A volta dos anos 90: peças e tendências que duram até hoje
Por mais que a gente tente definir os anos 90 em uma única palavra ou conceito, além de ser uma tarefa quase impossível, seria subestimar tantas afirmações que modificaram uma sociedade por inteiro. A década fez o trabalho de unir muitas tendências e características trazendo uma nova perspectiva sobre a necessidade das pessoas. O fato de estamos revisitando elas agora e de não esquecê-las é o que mostra que são marcas que chegaram para ficar e realmente transformar nossos pensamentos.
Para entender melhor tudo isso, além das roupas que vestíamos, existia uma ruptura acontecendo naquele momento: a transformação do analógico para o digital. As conexões e informações não eram tão rápidas como hoje, mas as notícias, os filmes, os gostos e a relação entre diversas culturas começavam a se misturar. A internet estava surgindo, havia uma maior distribuição de filmes, bandas, desde Destiny Child até É o Tchan, e muitas novelas influenciam o modo de se vestir. Este último ponto, principalmente no Brasil. E claro, não podemos esquecer do Nintendo, o DiskMan, Windows 95, Tamagotchi e tantas outras coisas que parecem até combinar com o estilo anos 90, não acha?
MAS, QUAL A CARA DOS ANOS 90?
Para começar a entender essa era é preciso olhar um pouco mais atrás: os anos 80. Havia uma ousadia constante, com roupas bastante definidas, ombreiras, manga morcego, blazers e muitas cores. O que acontece, além de muitas continuações da década anterior, é o desprendimento de muitas regras e algumas tendências ficaram para trás. Alguns dizem que o anos 90 tinha uma pegada de “colocar o que tiver pela frente!”. Não exatamente assim, mas a influência do rock grunge com certeza trazia essa proposta mais desleixada. Referências do oriente também serviram para deixar o look mais minimalista em muitos momentos – calça, camisa e cinto: tá pronta!
Hoje, muitas coisas voltaram, não exatamente da mesma forma, claro. Quase tudo aparece de forma repaginada para o tempo que vivemos. Por isso, muitas vezes é uma peça, uma proposta, uma estampa ou um corte. O que fica, em uma questão ideológica e cultural, é a liberdade para expressar o nosso próprio estilo do jeito que a gente quer. Chega de papo e vamos às inspirações?
MOM JEANS
O mom jeans, que já faz parte do nosso guarda-roupa, surgiu lá pelos anos 90. A ideia era uma calça que pudesse ser mais confortável, assim como pedia o comportamento da época, em um corte reto e mais folgado também. Já existia nos anos 80 mas na década seguindo ficou ainda mais despojada.
A cintura é sempre alta e cai bem em qualquer silhueta. Para usar, existem dois jeitos clássicos e sem erro: a primeira é realmente compor algo bem urbano e casual, com t-shirt ou cropped e tênis. E a segunda é transformar o look para uma proposta mais elegante, com blusa mais fina, blazer e salto.
SHORTS JEANS
Na mesma pegada tem o short jeans de cintura alta. Este, já passou a ser usado em outras décadas, mas aqui ficou mais folgado e combinou com o momento. Também tem de outros tecidos, mas é o que mais tem aparecido hoje.
As composições seguem as mesmas propostas da mom jeans e podem servir para ocasiões mais casuais e formais. Tudo depende da composição. Os cintos costumam transformar o look nesses casos (tem um texto sobre aqui).
JARDINEIRA
Outra peça que também esteve em alta na década de 90 e voltou agora é a jardineira. Quase todo mundo que passou pela época teve um e agora deve estar se perguntando onde foi parar. Sim, ficou sumido por um bom tempo.
A jardineira tem sempre essa pegada bem descolada e despojada, super estilosa. As melhores propostas, que ficam incríveis, são com uma blusinha colada por baixo e tênis alto. Se quiser acinturar e deixar um pouco mais atual: também pode, use e abuse dos cintos!
SLIP DRESS
Saindo do jeans, mas ainda na mesma proposta de conforto e roupas super despojadas: o slip dress. É aquele que muitas vezes é confundido com uma camisola simples, um tecido liso, sem texturas e com uma alcinha quase invisível. Nada mais fresco, confortável e libertador, não é?
