O que é medicina ayurveda? Como funciona, doshas e práticas!
“Ciência da vida”, esta é a tradução para Ayurveda, uma palavra em sânscrito que denomina todas as práticas relacionadas a essa medicina tradicional da Índia. Originada há mais de 5.000 anos, é o sistema de saúde mais antigo já registrado e tem como principais lemas prevalecer o equilíbrio no interior do corpo, respeitando as condições de cada um.
Como começou?
Os estudos e práticas são tão antigos que é quase impossível saber exatamente todos os fatos e como tudo realmente começou. O que se sabe é que os ensinamentos foram passados de forma oral entre os povos, muitos anos antes de Cristo, para somente depois serem produzidos documentos escritos a respeito do tema. Os principais textos são três, chamados de Brihat Trayi (grande trio): Charaka Samhita (clínica médica), Susruta Samhita (cirurgia ayurvédica) e Ashtanga Hridaya (coração dos 8 ramos).
No Brasil, o reconhecimento em ampla escala aconteceu muito mais tarde, no final dos anos 80. Hoje até faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) junto a outras práticas integrativas de saúde.
O que é medicina ayurveda?
Na ayurveda não há uma preocupação exclusiva com o corpo físico, como quando tomam-se remédios na medicina tradicional para alguma dor, por exemplo. Existe uma amplitude desse bem-estar para que o corpo, mente e alma permaneçam em harmonia.
A busca pela saúde, de acordo com a medicina ayurvédica, está atrelada ao encontro dos desequilíbrios em cada indivíduo, através das qualidades corporais estabelecidas. Então, as práticas se preocupam em diferenciar as pessoas, para entender que cada ser é único e merece um tratamento exclusivo.
Existem 3 denominações principais que ajudam a entender qual tipo de corpo habitamos, que são chamadas de doshas (alguns chamam de “humor biológico”). Essas qualidades estão presentes em todos os corpos e se apresentam em cada um com mais ou menos vigor. Elas são: vata, pitta e kapha. O primeiro passo é descobrir qual delas mais tem em você, lembrando que ninguém é feito de uma só, são predominâncias.
Quais os benefícios?
Tudo está ligado às toxinas presentes no nosso corpo. Quando ocorrem situações de estresse, problemas emocionais, hábitos não adequados, má alimentação e etc; o corpo, a mente e o ambiente ficam desequilibrados energeticamente e toxinas são acumuladas.
A partir disso, o autoconhecimento é o ponto de partida para alcançar os benefícios da ayurveda. Quando há um cuidado diário com todos os fatores que podem desencadear o desequilíbrio e acumulo de toxinas, evita-se que o organismo crie um “bom” ambiente para o surgimento de doenças. A ayurveda trata a causa do problema, antes mesmo dele acontecer.
Como é utilizada?
O processo começa ao descobrir qual seu dosha para realizar as práticas da forma correta. Isso acontece através de uma consulta com um médico ayurveda. Então, passam-se as recomendações de práticas, que podem ser:
Alimentação
De acordo com o estudo do seu dosha, a ayurveda propõe um tipo de alimentação diferente e com ingredientes apropriados. Assim, promovendo um equilíbrio, de acordo com a necessidade de cada um, para harmonizar o corpo e mente. A alimentação é a base para qualquer tratamento ayurvédico 🙂
Massagens
Existem muitos tipos de massagens ayurvédicas diferentes. O ponto é que elas eliminam tensões, aumentam a circulação dos fluidos vitais e eliminam as toxinas. De modo geral, há uma busca pelo equilíbrio dos líquidos do corpo de forma biológica e energética. Também estão relacionadas às massagens com pedras e que trabalham os chakras.
Ervas, chás e plantas medicinais
Se você faz um bom uso de chás, já está realizando uma prática ayurvédica. As ervas, folhas, raízes e importantes plantas medicinais fazem parte dessa medicina e também podem ser utilizadas em forma de cápsulas. Claro que, assim como a alimentação, precisa ser equilibrada e pensada para cada indivíduo 🙂 O uso de ervas na aromaterapia, cromoterapia também estão dentro desse ponto.
Meditação
Lembra que falamos de autoconhecimento? É por isso que a meditação é tão importante e parte da ayurveda. A busca pelo contato com o seu eu interior, de forma introspectiva e subjetiva, é um dos caminhos para equilibrar o corpo, mente e energias.
Yoga
Também muito ligada a ayurveda, temos a yoga! As duas partem de filosofias de um mesmo lugar, a Índia. Além disso, a busca pelo autoconhecimento e rotina saudável faz parte da prática.
***
Gostou dessa introdução a medicina ayurvédica? É bom lembrar que existe um mundo infinito de outras informações sobre as práticas. A ayurveda é considerada a “mãe” da medicina e foi o ponto de partida para muitas atividades que conhecemos hoje. Este é só início!