7 documentários sobre veganismo para assistir e repensar o consumo
Se você chegou até esse post é porque deve ter começado a se questionar sobre o consumo de produtos de origem animal, certo? Existem muitos dados em relação ao crescimento do vegetarianismo e veganismo no Brasil e pelo mundo. Uma pesquisa do IBOPE (2018) afirmou que pelo menos 14% dos brasileiros se considera vegetariano, por exemplo.
Mas, independente dos dados, o fato é que se você prestar atenção nas suas redes sociais, círculo de amigos e outros grupos, vai notar que a discussão sobre o consumo consciente dos alimentos e consequentemente o vegetarianismo e veganismo é muito frequente.
Ainda assim, por que estamos falando tanto sobre? E por que muitas pessoas tem decidido parar de comer carne, leite, ovos e utilizar outros produtos de origem animal? Para explicar melhor todos esses pontos, existem muitos documentários sobre veganismo e listamos 7 deles, separados por categorias ou abordagens, que podem direcionar a discussão. Escolhe aquele que mais te chama atenção e aproveite!
Ah, todos possuem o link para assistir online 🙂
Cowspiracy, para pensar sobre o meio ambiente
Este talvez seja um dos mais conhecidos documentários sobre o veganismo. O ponto principal que Cowspiracy traz é sobre a degradação ambiental e como a produção de alimentos de origem animal é uma das maiores causas de desmatamento, poluição e problemáticas relacionadas ao meio ambiente.
Para assistir, clique aqui: Cowspiracy.
Live and let live, sobre o amor aos animais
O documentário traz a história de 6 pessoas que abdicaram de suas rotinas antigas para considerar o veganismo. Os entrevistados possuem histórias diferentes e motivos distintos para isso. O que os une são suas relações com a causa. Todo o filme é comentado por especialistas que trazem à tona uma explicação sobre o sentimento dos animais e como nos colocamos moralmente acima deles.
Para assistir, clique aqui: Live and let live.
What the Health e Forks Over Knives, para questionar a saúde
Se você quer entender um pouco mais sobre como o consumo de produtos de origem animal pode afetar sua saúde, esses documentários são para você. O documentarista de What the Health apresenta muitas pesquisas que apontam a relação da carne com doenças, como diabetes e câncer. Tudo, é claro, acompanhado de médicos, cientistas e outros profissionais.
Para assistir, clique aqui: What the Health.
O segundo, Forks Over Knives, mostra a experiências de algumas pessoas que mudaram sua alimentação para o vegetarianismo, as diferenças significativas em suas rotinas e questiona também o uso de alimentos processados em diversos âmbitos.
Para assistir, clique aqui: Forks Over Knives.
Terráqueos, sobre a indústria
Para os fãs de Joaquin Phoenix, vale mencionar que este documentário é narrado por ele, que também é vegano e ativista da causa. Neste filme o que é questionado e revelado é a relação da indústria da produção de alimentos e produtos de origem animal. É importante lembrar você precisa ser forte para assistir essas imagens – algumas são muito pesadas e impactantes.
Para assistir, clique aqui: Terráqueos.
Vegucated, quase em reality show
Este é um daqueles mais fáceis de assistir, afinal, conta a vida de três pessoas apaixonadas por carne e queijo que toparam adotar uma dieta vegana como experimento. Assim, é interessante observar como eles lidam com essa nova forma de encarar a alimentação.
Para assistir, clique aqui: Vegucated.
A Carne é Fraca, um documentário brasileiro
Por fim, mas não menos importante, A carne é fraca – um documentário brasileiro sobre o veganismo. Não existe exatamente um foco neste filme, afinal ele trata de muitas partes da causa vegana. De toda forma, aborda muito sobre os impactos na saúde, vida dos animais e meio ambiente. Este, da mesma forma que o Terráqueos, não é tão fácil de assistir por conter imagens muito fortes.
Para assistir, clique aqui: A carne é fraca.
***
E aí, por qual você mais se interessou? Existem muitos aspectos sobre o veganismo, então a gente espera que algum deles seja relevante para você. E, ainda em tempo, um ótimo perfil no Instagram para debater as causas e a situação no Brasil é o @comidasaudavelpratodos, super recomendado 😉