Meditação: o que é, benefícios + meditação guiada com apps gratuitos
Você já reparou que muitas pessoas têm praticado a meditação pelas redes sociais e dito o quanto ela pode transformar? É um fato que isso aconteça quando o momento e a realidade esteja tão preocupante e tensa. Então, para melhorar, buscamos paz, tranquilidade e calma, como uma forma de fuga (no melhor sentido da palavra) das conexões mais concretas e terrenas. É exatamente dessa maneira que a meditação age, para poder “voltarmos à realidade” depois e seguir em frente.
Mas, o que realmente é a meditação? Quais os benefícios? Funciona mesmo? E como? São muitas dúvidas que passam na nossa cabeça e que, se respondidas, podem inclusive ajudar a acalmar os pensamos e auxiliar na meditação, caso você já esteja tentando fazê-la. Neste texto respondemos estas e outras dúvidas, além de indicações de aplicativos gratuitos para você começar a meditar hoje mesmo ✨✨
História
É muito difícil, assim como a maioria das práticas muito antigas, informar exatamente qual o surgimento. O que se pode dizer é que muitas culturas, religiões e práticas utilizavam da meditação. Além disso, é certo que a maioria delas são vindas do oriente (Índia e China).
No entanto, tomar consciência, olhar para dentro de si, refletir e concentrar-se são práticas referentes a uma vasta explicação histórica. Já parou para pensar no tanto de concentração que os seres mais arcaicos buscavam para realizar caças ou simplesmente olhar para o fogo após descobri-lo?
O que é?
A meditação é uma das práticas da medicina ayurvédica, que propõe, antes de tudo, o autoconhecimento (explicamos melhor nesse link aqui). Meditar é uma forma de praticar a atenção, observação e concentração a partir do campo da consciência. Ou seja, quando meditamos, realizamos a introspecção, o “olhar para dentro”.
Não é por acaso que motivação vem do latim meditare, que significa “ir para o centro”, desligar-se do mundo exterior, por um espaço de tempo, para voltar com maior equilíbrio e outros tantos benefícios.
Benefícios
Falando neles, listamos aqui alguns dos incríveis benefícios da meditação:
Saúde mental
Quem medita começa a enxergar o mundo de outra forma e assim desenvolve uma imagem mais positiva sobre a realidade. Na busca pelo equilíbrio e outras percepções do real, a meditação ajuda no tratamento da ansiedade, depressão, hipertensão, dores crônicas… E uma infinitude de outras doenças. Afinal, um corpo em equilíbrio e calma é um ambiente menos atraente para vários problemas, não é?
Concentração e foco
Sabe quando você vai fazer algo e se sente muito disperso? O que acontece é que você está sendo bombardeado de outras informações, vontades e pensamentos. A meditação é uma ótima prática para que sua mente elimine essas interações e realize com mais foco alguma atividade.
Autoconhecimento
E claro, o maior dos benefícios, que está ligado a todos os outros: o autoconhecimento. A partir do momento que procuramos conhecer a si mesmo e coordenamos a mente para isso, estamos testando outras possibilidades de ação e encontrando as formas individuais, que são únicas, de viver de uma forma saudável.
Conexão divina e natural
Também, para que acredita, a meditação pode ser uma forma de conexão divina com a espiritualidade do mundo e com o que há de mais natural no mundo, as energias. Falamos muito sobre elas em um texto sobre os cristais, clique aqui 🙂
Como praticar?
O melhor jeito para quem está começando é realizar esse processo de meditação de uma forma guiada. Isso pode acontecer com algum professor que realize essa conduta ou por aplicativos, vídeos no youtube, podcasts…
Então, encontre um lugar tranquilo, sente-se de uma forma confortável e escute o seu guia, realizando todos os passos da forma mais natural possível. E o mais importante de tudo: não desista e não se cobre tanto. Não desista caso ache que não está funcionando e não se cobre para que seja tão eficiente, afinal, a meditação não busca essa lógica da produtividade, mas, sim, da calma.
Algumas dicas para meditar:
- Feche os olhos.
- Respire sempre.
- Coloque o foco em alguma parte do seu corpo.
- Escolha um ambiente silencioso e tranquilo.
- Mantenha a frequência, faça em dias bons e dias ruins.
- Relaxe!
E quais aplicativos utilizar:
- Medite.se (Android e IOS)
- LoJong (Android e IOS)
- WeMind (Android e IOS)
- Sattva (Android e IOS)
- Aura (Android e IOS)
***
Esperamos que esse post tenha ajudado você. Se tem alguma outra prática ou aplicativo que você utilize, deixe nos comentários para ajudar outras pessoas também 🙂