Respiração para controlar a ansiedade em momentos de tensão
Quando que a gente imaginou que sair de casa, abraçar as pessoas e visitar a família poderia ser um problema? E mesmo que fique em casa e vá somente ao supermercado ou saia apenas para os serviços essenciais, todo esse momento da pandemia e quarentena é carregado de muitas tensões. Os dados comprovam isso, afinal, de acordo com relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de ansiedade e depressão aumentaram muito durante a pandemia em vários países e consequente necessidade de controlar a ansiedade.
É por isso dar atenção para os nossos sinais e agir para deixar a situação menos problemática que é tão importante neste momento – e não fazer isso como uma cobrança, mas como um cuidado com o próprio corpo. A respiração, muitas vezes através da meditação e yoga, é uma das formas de agir para controlar a ansiedade. Isso acontece pois ao respirar, dentre muitos benefícios, levamos oxigênio ao cérebro, o que deixa gente mais tranquilo, focados no presente e ajuda a lidar melhor com os problemas.
Uma das alternativas para lidar com a ansiedade, quando ela é considerada um doença, é procurar um profissional da saúde, como um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra. No entanto, realizar práticas diárias de respiração é algo que pode ajudar – e muito – no tratamento para controlar a ansiedade. E pode ficar tranquilo, são práticas MUITO fáceis e tranquilas de fazer. Relaxe, aproveite e siga o passo a passo!
(1) RESPIRE PROFUNDAMENTE, PELO ABDÔMEN
Sente-se confortavelmente, pode ser em posição de lotus, borboleta, com ou sem almofadas. Até uma cadeira é válida, ok? O importante é estar tranquilo, com o corpo presente e coluna mais reta. Inspire profundamente levando o ar para o abdômen, enchendo a barriga e direcionando o ar para o ventre. Solte o ar aos poucos e tente tornar a respiração cada vez mais lenta e profunda. Faça por quanto tempo se sentir confortável.
- Preste atenção nos ombros, eles costumam tensionar. Relaxe e os deixe soltos.
(2) RESPIRAÇÃO ALTERNADA (NADHI SHODANA)
Posicione os dedos indicador e médio da mão direita na testa, entre as sobrancelhas, ou no meio da palma da mão, de forma que possa usar o anelar o polegar para fechar e abrir as narinas. E realize o seguinte passo a passo (para ficar mais fácil imagine o ar entrando por uma narina e saindo por outra ou veja o vídeo no final do post):
- Pressione o polegar na narina direita
- Respire profundamente com a narina esquerda.
- Segure o ar.
- Feche a narina esquerda pressionando com o seu dedo anelar e abra a direita.
- Solte o ar pela narina direita.
- Inspire profundamente pela narina direita
- Segure o ar.
- Feche a narina direita pressionando com o seu polegar e solte o ar pela narina esquerda.
- Repita o ciclo por 2 minutos ou por quanto se sentir confortável.
(3) PÊNDULO
Continue na mesma posição, abra os braços para os lados, relaxe os ombros e deixe a palma da mão virada para baixo. Inspire profundamente, sempre levando o ar para o abdômen, e mova suavemente o corpo para a esquerda. Expire devagar e leve o corpo para a direita. Faça sempre no tempo da respiração e repita por 2 minutos ou por quanto se sentir bem.
(4) PARA FRENTE E PARA TRÁS
Estique a perna, posicione o quadril com cuidado para sentar sobre o bumbum, sem cair muito para trás, deixe a coluna sempre ereta. Estique os braços em direção às pernas e deixe a palma da mão virada para baixo. Leve o corpo para frente durante a inspiração e para trás durante a expiração.
- Tome cuidado para não se machucar ao ir para trás, lembre-se sempre de respeitar os seus limites.
***
É importante lembrar que é um exercício muito simples, que não precisa ser levado como uma obrigação, mas que ajuda muito em momentos de tensão e ansiedade. Na dúvida, consulte um terapeuta, professor de yoga ou meditação. Se achar mais tranquilo, tem um vídeo no Instagram explicando o exercício: clique aqui. Fique bem!