Josephine Baker: uma mulher multiartista que nos inspira até hoje
Josephine Baker foi uma grande mulher! Sua trajetória, desde a infância, foi cheia de dificuldades e desafios, tanto por sua condição financeira quanto pelo preconceito que sempre sofreu por ser uma mulher negra. O fato é que todas essas pedras no caminho a deixaram uma mulher cada vez mais forte e inspiradora.
E outro ponto interessante é que a gente consegue sentir ao ver fotos e vídeos o quanto ela fez questão de levar uma vida nem um pouco chata, sabe? Sua dança, suas expressões e tudo que ela escolheu e conseguiu viver mostram o quanto a vida vale a pena de ser vivida mesmo.
Ela, não por acaso, dá nome para o Blazer Baker e o Short Saia Baker da Auranuda, duas peças que tem o poder de deixar sua vida ainda mais interessante, como a de Josephine Baker.
DANÇARINA
Sua dança não era como qualquer outra! Ela fazia questão de quebrar todas as expectativas e trazer muita personalidade para os movimentos. Alguns diziam ser engraçada, animalesca… Prefiro dizer que era uma dançarina muito autêntica!
ATRIZ
Seus trabalhos como atriz não foram seus principais, mas também marcaram muito a história! Quase todos eles reuniam atuação, dança e expressões corporais bem características de Baker!
CANTORA
Você quer uma música em francês, inglês ou português? Sim, Josephine Baker também nos deu a honra em cantar algumas na nossa língua! Mas, a maioria delas e que mais marcaram sua carreira foram as em Francês.
ATIVISTA
Josephine caminhou ao lado de Martin Luther King, assinou manifestos e, quando os alemães invadiram Paris, durante a ascensão do nazismo, atuou como espiã da Resistência.
MÃE
Pasmem, mas ela adotou 12 filhos! E todos eles de etnias diferentes. Esse é um dos motivos de termos tantas informações sobre ela ainda hoje, por alguns deles darem entrevistas e contarem sobre a mãe.
ELA E FRIDA KAHLO
Há alguns rumores de que Baker e Frida Kahlo tenham tido um caso amoroso. Se é verdade não sabemos, nenhuma das biografias das duas revela isso, mas, temos uma foto e uma cena no filme Frida (que tem muitos traços de ficção).
BRASIL
Sim, Josephine Baker esteve 4 vezes no Brasil, em uma delas foi considerada a artista mais bem pega a se apresentar em Pernambuco!
Foto: diariodepernambuco***
Gostou desse post? Acesse o site da Auranuda para conhecer o Blazer e Short Saia Baker e outras peças clicando aqui.