
Calça pantalona: conforto e elegância em uma peça coringa

A calça pantalona é umas daquelas peças que cai bem em qualquer estilo. O que acontece é que não existem muitas restrições, afinal, ela funciona em qualquer ocasião. O caimento é reto, fluido e amplo, mas para além das características recorrentes, o modelo também é muito versátil: pode ser encontrada em diversos tecidos, cintura alta ou baixa e até algumas versões em comprimento mais curto – essas últimas ficaram tão conhecidas nos últimos anos que ganharam até nome próprio, a pantacourt. Se você leu tudo isso já deve ter notado que estou falando de uma peça que traz muito conforto, versatilidade e liberdade.
Mas mais do que estilo, a pantalona tem sua história diretamente relacionada ao fato das mulheres não usarem apenas saias e vestidos. Quer peça mais icônica do que essa?
Hoje, depois de tanta idas e vindas no mundo da moda, a pantalona cabe bem em diversas composições, basta alguns truques: acessórios, sapatos e a escolha da maquiagem é que vão dar um ar mais formal ou descolado para o look. De uma forma geral, o modelo sempre traz um ar mais elegante, dando aquele UP e mantendo o conforto sempre.
Dentro de todas as variações, a pantalona branca de alfaiataria é uma das que mais funcionam nesse sentido. E esse texto, além de explicar um pouco sobre a história da calça pantalona, também respondemos o porquê da sua fama e, claro, damos dicas para compor o look incrível com ela.
HISTÓRIA
É uma daquelas peças que veio, ficou em alta por um tempo, passou a ser um item “antiquado”, mas hoje voltou para ficar. Isso porque a peça não faz mais parte de uma febre e já está há uns bons anos mostrando que uma calça pode, sim, trazer muita elegância e conforto ao mesmo tempo.
Tudo começou lá no início do século passado, quando, inspirado pelos Ballets Russes, o estilista francês Paul Poiret lançou uma calça feminina mais larga. Na época, ainda não era “aceito” o uso de calça por mulheres, então, infelizmente o modelo não fez muito sucesso. Com o decorrer dos anos, especialmente aqueles nos quais os homens foram às guerras, as mulheres começaram a trabalhar nas fábricas e as calças – mais confortáveis e práticas que saias e vestidos – ganharam um pouco mais de espaço.
Nos anos 20, Coco Chanel (na foto acima) lançou e ousou com uma modelagem de calça mais larga, a atriz Marlene Dietrich (na foto abaixo) apareceu em um filme (Morocco) com “roupas masculinas” e esses foram dois pontos importantes na história da moda. Entretanto, o sucesso da peça chegou mesmo apenas nos anos 70, com a onda hippie, que tinha uma proposta de conforto e quebra de paradigmas.
Depois, “saiu de moda” e voltou lá por 2012, se tornando uma peça bastante presente para quem curte essa união certeira de elegância e liberdade!

Foto: John Engstead
MAS, POR QUE É TÃO INCRÍVEL?
NÃO MARCA
Uma das principais qualidades da pantalona é que por ser reta, larga e geralmente bem acinturada, modela a silhueta sem marcar o corpo. Então, se a vontade for deixar a cintura mais acentuada e não marcar as curvas, a pantalona é uma ótima opção. Quando branca, não precisa ter medo: o efeito da própria modelagem dá o equilíbrio.
É ELEGANTE
Se tem uma palavra que anda coladinha com a pantalona é a elegância. O fato de ser uma peça grande, com características que fazem referência a formalidade, traz esse ar elegante, como se levantasse o corpo, sabe? Pode ser com uma t-shirt ou camisa, num visual mais descontraído: a pantalona vai trazer a sofisticação necessária para o momento. O mesmo vale caso queira um look todo formal: é só mudar os acessórios e a parte de cima do look.
É claro que para causar esse impacto, o tecido é fundamental! Se optar por uma pantalona de sarja ou jeans, o efeito é mais casual. Agora, se a ideia é usar a peça em qualquer ocasião, os modelos em alfaiataria são os melhores aliados.

