Limpeza energética: práticas para renovar energias e auxiliar no bem-estar
Se pensarmos que o nosso corpo não é só feito dessa matéria que conseguimos tocar, estaremos encontrando a ideia de que somos muito mais do que podemos ver. E assim, estamos falando de “energia” (leia mais aqui). É como se tivéssemos uma extensão espiritual, um corpo maior que o nosso, nos rodeando o tempo inteiro. E ele funciona como uma rede: segura muita coisa! Algumas dessas coisas são energias boas e necessárias e outras que merecem ser despedidas, que pesam e deixam as coisas um pouco estranhas – é aqui cabe uma boa purificação e limpeza energética, sobre o que vamos falar nesse texto.
Com a nossa casa, ambiente de trabalho ou qualquer espaço acontece bem parecido. É sobre aquela sensação de chegar e ter um “clima meio estranho”, sabe? Claro que pode ser uma percepção, um pós acontecimento traumático… Ainda assim, tudo está bastante conectado: ao passo que você se desfaz de algumas energias o ambiente passa pelo mesmo processo, e o contrário também é válido. Também, nem tudo é somente sobre a energia. As práticas que vamos sugerir a seguir também trazem muitas sensações relacionadas a saúde mental, do corpo, autocuidado e autoconhecimento. De toda forma, vale a pena experimentar cada uma delas, que são extremamente poderosas:
COM ERVAS
CHÁS
Que os chás possuem benefícios já sabemos, né? (aqui, aqui e aqui). Mas, se transformarmos um pouco a nossa intenção ao consumi-los pode se tornar uma prática de limpeza espiritual. As ervas mais recomendadas para isso são hortelã e alecrim. Faça o chá com infusão, conecte-se com esse momento colocando as mãos próximas a ele e beba suavemente mentalizando a limpeza e os seus desejos.
BANHO DE ERVAS
Ou, se preferir, faça um banho de ervas, que consiste em fazer a infusão de plantas para banhar o corpo e purificar, limpar ou energizar – a depender de qual for escolhido. Tem um texto no site explicando tudo sobre (clique aqui).
ATRAVÉS DO CHEIRO
AROMATERAPIA
Ainda falando de plantas, mas agora com foco nos seus óleos essenciais, a aromaterapia promete purificar de forma poderosa você e o ambiente. Dependendo de qual for usado pode, além de purificar, pode despertar emoções, dar energia ou modificar alguns pensamentos. E claro, um texto super completo para entender melhor: clique aqui.
DIFUSORES
Também parte da aromaterapia, os difusores fazem o trabalho de “espalhar” pelo ambiente o aroma dos óleos essenciais. No mesmo post da aromaterapia tem bastante sobre. A lógica é a mesma, mas esse último mais focado para o espaço.
INCENSOS
Incensos já são os queridinhos da purificam energética do ambiente. Eucalipto, lavanda, arruda ou sálvia são ótimas indicações. Acenda, aproveite para mentalizar o que quer mandar embora e o que deseja que chegue para você. Tem um post bem bacana sobre no site: clique aqui.
PALO SANTO
O Palo Santo é um “tipo” de incenso, feito com a madeira da árvore apenas. Bastante utilizado em rituais de purificação, limpeza e cura de povos ancestrais da América. Faça como no incenso e também não esqueça de abrir alguma janela para dissipar melhor a fumaça.
OU DE FORMA MINERAL
CRISTAIS
Saindo das plantas, vamos ao caminho das pedras. Os cristais dos mais diversos tipos são excelente para quem está buscando purificação energética. O uso pode ser diverso: em colares, brincos, na mesa do trabalho, porta de casa um em práticas meditativas. Temos alguns posts no site explicando bem: aqui, aqui e aqui.
CARVÃO
E você já viu um recipiente com água e carvão e ficou curioso? A ideia é que este mineral “atraia” as energias negativas do local para ele. Para fazer é simples: coloque em um recipiente de vidro água até a metade e um pedaço de carvão vegetal. Deixe em um canto da casa e assim que afundar ou submergir um pouco coloque novamente na natureza. Depois de alguns dias repita o processo.
SAL GROSSO
Com a mesma lógica do banho de ervas (citado no início do texto) o sal grosso poderá ser utilizado no banho (leia mais aqui) ou em alguns recipientes pela casa, preferencialmente perto da entrada – renove o sal a cada 7 dias e descarte na natureza.
PRÁTICAS CORPORAIS
YOGA
E também, existem algumas ações mais “palpáveis” para purificação energética. O Yoga, por ser uma prática física elimina toxinas presentes no corpo ao passo que acalma, equilibra as energias e transmutar pensamentos negativos. Tem post aqui e aqui.
MEDITAÇÃO
A meditação, tem também poderes de limpeza espiritual, mas também aumenta o foco, concentração, diminui a ansiedade, ajuda a dormir melhor… São muitos benefícios e que fazem o papel de integração muito bem entre corpo e mente. Leia mais aqui e aqui.
BÔNUS: PLANTAS
E por fim, existem algumas plantinhas que, assim como no trabalho com as ervas, minerais ou aromas, fazem uma purificação no ambiente e em nós. As mais conhecidas são a Espada de São Jorge, Arruda, Comigo-Ninguém-Pode e Lírio da Paz. Tem um post indicando várias aqui, e ainda, elas ajudam a limpar o ar e acalmam. Se tiver pets em casa, dá uma olhada nesse aqui.
***
E você, o que faz para purificar energeticamente você e o seu ambiente?