Por que precisamos reduzir o consumo de plástico? Dicas práticas de como fazer!
De acordo com as Nações Unidas o mundo descarta cerca de 300 milhões de toneladas de plástico por ano. Se nada for feito, até 2050 teremos mais plástico do que peixes no oceano. E mais, hoje já temos mais partículas de plástico no oceano do que estrelas no céu. Estas justificativas já parecem o bastante para entendermos o porquê consumir e descartar tanto plástico é um problema gigantesco, não é?
No entanto, existem ainda outras problemáticas: para produzir plástico gasta-se muita energia e água, gases são liberados na atmosfera, tem a extração do petróleo, resíduos sólidos são de difícil tratamento… Enfim, por que ainda usamos tanto plástico? A resposta é que eles estão em toda parte, e é muito difícil fugir deles. Então, vamos entender como eles afetam o meio ambiente, o porque é tão difícil reciclar e o que podemos fazer para reduzir o nosso consumo!
COMO O PLÁSTICO AFETA O MEIO-AMBIENTE?
O plástico demora cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente, afinal, é extremamente resistente às bactérias e fungos. Por isso, tem um grande volume de plástico “solto” por aí que vez ou outra chega ao oceanos e, infelizmente, é confundido com alimento pelos animais. O que resultam naquelas tristes fotos de tartarugas e peixes em situação muito triste.
E ainda pior, o plástico (como bem sabemos por conta do glitter) é capaz de se transformar em micro partículas, o que facilita sua viagem pelo mundo, chegada às reservas de água e impossibilidade de retirada e reciclagem.
MAS, NÃO É SÓ A GENTE SEPARAR E RECICLAR?
O problema em relação a reciclagem é algo muito extenso e complexo. São muitos fatores envolvidos: educação, cultura, economia e prioridades da indústria. Nem todo plástico pode ser reciclado e quando isso acontece ele perde o seu valor de maleabilidade etc. E acaba virando produtos mais baratos, como sacos de lixo, por exemplo.
Há também uma problemática em relação à coleta, que é feita quase que completamente por catadores manuais. E somente 9% do lixo plástico gerado foi reciclado e 14% coletados. O Brasil, recicla um pouco mais que o restante do mundo, mas nem tanto. Ainda assim, é o 4º país que mais consome plástico do mundo. Precisamos agir, certo?
E O QUE PODEMOS FAZER, ENTÃO?
SACOLAS DE SUPERMERCADO E COMPRAS REUTILIZÁVEIS
Um dos primeiros pontos e mais fáceis de todos é deixar de usar a sacola plástica do supermercado ou outras compras e substituir por sacolas ecológicas e retornáveis. Existem muitas versões, uma mais bonita que a outra, que ainda dá para fazer um estilo 🙂
SUBSTITUIR UTENSÍLIOS DESCARTÁVEIS
Café, chá, água, marmita, canudo… Tudo isso faz parte do nosso dia a dia e a gente nem percebe o quanto está usando de lixo. Então, está na hora de substituir por um copo reutilizável, andar sempre com a sua própria garrafinha de água, comprar seu próprio canudo e evitar tudo que seja desnecessário.
ITENS DE HIGIENE PESSOAL
A gente nem imagina, mas já parou para pensar quantas escovas de você usa durante o ano? E cotonetes? Hoje existem muitas possibilidades de comprá-los feitos com bambu. Não são mais caros quanto parece, existem algumas opções bem acessíveis.
EVITAR EMBALAGENS
Mas, praticamente tudo que a gente compra vem com plástico. E agora? Comece modificando aos poucos. Por exemplo, para que comprar uma granola no supermercado se você pode fazer a sua ou comprar a granel (utilizando um saquinho de pano)? Ao deixar de comprar e fazer seu próprio alimento você evita usar muitas embalagens. E se for preciso, pode substituir por saquinhos retornáveis.
ROUPAS
É sempre importante saber de qual marca estamos consumindo e do que são feitos os produtos. Pergunte, pesquise e leia tudo que puder antes de comprar alguma coisa. Hoje existem muitas marcas conscientes que fazem tênis feitos com materiais reciclados, por exemplo. E claro, utilizam embalagens de tecido que podem ser reutilizadas.
SEGUIR O “UMA VIDA SEM LIXO”
Você vai ver que os plásticos estão em praticamente tudo, então, vale muito a pena seguir o projeto @umavidasemlixo, da @cristalmuniz, que posta quase todos os dias uma dica do que fazer com cada um dos produtos que consumimos para evitar a produção de lixo e plástico.
***
Gostou dessa ideia? Outro grande problema é o nosso alto consumo de água, escrevemos um post sobre “pegada hídrica” que você vai curtir, clique aqui.