Planner, bullet journal ou agenda: qual o melhor para você?
A organização e o planejamento são ferramentas muito importantes para os momentos mais confusos da vida. Colocar nossas vontades, compromissos e tarefas no papel ajuda muito para visualizar e “tirar” a sobrecarga da mente – e claro, conseguir organizar tudo da melhor forma. Com mais pessoas trabalhando de casa e com o desafio de fazer uma rotina mais produtiva, ferramentas como agendas, planners e o bullet journal têm crescido muito nas pesquisas.
A dificuldade maior é saber exatamente o que são, para que servem, como utilizar e qual o melhor para você. Tudo depende de qual estilo de vida você leva, qual profissão e até qual sua vontade nesse momento. Por isso, falamos aqui nesse texto sobre cada um deles para que você possa escolher o que vai ser mais útil agora.
AGENDA
A agenda é a que melhor conhecemos e com certeza você já comprou alguma na vida. Consiste basicamente em páginas dedicadas a cada dia do ano, com dia da semana, mês e algumas até com fases da lua, organizações de horário e etc. É, de forma bem sucinta, um calendário anual.
Serve muito bem para colocar os compromissos que precisam de hora e data marcada: reuniões, eventos, início de algum planejamento, consultas e por aí vai. Não é muito prático para colocar ideias, tarefas ou qualquer outro tipo de anotação, afinal, a cada dia uma folha fica para trás e é necessário atualizar para as folhas seguintes.
Pessoas que possuem muitos compromissos agendados, principalmente para profissionais que fazem muitas reuniões com pessoas diferentes, a agenda é uma ótima opção. Mas, serve para uma etapa final do planejamento, não como “ferramenta” do processo como um todo. A agenda do Google tem sido uma das mais utilizadas e funciona perfeitamente para marcar eventos. Mas, se quiser ter a sua em formato físico, as da Tilibra são as mais simples e objetivas!
PLANNER
O planner, ou planejador em português, é exatamente o que a palavra propõe. Uma ferramenta para ajudar no momento de planejar o mês, semana e ano. É quase como uma agenda mas com muitos recursos adicionais para serem usados a seu favor. Os mais comuns vem como listas de tarefas e objetivos para cada etapa do ano. No entanto, algumas versões mais incrementados trazem listas específicas para cada área da vida: filmes, livros, viagens e tantos outros.
É uma ótima opção para quem quer planejar sua rotina e precisa de um norte mais definido e terá o trabalho apenas de escolher qual modelo mais combina com você. Existem os mais descolados, com ideias mais soltas e campos abertos para preencher, e outros mais “prontos” com um caminho mais certo para seguir.
Existem muitas opções de onde comprar planners. Os da A.Craft são incríveis por dar a opção de montar o seu planner. Os da Ilustralle são mais descolados, com muitos adesivos e cores para personalizar o seu. Já a Loja Loui ou a Take Note tem alguns modelos mais clássicos e minimalistas. E se quiser algo bem fofo e delicado, a La Papeterie tem!
BULLET JOURNAL
Diferente da agenda e do planner, o Bullet Journal não é uma ferramenta ou um “tipo de caderno”. É um método desenvolvido por Ryder Caroll que consiste em utilizar uma folha simples para dispor as tarefas e compromissos melhorando, assim, a forma como organizamos e planejamos nossos objetivos. A ideia original propõe criar ícones para sinalizar qual tipo de anotação é cada uma das que fazemos. Ou seja: para tarefas, um ponto; para eventos, um círculo; e para notas, um traço. Junto a isso, também estabelecer quais são as tarefas, eventos e desejos mensais e depois distribuir ao longo dos dias.
No entanto, o que acontece é que a ideia se difundiu tanto que criou muitas maneiras de ser utilizada e testada e não existe exatamente um jeito certo. Por isso, é muito indicado para pessoas que gostam de ter mais liberdade para criar e fazer da sua rotina e planejamento algo totalmente personalizado. Ou seja, você precisa apenas de um caderno e uma caneta (ou várias coloridas) para fazer o que você quiser. As cores e desenhos não são obrigatórios, mas deixam muito mais bonito e fácil de entender a sua organização – crie o seu estilo.
Para comprar um caderno para o seu Bullet Journal, pode realmente escolher qualquer um com folhas em branco ou pontilhadas. A Evertop tem alguns modelos “próprios” para fazer o seu. E sem falar da Cícero que tem várias versões de cadernos, um mais lindo que o outro.
***
E aí, qual você acha que é o melhor para você? Comenta aqui embaixo 🙂