Cristais: tudo que você precisa saber!
O que são os cristais?
Vamos começar entendendo os cristais por sua formação física: são substância sólidas formadas pela “agregação regular de partículas”. E, por mais que isso pareça científico demais, é neste ponto que tudo começa. Os cristais tem toda essa beleza e fama por conta das ligações moleculares extremamente simétricas e perfeitas, que levaram milhões de anos para se formar.
São substâncias que, por conta de interferências físico-químicas muito potentes, foram “cristalizadas”. Assim, é possível imaginar a quantidade de tempo, pressão, temperatura e energia natural que foram necessárias para se tornarem as pedras lindas que conhecemos hoje. As diferentes cores, texturas e brilhos são consequências das diferentes propriedades químicas e físicas relacionadas a cada uma delas.
Se ampliarmos o horizonte da discussão, também podemos perceber que tudo à nossa volta foi e é formado por essas transformações do planeta. O sol e outras estrelas, a terra, animais e pedras são frutos milenares desse processo. Ou seja, tudo a nossa volta é vida e preenchido de muita história e energia.
Qual a polêmica envolvida? É mito ou verdade?
Os cristais, desde muito tempo, são utilizados para curas e equilíbrio energético. No entanto, existe muita polêmica em relação a real eficiência do método. Cientistas afirmam não ter comprovação e as pedras não são consideradas dentro do âmbito da medicina tradicional. Ainda assim, é inegável a quantidade de pessoas que se dizem curadas, movidas e modificadas pelo uso dos cristais.
Então, ainda que existam questionamentos a partir da ciência, há também muita vontade e necessidade de alternativas de cura pela sociedade. E aí é que entram os cristais, como ferramentas que auxiliam na busca do equilíbrio energético e de cura.
Também existem muitas crenças espirituais relacionadas aos cristais, que jamais darão conta de serem explicadas pela ciência. Este não é um texto a favor nem contra, mas sim com todos os parâmetros, na tentativa de deixar livre para acreditar no poder dos cristais ou ainda buscar responder mais questionamentos.
Mas, quais os motivos para acreditar?
(1) São usados há muito tempo
Não é de hoje que se falam dos cristais. Os povos antigos já utilizam das pedras preciosas nas fundações das cidades, em rituais de cura, em medicina alternativa e em práticas mágicas, energéticas e religiosas.
(2) As pedras têm propriedades químicas e físicas
O quartzo foi a pedra responsável pela primeira transmissão de rádio, por possuir moléculas estáveis com frequência de energia. As pilhas e baterias são compostas por elementos químicos que transmitem energia, assim como as pedras. Se tentarmos lembrar também das aulas de física da escola, os átomos presentes nas matérias fazem trocas energéticas e ficam em movimento constante, com muita vibração: prótons, elétrons e nêutrons. Os cristais são matérias altamente energizadas dessa mesma forma.
(3) As energias não científicas + chakras
A maioria das terapia holísticas atuam no corpo etéreo, que é onde os chakras estão atrelados, onde as energias mais elevadas do campo se atrelam ao corpo físico. As pedras atuam nesse campo, conectadas aos chakras e dão possibilidade de conexão com o mundo das energias. Elas também agem no corpo emocional e mental, cuidando dos nossos extintos e pensamentos.
Então, os cristais agem diretamente nas pessoas através do desbloqueio, liberação e reequilíbrio das energias. E estas estão diretamente ligadas à nossa alegria, felicidade e outros sentimentos. E adquirir o bem-estar é o primeiro passo para o auxílio no tratamento de doenças também.
Há também a ideia de que as pedras são carregadas de energia em sua formação e que, ao nos conectarmos a elas, estamos nos conectando ao que existe de mais profundo em relação à natureza. É um reencontro com a terra, com o natural e com o que há de mais primordial.
(4) O efeito placebo
Se nada disso convencer, há também a ideia do efeito placebo. Geralmente este conceito é usado de forma negativa, como se estivéssemos sendo enganados. No entanto, não é bem assim. Afinal, as mudanças e curas realmente acontecem e são signifativas, ainda que, de acordo com essa teoria, estejam mais atreladas à nossa mente.
(5) Beleza
E por último, é inegável que as pedras são lindas, certo? Se nenhum dos motivos for o suficiente, é fácil de acreditar que olhar para objetos belos, que nos enchem os olhos, são extremamente satisfatórios e fazem bem para o nosso bem-estar.
Substitui a medicina tradicional?
Outro ponto muito importante a ser discutido é se os cristais, intitulados como medicina alternativa, podem substituir a medicina tradicional. A resposta é que tudo é válido para que sua saúde esteja na melhor condição possível. Portanto, abandonar a medicina tradicional, uma vez que ela é comprovada cientificamente não será um bom caminho. O melhor é utilizar tudo em harmonia 🙂
Quais os principais cristais?
Existem muitos tipos de cristais. Alguns são mais conhecidos como o Quartzo, Ametista, Turmalina Negra, Selenita, Jade… O importante é entender que cada uma delas tem uma especificidade diferente e cuidados necessários, tanto para o campo energético quanto prático, como limpeza. Portanto, tome cuidado e pesquise antes de usar as pedras, nem todas podem ficar perto do coração ou devem ser usadas diariamente.
As pedras são diferenciadas comumente pelas cores. E isso se dá por sua formação química: as combinações de alguns elementos geram o rosa do Quartzo Rosa ou o preto da Turmalina Negra, por exemplo.
Quais os principais usos?
Os cristais podem ser usados no dia a dia, em diferentes cômodos da sua casa ou carregados na bolsa. E claro, em colares, brincos, anéis e outras joias são muito comuns. Estas são as formas de terapias diárias. Mas, também são utilizados por terapeutas, em práticas meditativas e até como rotina de skincare.
***
Gostou desse texto ou tem algo que esquecemos de falar? Comenta aqui embaixo 🙂