Camisa branca: atemporal, pratica e muito elegante!
Já ouviu falar que você “precisa” de uma camisa branca para ontem? Tudo bem que é uma peça maravilhosa, versátil, que combina com muitos looks, é considerada coringa, às vezes descolada, outras para eventos formais… Mas por que essa fama toda? A camisa branca é a queridinha de muita gente e realmente todos esses atributos são reais. Não é por acaso que a Auranuda tem a Twiggy (essa da foto abaixo) como uma das suas peças preferidas.
O que acontece é que existem muitos argumentos interessantes e inspirações que nos dão uma pista do motivo de tanta gente falar sobre ela. Esse post é para isso, para te ajudar a entender sobre essa peça histórica e ainda dar dicas de como usar. A proposta não é reforçar aquela “obrigação” de ter uma, mas sim entender como ela pode ajudar você a ter um armário mais prático e elegante, ao mesmo tempo!
HISTÓRIA
Mas, antes vamos saber um pouco da história da camisa branca? Tudo começou lá no Egito, quando era chamada de Túnica Manicata, uma peça reta com abertura apenas na cabeça claro, corte para os braços. Utilizada sempre como uma “roupa de baixo”, para sobrepor a pele acima do decote.
Depois, a partir de 1880 começou a ser usada “à mostra”, por mulheres em cargos de governança, datilografia e por balconistas – ainda ficava por baixo, mas um pouco mais aparente. Durante o século XX passou por várias fases, sendo muito difundida no cinema (na foto acima a atriz Katharine Hepburn, uma das maiores influências da sétima arte). Portanto, passou pelo estilo colegial até o mais elegante, sexy e despojado quando nos aproximávamos dos anos 2000. Hoje não tem mais tanta regra: é camisa branca para todos os estilos, tecidos e ocasiões. Tem gente usando em barzinho com as amigas, reunião do trabalho e eventos que pedem roupas mais elegantes também.
POR QUE É TÃO INDICADA?
O primeiro ponto é sobre nossa criatividade. Ou seja, ter uma sempre por perto é ótimo para dias em que não sabemos exatamente qual look colocar – dias mais cansados, corridos e menos criativos, sabe? Ela quase sempre deixará tudo mais fácil e elegante. Mas, para que o look fique realmente com personalidade.
Outro ponto é a versatilidade no uso da peça. É possível deixar os botões mais abertos, mangas encurtadas, por dentro da calça ou solta, com botões diferentes, com calça, com blazer, para dias quentes, dias frios… É como se fosse uma peça meio camaleão, que se adapta de acordo com seu gosto, necessidade e estilo.
E é por essa grande possibilidade de uso que se tornou tão famosa. Era uma peça usada como base para praticamente qualquer composição. Ou seja: dá certo com praticamente tudo! É aquele misto de peça “básica” mas que traz toda elegância, sabe?
ALGUMAS INSPIRAÇÕES
CALÇA BRANCA
Um dos clássicos é combinar a camisa branca com uma calça também branca, formando aquele estilo monocromático all white. É um proposta que dá muito certo e traz unidade ao look. Além disso, a mesma proposta pode ser feita de várias formas: uma calça mais despojada, mais formal ou compondo bem com cintos.
ALFAIATARIA
As calças com técnicas de alfaiataria tem caimentos mais estruturados e dão um ar mais elegante à composição. O mais interessante é que ultimamente deixou de ser apenas uma peça para ocasiões formais e pode ser combinada com a camisa branca e jaquetas, tênis ou acessórios que deixam a proposta mais descolada.
JEANS CLARO
O jeans claro faz o papel de criar outras camadas para o look. Como também tem a “mesma tonalidade” da camisa dá mais textura e cria uma sobreposição de tons. Geralmente é usado em momentos mais descontraídos mesmo (jeans claro tem essa pegada) e faz um equilíbrio bom em camisas com tecidos mais “chiques”.
JEANS ESCURO
O jeans escuro, por outro lado, tem uma proposta um tanto mais arrumada quando for um jeans menos lavado. Mas, se tiver um pegada destroyed ou compor com jaqueta, pochete e acessórios pode dar outra cara – ou seja, é bastante versátil.
MINI SAIA
É uma combinação que dá super certo, principalmente em dias mais quentes, mas caso esteja frio nada que uma meia calça não resolva. E não precisa ser a clássica jeans, pode ser uma xadrez como a da foto. Fica tudo, não?
SAIA LONGA
Ou, pode esticar um pouco esse tecido e usar logo um saia longa! Fica uma pegada mais “fofa”, já que a saia acintura e cria esse ar mais romântico. As saias plissadas são as que mais aparecem, dão mais textura e volume para o look.
SHORT
E se tem algo que tem dado certo também, principalmente quando quer criar uma composição mais descontraída, é usar um shorts com a camisa branca de manga comprida mesmo. Dá para remangar ou deixar até o punho. Funciona dos dois jeitos!
BOTÕES ABERTOS
E agora falando da parte de cima, tem muitas opções além de simplesmente colocar a camisa. Uma delas, bastante ousada e certeira, é deixar alguns botões abertos para mostrar o que tiver por baixo. Pode ser um sutiã maravilhoso ou nada mesmo (dá uma olhada na dica da pochete), qualquer uma das opções é perfeita!
“SEM NADA”
Ou ainda, dá para colocar um short bem curtinho e usar como se um vestido, tipo um camisão. Algumas propostas incrementam com cintos, mas deixar solta igual na foto é bem interessante também!
POCHETE
Também, é possível colocar uma pochete por cima, num estilo bem urban, sabe? E também, depende de qual acessório escolher para fazer essa composição: sapatos ou tênis deixaram com uma pegada bem diferente.
AMARRAÇÕES
E para quem quer ainda fazer mais do que a própria camisa branca já dá, que tal testar algumas amarrações? Existem muitas formas, algumas até um tanto complexas e exageradas, mas essas duas das fotos são bem simples e dão conta de trazer um novo ar para a peça.
TOTALMENTE SOLTA
Ou ainda, já parou para pensar que não precisa fazer nada que a camisa branca dá conta de ser maravilhosa? É só colocar, deixá-la totalmente solta e ficará simplesmente perfeita – acessórios fazem toda a diferença, invista neles.
***
Qual dessas ideias mais combina com você? Deixe nos comentários 🙂