O bacana do slip dress é que nem sempre é do mesmo jeito e segue a linha descolada. Pode também entrar em looks de festa, tecidos brilhosos, tecidos estampados, com t-shirt por baixo, com tênis, com salto, mais curto ou longo – o fato é que sempre ficará soltinho e leve como esse da foto 😉
CROPPED
Tanto com o slip dress, quanto com as opções jeans que falamos acima, o cropped é uma ótima opção de composição e sim, também surgiu nos anos 90. A barriga de fora combinava bem com a época de pensamentos mais livres e com os looks – as calças e shorts eram mais altos, então funcionava bem blusas mais curtas.
Para compor bem, além de apostar em cinturas altas, os cintos também aparecem aqui como uma ideia para – além de segurar a calça – trazer mais estilo. E essa peça é tão versátil que combina com pantalonas, blazers e também em propostas mais formais.
OMBRO A OMBRO
Um tipo de decote que pegou também nessa época foi o ombro a ombro. Nos anos 80 os babados estavam em alta e aquelas blusas com babado e decote bem aberto começaram a aparecer. Depois, as ideias ficaram cada vez mais simples e qualquer peça que tivesse essa abertura nos ombros estava valendo.
A gente fez um post bem completo aqui no site sobre os decotes e as principais dicas para usar esse (clique aqui). Os ombros ficam bem aparentes e é para essa parte do corpo que vai chamar atenção. Compor com colares é uma dica valiosa para ficar ainda melhor. Os mais discretos não vão chamar mais ainda a atenção e equilibram o look.
XADREZ
Se tem algo que parece que não sai de moda é o xadrez. Nem todas as influências estão relacionadas ao conforto ou ao desprendimento. O filme “As Patricinhas de Beverly Hills” trouxe estampas inteiras de xadrez coloridas que viraram febre na época. Hoje a história é um pouco diferente e as propostas têm sido mais discretas, sempre se atentando à composição das outras peças.
O ponto é estar atento para o tamanho do xadrez e quais as cores e texturas do look por inteiro. Quanto menor o desenho e com cores mais semelhantes, mais discreto e elegante ficará. Procure também usar, nas outras peças, cores que sejam mais próximas e mais lisas caso não queira destacar muito a estampa. Desenhos grandes, cores fortes e destaques ficam ótimos em terceiras peças, mesmo chamando mais a atenção.
TRANSPARÊNCIA
Não sei nem se dá para dizer que a transparência está de volta ou se ela nunca saiu das nossas vidas. O fato é que as roupas que mostram um pouco do que temos por baixo ganharam mais espaço nos anos 90 e seguem até hoje. A grande mudança agora talvez seja o desprendimento de muitas regras que foram criadas para esses looks.
Fizemos um texto aqui no site falando só sobre transparência (clique aqui). Algumas dicas são usar ela sempre compondo com outras propostas, ou seja, a roupa de baixo, de cima e os acessórios vão ser tão importantes quanto a blusa de tule, por exemplo. E mudarão completamente a proposta.
Foi também nos anos 90 que surgiram a printed mesh, um tipo de estampa transparente em formatos grandes, mas que hoje só aparecem de formas mais discretas.
LOOK NEON
E como a gente comentou no início do texto, não existe uma “cara” de fato dos anos 90 – é realmente uma mistura de muita coisa. Então, ao mesmo tempo que tem a pegada grunge e jeans, também tem o que restou do neon dos anos 80.
Hoje, vimos aparecer muito na moda urbana, quando se criam looks mais futuristas (ironia, não?) ou na moda praia, principalmente com biquínis rosa, laranja, verde ou amarelo neon. Mas também estão em blazers, saias, calças… Nos anos 90 apareciam muito mais em “looks discoteca” e para momentos esportivos – sabe aquelas roupas de ginástica? Essa mesmo!
VELUDO MOLHADO
O veludo não surgiu nos anos 90, apenas ficou bem presente por lá, principalmente em eventos de festa e fora dos street style. Justamente pela pegada mais sofisticada e elegante do tecido e o que as pessoas queriam era mais liberdade, lembra? Mas, sim, ele também estava presente em muitos momentos.
Hoje, a história é outra e o veludo cai bem em qualquer situação. Estar parecendo elegante em momentos casuais é o nosso propósito, não? Brincadeira à parte, o truque é combinar com em diversos looks e com diferentes peças (tem um post super completo aqui).
***
Ufa! São 10 anos de muita inspiração e que não cabem em um único post. Nesse outro post falamos sobre acessórios (clique aqui) e comente qual a sua peça preferida dos anos 90 🙂