Fases do ciclo menstrual: efeitos no corpo, mente e natureza
As fases do ciclo menstrual podem ser vistas de muitas formas: através da produção hormonal, mudanças de humor, mudanças físicas no corpo, fases da lua e conexões com a natureza. O ponto é: este é um aspecto da vida de quem menstrua que não merece se passar despercebido. Entender as fases do ciclo menstrual é extremamente importante para conhecer o próprio corpo, quais momentos podem ser melhores para uma coisa ou outra e também aceitar as intervenções causadas por ele.
Também, este texto não precisa ser apenas uma informação para quem passa pela menstruação no próprio corpo. Entender esse funcionamento do corpo de quem menstrua é extremamente importante para questionar muitas lógicas da sociedade que vivemos. Existe uma linearidade preestabelecida e imposta de que todas as pessoas devem produzir o tempo inteiro, na mesma frequência, intensidade e disposição. No entanto, adaptar-se a essa lógica é – no mínimo – complicado. Conhecer o próprio corpo, ciclos e respeitá-los é o primeiro passo para viver uma vida um tanto mais saudável nesse aspecto, em conexão com a sua percepção, expressão e sensações do corpo.
Portanto, separamos aqui em três grandes partes das fases ciclo menstrual, ainda que possuam pequenos estágios dentro de cada uma delas. E não está resumido apenas ao que acontece no corpo de forma biológica e hormonal, a relação pode ser interpretada também de outras formas mais “místicas” (pela lua, energias e natureza). Fique à vontade para interpretar e pegar para você a que mais se identificar. E outra observação importante: cada corpo é um corpo e os números, dias e sensações podem ser variáveis, ok?
FOLICULAR
A primeira fase, considerada pela medicina, é a folicular. Ela se inicia a partir do primeiro dia que acontece o sangramento, portanto, marcada inicialmente pelo estágio da menstruação. O que acontece é que o tecido dentro do útero (endométrio) é liberado pelo corpo já que não houve uma fecundação. Geralmente dura entre 5 e 8 dias.
Na sequência inicia-se o segundo estágio desse momento. O sangue cessa e os folículos, que são pequenas bolsas de armazenamento dos óvulos, se preparam para liberá-los e possibilitar a entrada no próximo período: a ovulação. Assim, a produção de estrogênio aumenta, para “engrossar” a parede do útero e acontece o estágio chamado de proliferativo. Estas duas últimas vão até mais ou menos o 10º dia desde o primeiro da menstruação.
OU, A FASE DA LUA NOVA E CRESCENTE
No início da fase folicular, o “período menstrual”, é quando acontece a fase da lua nova ou o inverno. A energia neste momento é bastante introspectiva e tem mais foco em áreas espirituais e da mente. Portanto, é uma excelente oportunidade dentro das fases do ciclo menstrual para ficar mais em conexão com o próprio corpo. Meditação, atividades artesanais, escrita e escuta de músicas relaxantes são práticas que serão alavancadas nesse momento. É também um momento de limpeza do corpo, tanto no sentido físico quanto espiritual. Evitar lugares com energia mais pesada será uma vontade e fará bem!
Depois dessa fase, tem o momento da lua crescente ou a primavera, que é chamada de pré-ovulatória e se inicia com o fim da menstruação. As sensações serão de muita energia e vitalidade, florescimento. Portanto, colocar para fora suas expressões, arriscar em coisas que quer muito fazer, planejar, aprender e dar início a muitos desejos são excelentes recomendações para essa fase.
OVULATÓRIA
Esta fase acontece na metade do ciclo, dura em torno de 5 dias e está marcada pela liberação do óvulo (provavelmente no 14º dia). O que acontece é que um dos óvulos que estavam armazenados nos folículos é liberado, maturado, fica em condições de ser fecundado e segue para o útero. O tempo de vida do óvulo dura aproximadamente 24 horas e é nesse momento que acontece o período fértil. Ah, um espermatozóide pode permanecer vital por 5 dias e este é o motivo pelo qual a gravidez pode acontecer fora das 24 horas.
A produção de estrogênio nesse momento aumenta ainda mais para que o folículo se rompa e estimule todo esse caminho do óvulo. Também há produção de testosterona (sim!) e isso faz com que você tenha muito libido e desejo sexual, se sinta mais atraente, com fortalecimento muscular e tenha até um pouco mais de ânimo para realizar atividades.
OU, A FASE DA LUA CHEIA
A fase em que a lua está completamente exposta aos nossos olhos é o momento da energia mais sensível e visível. Também é a fase que representa o verão! Portanto, trará mais calor, aspectos mais focados nas suas relações e disponibilidade para o outro. O amor, compaixão e comunicação estarão prevalecendo nesse momento. É um estado de interação, assim como a energia da lua cheia e do sol, que aquecem, é plena e cheia de luz.
É uma ótima oportunidade para experimentar novas relações, aceitar os processos e agir um pouco mais do que pensar. Mas, claro, tomar cuidado com os desequilíbrios que podem ser causados por essa abertura. Desejos sexuais, de prazer e pouca necessidade de controle estarão presentes.
LÚTEA
E por fim, ou para começar (dependendo do ponto de vista) a parte do ciclo chamada de lútea. É o momento em que duas possibilidades podem acontecer: o corpo se preparar para uma gravidez ou para a menstruação. A produção de progesterona (pró-gestação) aumenta (mas ainda há a presença de estrogênio) e prepara para gestar ou para eliminar o “corpo lúteo”.
Neste momento é que acontece a conhecida Tensão Pré-Menstrual (TPM), com dores, humor inconstante, acnes, inchaço, compulsão alimentar, ansiedade e outros 150 possíveis sintomas (é sério). Isso acontece porque ocorre uma queda hormonal que pode gerar inúmeras alterações no sistema nervoso. Uma delas é a baixa produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”. Mas é importante saber que a TPM não é feita de uma regra e pode se apresentar de muitas formas diferentes, ok?
OU, FASE DA LUA MINGUANTE
Neste período das fases do ciclo menstrual, do outono e de lua minguante, é quando a energia do nosso satélite natural volta-se para dentro novamente. Portanto, por ser um momento de mudança bastante abrupta, pode ser mais confuso para decidir, planejar, criar… No entanto, talvez seja um dos momentos mais verdadeiros, no qual coloca-se em expressão muitas vezes a intuição, sentimentos e ações mais reprimidas. Assim, é um momento de análise, reflexão e transformação.
É também um momento de preparação para a limpeza, para um novo ciclo e com a missão de encerrar este. Assim como tudo na vida, não é e nem precisa ser fácil e tranquilo. A dica aqui é usar de todos esses sentimentos para colocar em prática a escrita, a arte, a dança ou qualquer atividade que possa se beneficiar dessa sensibilidade como expressão – mas só se quiser, claro!
Agora, tudo volta, o ciclo se reinicia e pode ser totalmente diferente do que já foi, do que está escrito aqui ou do que se cria como expectativa. O passo é analisar cada momento como único e perceber suas próprias expressões nas fases do ciclo menstrual.
***
Você tem analisado as suas fases do ciclo menstrual? Deixe nos comentários pra gente entender melhor 🙂