Limpeza da língua: o que você precisa saber sobre essa prática da Ayurveda
Uma das práticas da Ayurveda é a Jihwa Prakshalana (raspagem ou limpeza da língua). O ideal é realizar pela manhã, em jejum e logo após acordar, no momento da dinacharya (saiba mais aqui) que é dedicado a eliminação de impurezas. Tanto a Ayurveda quanto a medicina moderna acreditam em benefícios ao raspar a língua e é algo que não temos tanto costume pelo Ocidente. Por isso, esse texto é para explicar quais os benefícios e (quem sabe) convencer você também a fazer a limpeza da língua, por uma vida mais saudável.
A LÍNGUA DÁ SINAIS
Já parou para pensar qual o primeiro lugar que “encosta” na sua comida? É, sem dúvidas, a língua, o primeiro órgão a fazer a digestão por nós. Na Ayurveda o aparelho digestivo e o bom funcionamento dele é fundamental para alcançarmos o equilíbrio, saúde e bem-estar. Por isso, é tão importante cuidar da nossa língua.
Além disso, a língua é detentora do poder de mostrar o que está de “errado” com o nosso corpo. É só imaginar que cada parte da língua representa um de nossos órgãos e, portanto, se há alguma alteração de cor, textura e mucosa em um desses locais, é hora de dar mais atenção para essa parte.
O ACÚMULO DE TOXINAS
Junto a isso, a língua faz parte da boca, local por onde entra o nosso sustento e manda embora muitas toxinas do corpo. Esse músculo que possuímos na boca faz esse papel de receber e “grudar” as toxinas, em sua maior parte enquanto estamos dormindo. Por isso, tamanho importância em dar aquela ajuda para o corpo, fazendo a raspagem ou limpeza da língua.
As toxinas do nosso corpo são “coisas que não precisamos mais” e estão sendo mandadas para fora. Elas estão presente na urina, fezes, suor e também em boa parte da saliva. Segundo a Ayurveda, estão presentes ali também emoções e sentimentos que precisam ser eliminados.
BENEFÍCIOS
Essas toxinas, caso não sejam eliminadas, por estarem em um órgão que representa o corpo inteiro e inicia a nossa digestão, podem ser absorvidas ao longo do dia ou atrapalhar o funcionamento dos órgãos e realizar um mau trabalho com o que ingerimos. Ao remover essas toxinas é os poros da língua se abrem, juntamente com as papilas gustativas melhorando o funcionamento, reconhecimento do sabor e tudo fica mais fluido. Também, o fogo digestivo (agni) aumenta por conta da maior produção de saliva.
O benefício de melhorar a digestão é o principal deles, mas não o único. Junto com ele vem a limpeza do corpo, da boca, massageamento dos órgãos, bem-estar, melhora no hálito e prevenção de doenças bucais e do restante do corpo. Para isso, o uso precisa ser habitual 🙂
COMO FAZER
O primeiro passo é ter um limpador de língua, que faz o trabalho muito melhor do que com a escova de dente. É mais indicado que seja de cobre, prata ou aço inox, para evitar o uso do plástico, que acumula resíduos e menos duradouros. Os que tem formato de “U” (como o da foto) tem a melhor anatomia, conseguindo ir mais longe e “abraçando” as laterais da língua.
Inclua na rotina dinacharya, que vem acompanhada com a eliminação de toxinas do corpo inteiro com outras práticas: banho, oleação, escovação dos dentes e meditação. Saiba mais aqui.
CUIDADOS
Os cuidados são básicos: não fazer o uso de forma agressiva para eliminar qualquer possível sujeira da língua. Lembre-se que é um músculo sensível e com textura – é impossível deixá-la totalmente lisa. Portanto, se observar úlceras, sangramento, cortes procure um dentista para saber qual o problema está acontecendo.
***
Você conhecia essa prática? Deixa nos comentários sua experiência 🙂