Casa de Criadores – Outono inverno 2016
O mundo da moda sempre me fascinou – não é à toa que sou formada em moda. Pela primeira vez tive a oportunidade de assistir alguns desfiles da Casa de Criadores, em São Paulo. Quando estava na graduação, cuidava do SPFW e, como os eventos são bem próximos, nunca tinha tempo de passar por lá.
Foto – FFW
O evento aconteceu no Campo de Marte entre os dias 13 e 16 de outubro. A infraestrutura é incrível, assim como algumas das peças que foram desfiladas! O evento é um “esquenta” para o São Paulo Fashion Week e revela vários nomes da moda brasileira – para vocês terem uma ideia, o Ronaldo Fraga ficou conhecido nesse evento. Nessa edição aconteceram alguns desfiles bem bacanas, como o Emicida com uma coleção cápsula com a West Coast. Fui conferir os desfiles do último dia, sexta passada.
Fotos – Chic
A marca que mais me chamou a atenção foi, de longe, a Också. A coleção segue o padrão da marca em todas as outras coleções: peças atemporais, unissex e no estilo slow fashion (um tema para duas coleções anuais). A Också quer dizer “também”, “igualmente” em sueco. Os designers gaúchos (Deise Witz e Igor Bastos) são fãs da estética escandinava. Eles ganharam o prêmio Rio Moda Hype em 2013 e já apresentam suas coleções da Casa de Criadores há 2 temporadas. As peças são super usáveis (deu vontade de pegar várias e trazer para casa), atemporais e muito bem acabadas. Os looks são quase todos em camadas – que eu amo!
Fotos – Chic (1 e 3 – Fernando Cozendey / 2 – Felipe Fanaia)
Os desfiles de Felipe Fanaia e Fernando Cozendey também foram muito bons. As peças tem uma pegada mais conceitual, nada muito comercial. O estilo, em si, é bem divertido e impactante. Obviamente o visual exagerado prevalece, mas são ótimas para desfiles. Talvez falte uma pegada mais Moschino por Jeremy Scott, que mistura conceito, peças fun e produtos mais comerciais.
Essa foi uma oportunidade incrível de descobrir novos talentos e marcas que podem se tornar grandes – e olha que é logo logo.