma vez só e tudo que precisa agora, assim, você economiza tempo. Se não tem dinheiro o suficiente, tente deixar mais barato ou faça uma coisa de cada vez: pode ser por uma divisão por cômodos ou por “tipo” da reforma (todas as paredes ou todos os armários, por exemplo).
5: É hora da ação!
Por fim, mão na massa! É a hora de colocar tudo em prática e ficar atenta a algumas coisas enquanto tudo está rolando. Então, lembre-se de revisar o orçamento ao longo do processo; deixar uma reserva para os imprevistos; e acompanhe a execução ao máximo possível, é provável que uma ideia ou outra mude no meio do caminho.