Saudação ao sol: energia e calma com práticas simples e poderosas
Você já ouviu falar na Saudação ao Sol? A sequência de 12 posturas do Yoga, chamada de Surya Namaskar, é uma das mais comuns entre os praticantes. Quase todo mundo que já fez alguma aula já deve ter passado por ela. Assim como a maioria das outras sequências, consiste em posturas alinhadas harmonicamente com a respiração. Mas, como um adicional, é ideal para cumprimentar o mais poderoso de todos os astros: o sol!
A prática, para iniciantes, deve ser guiada por um instrutor, mas é bem simples e pode ser feita sem muitos problemas. O ciclo, depois de harmonizado, parece quase como uma dança ou ritual. E é dessa forma que pode e merece ser visto e vivenciado: como uma entrega do corpo para o momento, agradecendo pela energia solar, tanto a externa do astro, quanto a nossa interna que nos dá luz. Segue o texto para aprender como fazer e saber sobre os benefícios.
COMO É?
Para fazer precisa daquele kit básico para o Yoga: tapetinho, disposição e (nesse caso) uns 15 minutos já fazem bem (mas experimente fazer mais). A postura (asana) inicia de pé, passa pelo plano médio, vai para o chão e volta até terminar com as mãos juntas perto ao peito. Depois, repita e faça do outro lado. Algumas repetições são necessárias e o número pode ir aumentando ao longo dos dias. As posições são como nessa ilustração:
Você também pode acompanhar por um vídeo no YouTube algumas dicas legais: um com mais explicações (aqui); um outro bem calmo (aqui); e um terceiro mais curtinho, de apenas 3 minutos (aqui). O mais indicado é realizar a prática pela manhã, para dar energia, esquentar e realmente saudar o sol. É uma prática que eleva a disposição, mas ao mesmo tempo equilibra e deixe o corpo “suave” para realizar as atividades do dia a dia.
E mesmo com os vídeos, experimente ver o que mais funciona para você. Está precisando se acalmar? Faça lentamente, assim irá relaxar e ainda fortalecer os músculos. Quer muita energia? Aumente a velocidade, até suar bastante. As indicações geralmente são de repetir 12 vezes.
HISTÓRIA
Cumprimentar o Deus Sol (Surya) não é algo novo, faz parte de muitas culturas ancestrais e milenares, as mesmas que iniciaram o Yoga. No entanto, essas posturas que conhecemos hoje são mais recentes. Alguns relatos trazem a publicação de um livro chamado “Surya Namaskars para a Saúde, Eficiência e Longevidade”, em 1928. No entanto, outras publicações trouxera registros ainda mais antigos.
O que importa é que o sol está aí, nos iluminando todos os dias e agradecer a ele é algo majestoso. Hoje, a prática está presente geralmente nas aulas de Hatha Yoga (saiba mais sobre os tipos aqui), mas também faz parte de aquecimentos corporais em aulas de teatro, dança e outras atividades. Não à toa a sequência tem ganhado muito adeptos, sendo praticada desde os mais experientes até por quem está começando agora.
POR QUE FAZ BEM?
Os benefícios aqui não são uma exclusividade da Saudação ao Sol. O Yoga, assim como outras práticas físicas, mentais e espirituais, te o “poder” de auxiliar na saúde mental, física, aumento da imunidade, tratamento de doenças e tantos outros. E importante: uma prática constante é que trará essas mudanças. Ter persistência, calma e respeito ao próprio corpo são fortes indicações.
Ainda assim, esta sequência de posturas possui algumas coisas muito boas relacionadas diretamente a ela. O primeiro ponto é que é muito simples: não há necessidade de dedicar horas ou anos para conseguir fazê-la. É acessível e ótima para começar a criar o hábito de praticar o Yoga. Desse modo, se você está passando por algum problema ou simplesmente que iniciar no Yoga (“ver como é”), a Saudação ao Sol é uma excelente ideia.
Além disso, a diminuição do estresse, ansiedade, busca por concentração e bem-estar, estão diretamente atreladas a essa sequência. Afinal, como já dito, ao mesmo tempo que “aquece”, tem capacidade de purificação, liberando emoções, tensões e trazendo um pouco mais de paz e tranquilidade. Ainda, ajuda a melhorar a flexibilidade, consciência corporal e queima de calorias ;D
***
Você já praticou a Saudação ao Sol? Deixe nos comentários a sua experiência 🙂