Tipos de incenso: massala, carvão, palo santo, natural e outros
Seja para para energizar o ambiente, purificar, meditar ou simplesmente deixar o espaço com um bom aroma, o incenso faz parte da história da humanidade. Já no Egito Antigo, os povos queimavam alguns tipos de incenso como ervas, plantas e minerais em rituais religiosos. Depois, a Índia, China e outros lugares do Oriente também começaram a usar. E sim, como várias outras práticas que viraram tradição na Ásia, como cristais e yoga, os incensos chegaram ao Ocidente mais tarde.
Por não ser tão utilizado por aqui, a gente fica com várias dúvidas. Qual tipo certo de incenso escolher? Pode ser aquele do supermercado? Pode ter carvão? Faz mal? São muitas dúvidas principalmente quanto a composição dos produtos. Nesse texto você vai descobrir que existem muitos tipos de incenso, como funciona cada um deles e qual é melhor para você.
ANTES DE TUDO, PREFIRA OS NATURAIS!
Como é algo que tem sido muito apropriado pelas indústrias e não há um real controle sobre a venda, os incensos podem sim fazer mal à saúde. Portanto, independente dos tipos de incenso, eles devem ser usados com cautela, dando atenção à qualquer reação alérgica e de preferência em locais com maior circulação de ar.
Também é importante sempre escolher as composições naturais e de produções confiáveis. Alguns podem conter compostos químicos tóxicos que não devem ser inalados. Agora que você já sabe do básico, vamos aos tipos de incensos:
MASSALA
Massala é uma mistura de especiarias diversas que formam uma massa e substituem o carvão vegetal. Elas variam de acordo com a composição de ervas, flores, madeiras… Geralmente possuem aroma mais floral, são ótimos para meditação, para usar em lugares com menos ventilação e duram bastante.
CARVÃO
Esses que a gente encontra no supermercado geralmente são feitos com carvão, mas esse não é o grande problema. Muitas vezes esses do supermercado são feitos com compostos químicos tóxicos. Existem muitos incensos com uma quantidade ideal do mineral e que não são prejudiciais à saúde, apenas precisam ser usados ainda com mais cuidado. Prefira usar esse tipo de produto em lugares mais abertos e que não sejam muito usados – áreas externas são sempre melhores. Lembre-se de ficar de olho nos outros componentes: prefira os naturais e verifique se é feito em uma produção confiável.
PALO SANTO
O Palo Santo é comumente visto em um pedacinho de madeira, mas também é vendido em formato de varetinhas e contém outros ingredientes. Ambos são incensos 🙂 São ótimos para purificar o ambiente, mandar embora energias negativas e atrair as boas energias.
CITRONELA
Há também um incenso de varetinha feito com citronela, que é uma planta medicinal muito parecida com capim. A maior característica desse é sua propriedade repelente natural.
IN NATURA
E por fim, um dos tipos de incenso mais indicado pelos especialistas são os in natura. É só juntar algumas ervas secas, sementes naturais ou madeiras indicadas com o palo santo e queimar. Claro que existem as recomendações de quais produtos podem servir para isso, lembre-se de pesquisar antes 🙂
***
Gostou desse post? Então você também pode gostar de um outro que fizemos sobre cristais, clique aqui.