Dharma, Karma e Samsara: o que podemos aprender nessa vida?
As definições de Dharma, Karma e Samsara são bastante antigas e vêm de ensinamentos das religiões Indianas, como o Hinduísmo. Muitas pessoas seguem a religião e utilizam esses termos (e tantos outros), no entanto, ultimamente muita gente também faz uso desses conceitos em práticas espirituais não necessariamente ligadas à religião. Yoga e meditação são bons exemplos disso.
Também, é possível utilizar do Dharma, Karma e Samsara para entender um pouco mais sobre a vida e suas possíveis interpretações. Afinal, falam sobre nossas ações, missões e evolução aqui pela Terra. Para isso, vamos entender o que são cada um desses termos, tendo em vista que a explicação pode ser muito mais ampla e profunda e estará praticamente “traduzida”para fim de entendimento também de quem não pratica a religião.
DHARMA
Dharma é o mais amplo desses termos, afinal, traz consigo o significado de algo que sustenta e que carrega todos os ensinamentos e verdades. É considerado uma lei universal da natureza, para todos, mas com foco em cada um dos indivíduos. É como as coisas deveriam ser, como fomos destinados a desenvolver nossas ações aqui.
O Dharma pode estar relacionado tanto às “obrigações” humanitárias em comum, quanto ao que foi predestinado a cada um dos seres. Ou seja, é certo que precisamos preservar a vida, viver em comunidade e tantas outras “leis”. Mas, também, a cada um dos seres, existem caminhos certos nessa vida – de acordo com o que foi vivido em outras e algumas definições causadas nelas. É quase que um tipo de “destino”.
KARMA
Uma das leis de Dharma é o Karma. Esta palavra, também em sânscrito, tem como significado ação. Isto é, fala-se de Karma quando se fala de causa e efeito. Em resumo: qualquer execução que trará uma consequência. Pode ser neste momento da vida, em outro ou até outras encarnações. É a típica lei da ação e reação.
Comumente se fala que o Karma está somente relacionado às coisas ruins, mas não é bem assim. Acredita-se também que as coisas boas voltam em prosperidade, felicidade e riqueza espiritual. E quando se discute a relação com Dharma é que Karma estaria “saindo” do que Dharma propõe ou predestina para essa vivência.
SAMSARA
Samsara pode parecer um pouco difícil de entender, no entanto, quando falamos de Dharma e Karma, lembra-se de encarnações, vidas e passagens que carregam essas histórias e predestinações. Samsara é o nome dado para tudo isso, para esse conjunto de fases, de “mundos” e de ciclos de existências.
Se pensarmos através da religião trazemos a ideia de que as coisas não acabam nem começaram aqui e agora. O Dharma e os Karmas vem se estabelecendo ao longo das vidas, ao passo que cada uma delas é uma oportunidade para evoluirmos e alcançarmos a iluminação.
***
É interessante pensar que esses termos podem fazer muito sentido para entendermos nossas ações durante a vida, acreditando ou não em reencarnação. Você concorda? Deixe sua opinião nos comentários.