Dormir melhor: 10 dicas essenciais para ter o sono dos deuses
Melhorar a saúde mental, aumentar a imunidade, ficar calmo, ser produtivo, relaxar… São tantas as pressões nos últimos tempos que a primeira ideia que vem à cabeça é que não daremos conta do recado. Ouvindo assim, parece tão simples como um estalar de dedos e que tudo que “precisamos” fazer para ficar bem fosse facilmente feito, não é? A gente sabe que não é bem assim e que a busca por equilíbrio é constate na vida de qualquer um.
No entanto, existe uma única prática essencial para conseguir uma melhor qualidade de vida e que talvez você não tenha dado tanto valor: dormir melhor!
O sono é responsável por nos deixar vivos. Pode até parecer exagero, mas as milhares de pesquisas sobre o quanto dormir bem traz benefícios a saúde só vem comprovando o fato de que pessoas que dormem melhor (é diferente de “dormem mais”, ok?) têm mais disposição, são mais calmas e reagem de forma muito mais eficaz contra doenças.
O que acontece é que quando estamos dormindo é como se o corpo estivesse recarregando de fato! Durante o dia o corpo está funcionando à todo vapor e precisa desprender energia para nos deixar acordados e ainda realizar todas as tarefas. À noite é hora de dar descanso a ele para que possamos nos refazer por inteiro e deixar o sistema imunológico lá em cima. A Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como várias outras pesquisas comprovadas, recomenda de 7 a 9 horas de sono por noite para adultos entre 18 e 64 anos. Antes dos 18 é ideal dormir mais e depois dos 64 um pouco menos.
Mas, como dormir melhor? Preparamos 10 dicas essenciais para você ter o sono dos deuses 🙂
PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO
O primeiro passo que serve para muitas áreas e problemas da vida é o autoconhecimento. Existem muitas indicações que são gerais e que falaremos na sequência. No entanto, olhar para dentro de você e reconhecer o que te faz bem e o que te leva a ter uma boa noite de sono e dormir melhor é essencial.
Ter discussões antes de dormir te ajudam ou atrapalham? Olhar muitas notícias, comer alimentos que deixam o corpo mais pesado, refletir demais… Será que faz bem? Buscar terapias que possam ajudar a relaxar são excelentes alternativas para uma boa noite de sono.
CRIE O AMBIENTE IDEAL
Feito o comentário acima em relação ao autoconhecimento, outras indicações são mais gerais. Afinal, estamos falando de corpo humano e, por mais que tenham suas particularidades, muitos funcionamentos são os mesmos, certo? Uma das dicas que funcionam pra maior parte das pessoas é ter um ambiente ideal para dormir, que podem ter o Feng Shui como base ou 3 pilares: temperatura, luz e som.
A temperatura, por incrível que pareça, precisa estar um pouco abaixo do restante da casa. Deixe o quarto arejar durante o dia para não ficar abafado e tome um banho quente pelo menos 1 hora antes de deitar, para causar o “choque-térmico”. Sobre a iluminação, precisa estar o mais escuro possível e a luz deve ser diminuída um tempo antes de deitar (luminárias e abajures são ótimos para isso). Já o som pode ser controlado com uso de protetores de ouvido. Ah, claro, um ambiente aconchegante e que te acalme é essencial também.
Quer uma dica extra? Um aroma gostoso pode fazer toda a diferença! Todo mundo já deve ter ouvido falar da lavanda! Que tal experimentar usar um óleo essencial da planta no aromatizador de ambiente? A gente te conta um pouco mais sobre aromaterapia nesse post aqui 😉
ESTABELEÇA UMA ROTINA
Ambiente perfeito, é hora de você ter os seus horários bem definidos. O mais interessante é que se estabeleça um horário para dormir e acordar e que sejam os mesmos todos os dias – sim, inclusive nos finais de semana. Isso ajuda o cérebro a entender que “está chegando a hora” e, consequentemente, nos traz mais disciplina para cumprir as 8 horas de sono (em média) – lembre-se, isso é essencial para viver.
