
Art Déco: um resumo rápido para entender as influências até hoje

Você sabia que o Cristo Redentor é uma Art Déco? A gente está tão acostumada com ele por aqui que nem lembramos disso! E talvez tenha faltado ele ser dourado com preto e com um pouco mais de formas geométricas pra gente associar mais facilmente. O que acontece é que o Cristo é feito de um material nobre, dá valor a linhas super desenhadas e estruturadas, é extremamente pelo e exuberante e surgiu no mesmo momento que as outras criações que construíram esse imaginário da Art Déco: os anos 20!
Foi nessa década em que tudo (ou quase tudo) começou a ter essa estética com formas geométricas, círculos, arcos e essa combinação maravilhosa do preto com o dourado! Tanto na decoração, na arquitetura, nas pinturas e também na MODA. É ou não é lindo demais? Aproveite o texto!
PELA DECORAÇÃO
O termo vem do francês “Arts Décoratifs”, que significa Artes Decorativas e surgia num momento em que as pessoas queriam apenas a beleza pela beleza. Não importava se tinha uma “real utilidade”. Por isso, tantas decorações, prédios com formatos diferentes, brilho, dourado e formas que chamavam bastante a atenção.
FORMAS
Principalmente na arquitetura, mas a Art Déco está presente nas outras artes também. São círculos, triângulos, formas geométricas e linhas muito bem desenhadas e simétricas. O cuidado para que elas fossem sempre perfeitas é o que mais chama atenção.

Foto: Swoon Worthy
REPETIÇÃO
E todas essas formas se repetem o tempo inteiro na Art Déco. Seja num desenho ou num grande prédio. Elas aparecem várias e várias vezes e constroem backgrounds, estampas e grafismos maravilhosos!
BRILHO
Os materiais escolhidos, pelo menos no início do movimento, eram materiais de luxo, incluindo metais caros, mármore e madeiras raras. Depois, foram aparecendo outros mais “baratos” como metais industriais etc. O que importa é que o brilho, principalmente através do dourado ou de outros materiais em roupas, sempre estiveram presentes na Art Déco.

Foto: 2modern
MODA
Se pensarmos lá nos anos 20, todas as roupas tinham grande influência do movimento, tanto pelas formas, quanto pelo brilho e exuberância dos looks.

Foto: Norma Shearer
Hoje, as inspirações podem aparecer de uma forma mais “moderna”. Nos looks pretos com dourado, nos cortes mais sofisticados, na quebra da silhueta e nos brilhos.

Foto: Auranuda
***
Gostou desse texto sobre Art Déco? Várias roupas maravilhosas da Auranuda são baseadas nos anos 20, na Art Déco e no filme O Grande Gatsby! Clique aqui para conhecer.