A Caça
Nós estamos tão acostumados com as grandes produções hollywoodianas que às vezes deixamos de lado ótimos filmes que fogem dessa estética. O Netflix é o nosso grande queridinho e por que não deixar os filmes norte-americanos um pouquinho de lado?
Passando pelos milhares de filmes do catálogo, parei para assistir A Caça, de Thomas Vinterberg (2012).
O filme dinamarquês conta a história de Lucas, interpretado pelo incrível Mads Mikkelsen – que recebeu o prêmio de melhor ator em Cannes. Lucas é um homem de meia idade, recém divorciado que vive longe de seu filho, Marcus (Lasse Fogelstrom), e que trabalha como monitor de uma pré-escola.
Além de super simpático e querido pelos amigos, o protagonista se torna a paixão platônica de Klara (Annika Wedderkopp) – filha de um de seus melhores amigos e aluna da creche. Após ser “rejeitada”, a pequena conta para diretora que Lucas mostrou suas partes intimas à ela. Lucas passa a ter que se defender contra as acusações de pedofilia e a rejeição de toda a cidade.
Os erros da polícia, da creche e de todos os envolvidos criam um bola de neve da qual Lucas não consegue sair. Tido como criminoso por grande parte da população, o acusado não pode nem mais ir ao mercado sem ser agredido.
O filme nos faz refletir sobre o que faríamos em uma situação como essa. É difícil não querer longe um homem acusado de pedofilia. No entanto, ninguém para para refletir se aquilo realmente aconteceu ou é só a imaginação de uma criança.
Os atores dão um show à parte! A interpretação de Mads, Annika e Lasse são as que mais se destacam.
Corra já para o Netflix!