Cromoterapia: tudo sobre a prática de cura através das cores
Sabe quando o dia está nublado e seu humor muda? Ou quando entra em um lugar muito colorido e logo sente algumas sensações? Tudo pode estar sendo influenciado pelas cores e espectros de ondas que chegam aos seus olhos e no restante do corpo. A cromoterapia funciona dessa forma, demonstrando que somos fortemente afetados pelas cores e que elas podem ser utilizadas como uma medicina complementar, para auxiliar na cura de doenças ou tratar problemas emocionais, de insônia e outros.
O interessante é que ainda se estudam novas formas de aplicação, monitoradas por terapeutas. Preparamos esse texto para você entender o que é cromoterapia, como funciona o tratamento e quais os significados das cores. Dessa forma, você passa a prestar mais atenção no seu dia a dia e espaço, modificando as cores e experimentando o equilíbrio entre o que elas propõem e o que você está precisando.
O QUE É?
A cromoterapia é considerada uma terapia complementar (inclusive presente no SUS), ou seja, que deve estar em conjunto com a medicina moderna tradicional. Portanto, não se pode trocar um tratamento científico por cromoterapia: ambos devem andar em conjunto. Fato é que o uso da terapia das cores pode ajudar a passar por este processo de uma forma mais fácil e até reduzir alguns sintomas.
Acredita-se que as cores, através de suas ondas, podem influenciar na nossa personalidade, cura de doenças e busca pelo equilíbrio. Tudo está diretamente relacionado aos nossos chakras e a função de cada cor é agir diretamente sobre esses pontos de energia do corpo e proporcionar benefícios – isto é, não está apenas na nossa percepção visual.
COMO É O TRATAMENTO
O tratamento mais comum é feito com lanternas próprias para a cromoterapia, com espectros corretos das cores. O paciente vai até uma consulta, explica sobre seus sintomas, histórico e, assim, as cores certas são aplicadas em partes específicas do corpo.
A sessão geralmente dura em torno de 40 minutos e deve ser repetida outras vezes, para alcançar benefícios a longo prazo. É importante falar que outras terapias alternativas usualmente são feitas em conjunto, como acupuntura, massagens, aromaterapia e outras. Isso por elas se complementam e ajudam a intensificar os efeitos.
O SIGNIFICADO DAS CORES
As cores possuem seus significados da mesma forma que os chakras, que são caracterizados também pelos espectros. As cores mais utilizadas são verde e azul, que representam a calma e o equilíbrio, e proporcionam a diminuição do estresse e transmutação dos pensamentos.
Vermelho, laranja, amarelo e cores mais quentes estão mais relacionadas ao calor, energia e aumento da autoestima – mas deve ser utilizada com cuidado para pessoas com febre ou hipertensão. E claro, cada uma das cores possui suas especificidades. Para saber mais, fizemos um post no site bastante completo sobre cristais e cores – a lógica é a mesma, clique aqui.
COMO USAR NA DECORAÇÃO
Além de procurar um especialista, você também pode usar a cromoterapia no seu dia a dia para ter uma rotina mais produtiva, uma noite mais calma e criar ambientes mais estimulantes. O azul claro, como está relacionado a calma, é ótimo para o quarto, principalmente próximo ao local de descanso. O verde claro e o lilás também servem para esse fim. As cores mais quentes, como amarelo e laranja, são ótimas para a sala ou locais que precisam de mais criatividade.
Essas dicas não precisam ser aplicadas somente nas cores das paredes, ok? Objetos, cortinas, tapetes, almofadas e plantas são essenciais para compor e trazer o equilíbrio. Também, não quer dizer que o quarto precisa ser inteiro azul claro, ok? É possível que as paredes sejam brancas e apenas alguns objetivos mais azulados. Ou ainda, caso você esteja muito sonolento, alguns toques amarelos vão trazer um pouco mais de energia. Depende muito do que você está precisando e de sua personalidade.
***
Você curtiu esse post? Deixe nos comentários quais suas cores preferidas ou quais você quer testar 🙂