
Brilho no dia a dia: como usar e arrasar nos looks?

O tempo em que o brilho era apenas para noites de réveillon ou bailes de gala é passado! E ainda bem, porque vamos combinar, as peças “glow” são simplesmente maravilhosas e dão um toque todo especial para os looks. As composições brilhosas vem, primeiramente, para quebrar com a “regra” de que tal roupa é adequada somente para uma ocasião. Portanto, pode ser de dia ou noite e em qualquer momento: tem peças que trazem um ar mais sofisticado, em outros mais despretensioso e descolado e em alguns até uma vibe um tanto futurista e bastante estilosa – é tudo e mais um pouco!
O que acontece é que ainda há um pouco de dificuldade para “aceitar” o uso e sair por aí brilhante. Por isso, alguns truques e dicas podem ajudar a escolher de que forma o brilho pode combinar melhor com você. Pode ser o look inteiro ou apenas um detalhe para começar. Vá testando, criando novas possibilidades e aos poucos inserindo na sua rotina de looks que tudo vai dar certo. E aviso: tem chance de viciar!

Foto: Auranuda
Ah, o brilho pode se apresentar de diversas formas: lantejoulas, paetê, glitter, tecidos com fios metálicos, veludo, tecidos completamente metalizados ou em acessórios e maquiagens. O volume, textura e cortes entram junto nessa jogada e ajudam a escolher a ideia que mais combina com você. Vamos às dicas:
COMECE DE LEVE
Eis a primeira dica, para quem ainda está com um pouco de receio ou naqueles dias que não quer chamar muito a atenção. Opte por tecidos mais leves que possuem um brilho um tanto fosco. Essas são veludo molhado, seda ou aquelas com apenas alguns detalhes.
E também, as cores ajudam nessa decisão: composições mais neutras deixam o brilho mais discreto e outras mais chamativas dão mais destaque. São peças com brilhos leves que caem super bem em momentos mais casuais: reuniões, entrevistas ou uma ida à padaria. Mas, sem regra
USE ACESSÓRIOS
Também, que tal optar pelos acessórios? Bolsas, sapatos, brincos, colares, lenços, cintos… São todas opções que quando bem compostas no look dão aquele “up”, sabe? Pode ser uma t-shirt com calça jeans, colocou um sapato e cinto metalizado: está pronta!

Foto: Vogue
Aqui o “tipo” do acessório é que vai dizer em qual momento é melhor usar. Ou seja, um tênis vai ser usado em um local diferente do que uma bota, certo? Inclusive pelo conforto. Mas, o que importa é que qualquer um deles pode servir para dar aquele destaque no look. E também, vale compor com a mesma cor ou propostas diferentes: prata e dourado podem misturar, só lembre de escolher um deles mais deixar mais aparente
INVISTA NA MAKE
E claro, aquela que tem poder de mudar o look por inteiro: a maquiagem! O que acontece é que ao investir em uma make com sombra brilhante, por exemplo, a composição inteira muda. Já fizemos esses posts sobre: aqui, aqui e aqui.
Imagina só um look todo preto com uma make glow dourada? Já é uma proposta. Ou ainda, sombras metalizadas ou coloridas glow podem compor uma ideia mais descolada e ousada. O mesmo vale para as unhas: sem medo de arriscar no bom e velho prateado para composições além do branco.
HIGH-LOW!
Você já ouvir falar do high-low (hi-lo)? High é o nome dado para as peças ou estilos mais sofisticados, sandálias, blazers, camisas “sociais”. Low, para roupas mais casuais, confortáveis, de moletom, malha… A ideia desse conceito é unir as duas coisas em uma única composição.

Foto: Kelly Golightly
Quando falamos de brilho, o que entra muito nessa jogada é usar peças mais “simples” com algumas que quebrem o “básico”: um casaco de paetê em uma composição neutra, por exemplo. Ou, ao contrário: uma proposta mais sofisticada com alguma mais confortável: uma roupa metalizada com um moletom
TERCEIRAS PEÇAS
Na mesma lógica, também é muito importante pensar nas terceiras peças. Essas são aquelas que a gente tira e coloca facilmente sem desestruturar o look e que fazem uma sobreposição: casacos, cardigan, colete e até vestidos caso sejam usados “por cima”.

Foto: The Impression
Agora também pode fazer de uma forma ou de outra: roupa toda básica? aposte em um blazer metalizado. Ou, se a blusa for brilhante vale investir em um casaco neutro. Ou seja, use desse recurso das “terceiras peças” ao seu favor, compondo para dar um up ou equilibrar o look.
OUTROS TRUQUES
Um dos passos importantes para usar peças com brilho é decidir se quer ser mais discreta, moderada ou muito chamativa. Para composições mais discretas aposte em detalhes; moderadas, uma das peças de roupa ou aquelas que podem ser retiradas facilmente; ou bastante chamativa: invista em um look completo e aposte em acessórios mais neutros.

Foto: Auranuda
E também, tente fazer um equilíbrio entre cores, cortes e caimentos. Por serem roupas já bastante chamativas é bom deixar o foco no brilho mesmo. Ou seja, fica melhor em cortes mais simples, peças coringas ou ainda em cores mais usuais. No entanto – sem desvalidar tudo que foi dito – use e abuse da sua criatividade e inspiração, as “regras” podem e merecem ser quebradas
***
E você, qual o look com brilho que mais ama? Deixa nos comentários