Além do horário, crie um ritual. Apague as luzes um pouco antes, leia um livro se for da sua rotina, escreva, beba algum chá… Mas lembre-se de fazer tudo isso fora da cama. Só deite realmente na hora de dormir. O corpo também precisa entender onde é o lugar de cada atividade.
DESCONECTE-SE
Já que falamos nisso, este é o momento ideal para largar o celular. O mais indicado é não ficar mais conectado a outros assuntos e realmente se concentrar na ação de dormir. Além disso, a luz da tela do celular, do computador e TV chega aos olhos e corta a produção de melatonina, hormônio responsável pelos padrões do sono.
Então, que tal 30 minutinhos antes do seu horário de dormir deixar o celular longe da sua cama? Pode ser um hábito interessante e ainda evita de você acordar já olhando a Instagram ou o WhatsApp – quem nunca, né?
RESPIRE
Já falamos em um post aqui no site o quanto a respiração age para que tenhamos uma melhor qualidade de vida. Afinal, respirar é praticamente sinônimo de estar vivo. Dar a devida importância a essa ação faz todo sentido.
Tem um vídeo no IGTV da Dani com um exercício de respiração ótimo para dormir melhor. É super fácil, simples e pode ser um caminho para você começar a relaxar antes de dormir. Meditar também é uma ótima alternativa e recomendamos 5 apps para a prática aqui.
FAÇA EXERCÍCIOS
Já estamos cansados de saber que se exercitar é um ótimo remédio para quase tudo na vida, não é? Mas não custa lembrar o quanto as atividades físicas são importantes, inclusive para dormir. Se pensarmos concretamente, a prática de exercícios físicos nos deixa cansados e o corpo irá repousar mais facilmente.
Por outro lado, também há liberação de hormônios que ajudam na sensação de bem-estar e isso está diretamente relacionado à qualidade do sono. Mas fique atento: se o seu exercício dá muita energia o ideal é que seja praticado pela manhã – sempre perceba o seu corpo.
QUE TAL UM CHÁ QUE ACALME?
A alimentação, de forma geral, é muito importante para um boa noite de sono. Frutas mais leves e comidas com pouco carboidrato ajudam o sono. Os chás, desde que sejam calmantes, podem ser uma das últimas coisas para consumir antes de dormir, por exemplo.
No entanto, lembre-se de escolher um que tenha propriedades calmantes. Nada de chá-verde, matcha ou preto, ok? Fizemos um post com os chás que você pode consumir para relaxar (aqui).
EVITE O CAFÉ, ÁLCOOL E TABACO
Você já deve ter ouvido falar que não se deve consumir café à noite, certo? A cafeína presente nele ou nos chás verde e preto dão aquele pico de energia e podem causam insônia.
Além disso, o álcool e o tabaco devem ser evitados antes de dormir. Ambos dão a falsa sensação de sono e calma, no entanto, apenas “sedam” quem os consome e isso não garante uma boa qualidade de sono.
TENHA ALGUMAS PLANTINHAS
Claro que não é uma dica de efeito tão rápido ou com resultados excepcionais. Mas, por que não lembrar das nossas amigas plantas? A NASA já indicou uma lista variada de plantas para ter no quarto que auxiliam na purificação o ar e no aumento da qualidade do sono. Nós já fizemos um post bem completo sobre o assunto (aqui).
Além disso, as plantas deixam o ambiente mais aconchegante e gostoso caso seja do seu estilo. Nada melhor que adormecer em um local que tem a nossa cara, não?
BUSQUE AJUDA DE UM ESPECIALISTA
Por fim, mas que deve ser a primeira opção caso você tenha insônia frequentemente e queira dormir melhor: procure um médico. Muitas pessoas sofrem de insônia e realmente a mudança de um estilo de vida e hábitos podem melhorar a situação. No entanto, não deixe de procurar uma ajuda profissional para fazer exames e descobrir um caminho melhor e mais seguro para resolver o problema. E sempre bom lembrar: não faça uso de medicamentos sem recomendação médica, ok?
***
Conta pra gente nos comentários se esse texto ajudou você ou quais são as suas práticas para dormir melhor 🙂