Cinto: um acessório incrível para todos os corpos
Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando se fala em acessórios? Brinco, colares e bolsas? Esses também são, mas o fato é que cintos são tão importantes quanto. O look pode ser bastante simples, calça e camiseta, por exemplo. Colocou um cinto e pronto, já elevou sua composição para outro lugar.
A história desses queridinhos começou há muito tempo, há pelo menos 3.000 a. C. Mas, os registros e usos na moda são mais recentes, no século 19. Primeiro, serviu como parte dos uniformes militares, tanto para segurar ferramentas quanto para elevar o tronco e deixar ombros e peitos maiores – aquele ar imponente, sabe? Depois, no século seguinte foi descendo, ficou na altura do quadril e até um pouco abaixo. Para as mulheres surgiu para definir a silhueta e foram sendo modificados, ficando mais largos, com fivelas decorativas.
AS “REGRAS”
Ao longo dos últimos 100 anos passou por modificações tanto no material do qual era feito como na forma de utilização. Isso foi gerando aquelas “regras”, sabe? De que mulheres mais baixas devem usar os mais finos, de que cintos acima do quadril aumentaria muito os seios e tantas outras. No entanto, a real é que agora tudo isso cai por terra: os efeitos de imposição, elevação do tronco, “corte do corpo” ainda existem, mas passam longe de ser um impedindo para quem quiser usar como quiser, ok? Os estilos se misturam e o “tipo do corpo” não é mais o que define qual cinto usar 😉
Por isso, separamos algumas opções de uso dos cintos, que estão muito mais relacionadas a composição, outras peças e cores do restante das roupas também. Aproveite e arrasa ?
CALÇA + CAMISA
Um clássico, que dá todo um charme no look, é usar a combinação básica de calça e camisa (pode ser mais social ou mais despojado) e colocar um cinto. E ainda, se quiser seguir na ideia ainda mais certeira: coloca uma camisa branca, calça jeans preta e cinto todo preto igual esse da Auranuda que está na foto. Fica tudo, não? (clique aqui para saber mais)
CALÇA + T-SHIRT
E outra, tão aclamada quanto a primeira, é fazer aquele look tranquilo e descolado de jeans + t-shirt. É quase “essencial” colocar um cinto para dar um “up”. Ultimamente tem ficado muito comum ver essas combinações com aquelas calças retrôs, muitas vezes de brechó, sabe?
COM MACACÃO
Ainda, dá super para usar o cinto por cima de uma peça única, seja ou para acinturar melhor ou simplesmente causar uma mudança visual. Nesse caso da foto ambos têm a mesma cor e não existe aquele corte, deixando a proposta da peça única ser uma só se manter.
NA PRAIA
E o mesmo vale para quando essa peça única for curtinha, como essa saída de praia da foto. Aqui como a proposta é ser algo mais leve, solto, bem praia mesmo, um cinto bem fininho combina melhor, para não carregar tanto.
COM SAIA LONGA
E se tornou quase parte da saia colocar um cinto largo junto com ela, né? O que acontece é que fica muito melhor quando colocada ela acima do quadril e o cinto, além de segurar, ajuda nesse efeito de imposição do look – equilibra esse ar “romântico” da saia. Quando da mesma cor, criam essa sensação de unidade, quando de uma de destaque fará essa divisão entre as duas partes – cuidado para não exagerar nas cores, ok?
COM BLAZER
Outra opção bastante vista em streets styles de desfiles é o uso do blazer (ou até um sobretudo) com cinto por cima. O legal é que a peça, que é bastante coringa, pode ser usada de várias formas e com o cinto traz esse acinturamento muito bonito 🙂
COM VESTIDO
A mesma lógica acontece com o vestido. Tem sido escolhas de marcas fazer cortes mais retos e deixar a escolha de quem vai usar colocar um cinto ou não. E claro, variar ele, suas cores, formatos e tamanhos mudará completamente a proposta. Nesse caso da foto, o vestido Louise da Auranuda (clique aqui para saber mais) o corte é acinturado mas nem tanto, o cinto ajuda nessa ideia e cria mais volume ?
ALL WHITE
E tem vezes que quase não dá para ver o cinto, né? Mas imagina se esse look da foto não tivesse um, ia ficar um pouco sem graça. Então, quando da mesma cor, e principalmente quando for branco, para tirar aquele ar de “hospital”, os acessórios fazem toda a diferença. O cinto continua dando unidade para essas peças, não se destaca, mas cria uma percepção mais elegante e glamourosa.
ALL BLACK
Quando a proposta for toda preta, o cinto pode vir de duas formas principais: para dar mais elegância ao look ou compor aquela proposta mais rocker, sabe? Fivelas grossas e detalhes criam essa percepção um tanto “motociclista“.
CINTO COMO DESTAQUE
O contrário também é interessante. Quando se tem um look monocromático, quebrar com um de outra cor dá destaque à peça e divide o corpo ao meio. Ótima opção para quando quiser criar um look mais descolado como esse da foto.
LOOKS TERROSOS
E não podemos esquecer que os cintos, principalmente mais grossos e com fivelas chamativas, remetem a essa vibe mais guerreira. Portanto, assim como no monocromatico all black, em propostas terrosas combina muito bem, principalmente se o cinto também for marrom!
***
E você, como prefere usar um cinto? Deixe nos comentários.