Grace and Frankie: ainda dá tempo de descobrir algo novo?
Grace and Frankie é uma daquelas produções que consegue discutir muitos assuntos de uma forma leve, divertida e muito engraçada. É um série de comédia protagonizada por 4 personagens 70+, ao estilo Friends (tem a mesma criadora, Marta Kauffman, junto com David Budin e Brendan McCarthy), mas com discussões um tanto mais aprofundadas sobre relacionamentos, sexo, sexualidade, envelhecimento, redescobertas e encerramento de ciclos – e início de novos.
Assim como a história das personagens, que tem bastante tempo de estrada pela vida, a série é a mais longa já produzida pela Netflix, com 94 episódios e 7 temporadas (até agora só estão disponíveis 6). No entanto, os episódios não são muito longos, em média 30 minutos e que dão conta de trazer muitas perspectivas em cada um deles.
As atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin interpretam Grace e Frankie; Martin Sheen e Sam Waterston dão vida a Robert e Sol. Já no primeiro episódio, os 4 personagens, que formam dois casais heterossexuais, vão jantar em um restaurante e participam do acontecimento que dá desfecho para toda a série: os dois homens, sócios na mesma empresa, revelam para suas esposas que estão apaixonados um pelo outro e que pretendem se casar.
A HISTÓRIA
O resto da história se desenrola com um reviravolta na vida das protagonistas que dão nome à série. Grace e Frankie decidem alugar uma casa só para elas e viver uma vida juntas como amigas (tarefa difícil para as duas). Enquanto Robert e Sol fazem parecido, como um casal. Todos os acontecimentos se dão a partir daí, onde se veem em uma situação totalmente inusitada para os seus 70 anos, o término de dois relacionamentos de 40 anos e a relação de amizade das suas ~ ainda não ~ amigas.
As personalidades das personagens são muito distintas. Enquanto Grace traz a bagagem de uma mulher bastante conservadora e racional, Frankie representa aquela pessoa que vive fortemente suas emoções, novas experiências e características bastante hippies – lembra da Phoebe de Friends? É isso para ainda mais intenso. E sim, elas se dão muito mal – e bem – tudo ao mesmo tempo. É engraçado e inspirador de se ver.
O ENCERRAMENTO DE CICLOS
Se tem algo que pode ser bastante discutido a partir de Grace and Frankie é sobre o fim, sobre o que acaba. Eles se separam, mudam de casa, eles acabam um ciclo de esconder sua sexualidade, estão com mais de 70 anos e presenciam a proximidade da morte e principalmente, terminam muitos dilemas mal resolvidos. O importante é entender que todos esses fins trazem novos recomeços, novas experiências e descobertas extremamente necessárias, inclusive neste momento mais “tardio” da vida.
E claro, tudo isso de forma extremamente leve, emocionante, (muito) engraçada e bastante inspiradora. Já no trailer é possível ver que todos eles passam por fases durante esse processo – e o quanto elas são inevitáveis e essenciais para o momento da aceitação. Tem um post no site sobre as fases do luto que pode casar muito bem com essa ideia – leia mais aqui.
NUNCA É TARDE PARA…?
São tantas coisas novas, tantos recomeços e reencontros que a primeira mensagem que a série deixa é que nunca é tarde para tantas coisas. Mas também, vai mostrando ao longo do caminho que talvez seja. Parece dúbio, confuso, contraditório, e realmente é. Um exemplo forte é quando Grace e Frankie se interessam pela masturbação e nunca é tarde para isso. No entanto, também reconhecem que é diferente, que tem muitos impedimentos agora. É a mão que dói, a falta da lubrificação atrapalha e outros problemas relacionados ao tabu são levados em conta.
Inclusive, o sexo e a sexualidade são muito bem discutidos nessa série. Mas, tratado de forma diferente da primeira imagem que pode nos vir à cabeça – mais relacionado a intimidade com o próprio corpo e possibilidade de novas relações com ele. Além disso, sobre a possibilidade de descoberta e revelação da homoafetividade mesmo aos 70. Falando nisso, relacionamento talvez seja uma palavra bastante representante e marcante para o fim desse texto sobre Gracie and Frankie. É uma nova amizade, um novo casal e um novo relacionamento com as ideias e possibilidades de uma vida 70+.
***
Grace and Frankie é aquele tipo de série que traz um riso, uma calma e uma lágrima ao mesmo tempo – equilíbrio é tudo, né? Você assistiu ou está com vontade de assistir? Deixa nos comentários!