Foto: EL Magazine
É CONFORTÁVEL
É uma roupa larga, com frescor e dá toda a mobilidade necessária para continuar confortável em qualquer ocasião: seja em um evento mais chic ou para terminar as tarefas do dia a dia. O tecido pode, sim, mudar (ser mais leve ou pesado), mas o conforto está sempre presente!

Foto: We Heart It
ALONGA AS PERNAS
A modelagem, além de soltinha, é geralmente tão comprida que cobre os sapatos e isso causa o famoso (e amado) efeito visual de alongar as pernas. E aqui algumas dicas: se quiser mostrar o sapato, escolha os de bico fino; se quiser deixar só a calça ser protagonista, opte por bicos redondos ou quadrados. Caso escolha a primeira opção, vale lembrar que os calçados nude, bem no tom da sua pele, alongam ainda mais.
Se a ideia de parecer mais alta te agrada, teste também esse combo do sapato nude, calça pantalona branca e blusa off-white ou gelo – a unidade no look vai alongar o corpo por inteiro

Foto: Modedamour
E AS DE ALFAIATARIA SÃO TUDO!
Uma das versões mais bonitas e versáteis, e que merecem todo destaque, são as pantalonas de alfaiataria! Elas são maravilhosas, afinal, caem bem em várias composições. Em looks formais, quando combinadas a camisas sociais e acessórios mais finos, ficam super elegantes. Se foram brancas então… Sofisticação total e, por isso, ficam ótimas com outros tecidos nobres, como a seda e linho.

Foto: @modedamour
Em produções mais casuais, com t-shirts, tênis, flatforms ou camisas em tecidos naturais, a pantalona de alfaiataria também dá um certo glamour para o look descolado e moderno. Aqui, vale brincar com cores e estampas nos acessórios, tênis ou detalhes das outras peças
COMO USAR
Por mais que traga elegância, essa palavra não precisa causar espanto, ok? Estar elegante não significa que precisa usar apenas em “ocasiões formais”. Tem a ver com estilo, personalidade e, principalmente, sua vontade de usar. Ou seja, como já dito no início do texto, a calça pantalona, principalmente a branca, tem como característica a versatilidade.
MISTURA DE ESTILOS
A peça pode ser usada com muitas partes de cima diferentes e será esse truque de composição que vai dar uma cara mais formal ou casual para o look.Nesse caso aqui embaixo, por exemplo, o look faz aquele estilo hi-lo, sabe? O tricô soltinho e o tênis tiram a formalidade da peça e criam um look informal, mas nem por isso comum.

Foto: Teet Hare Jade
BRINQUE COM AS MODELAGENS
Por ser uma peça larga e volumosa, uma das dicas mais simples é que ela seja usada com uma parte de cima mais justa, com cortes mais abertos. Isso dá a famosa equilibrada na silhueta e, apesar de não ser uma regra, funciona muito bem.

Foto: JLux Label
COM TOP OU CROPPED
Ainda assim, roupas mais largas em cima também funcionam. O importante é saber fazer bem esse jogo: a escolha entre cintura alta ou baixa ajuda a fazer esse equilíbrio. As de cintura mais alta ficam ótimas com tops ou croppeds, sejam eles juntos ou soltinhos.

Foto: JLux Label
COM SOBREPOSIÇÕES
Esfriou? Agora é a hora de brincar com as proporções! Um casaco mais volumoso, por exemplo, cria um efeito super moderno e fashionista. Se tiver com receio de usar tudo muito largo, a dica é investir na composição monocromática que ajuda a dar aquela alongada. Lembre-se que, se optar por um look todo na mesma cor, fica ainda mais interessante apostar em texturas diferentes.

Foto: The Atlantic Pacific
ATENÇÃO AO SAPATO!
Algo que também pode ajudar muito nas escolhas e você precisa prestar atenção é o sapato! Seu uso mais comum é com sapatos de salto, mas quem disse que não dá pra usar com um sapato baixo? Se a barra estiver na altura certa, dá para usar com tênis e até mesmo rasteirinhas para um visual bem verão.

Foto: Cult Gaia
Mas se a ideia é usar a peça com uma bota, talvez seja interessante optar por uma calça pantacourt que, por ser mais curta, evidencia ainda mais o sapato

Foto: Style Caster
E você, como costuma usar a calça pantalona? Deixe nos comentários